Half-Life 2 impressiona até mesmo os jogadores mais exigentes com suas inovações espetaculares e seu enredo cativante.

Em 98, quando Half-Life saiu, foi considerado o melhor jogo de tiro em primeira pessoa (FPS) produzido até então. Foi o primeiro a apresentar sua história sem cortes, totalmente em tempo real. Após milhões de cópias vendidas, mais de 50 premiações ganhas e 6 anos de espera (5 deles dedicados à produção do jogo), é lançado Half-Life 2, um dos jogos mais aclamados de todos os tempos.

Os gráficos de Half-Life 2 são impressionantes, assim como a sua física, os sons de alta qualidade e a jogabilidade clássica e impecável. O jogo utiliza a Source Engine, uma modificação da engine de física Havok, o que faz a jogabilidade ser extraordinária. A história é 100% em tempo real, assim como na primeira versão do jogo, o que faz com que o jogador se sinta o próprio Gordon — protagonista da trama.

Incidente em Black Mesa

Após conter a invasão de Black Mesa pelos alienígenas de Xen, Dr Gordon Freeman foi obrigado a escolher entre morrer ou trabalhar para G Man — apesar da escolha de Gordon não ter sido clara, presume-se que ele escolheu a segunda opção, pois ele é colocado em um estado de hiper-sono e é acordado em HL2 por ninguém mais do que o próprio G Man.

Gordon acorda então em um trem que se dirige à cidade 17. Ao chegar, ele se depara com uma situação bem diferente da qual estava acostumado — a terra está infestada por alienígenas, os recursos naturais da terra estão praticamente esgotados e as pessoas estão escravizadas e proibidas de procriar. A repressão impera e a mídia é completamente manipulada a favor de Wallace Breen, o atual governador.

Freeman se dá conta então de que o pior havia acontecido: a Combine tomou conta da terra enquanto ele dormia e agora, em sua pele, você deve combater este mal que ameaça a humanidade.

Novos inimigos e velhos aliados

Em sua jornada, Gordon enfrenta, na maior parte do tempo, as forças da Combine, que consistem em soldados humanos, máquinas biomecânicas, armas biológicas e robóticas. Entretanto Freeman encontra também inimigos da primeira versão de Half-Life, como Headcrabs, Barnacles e zumbis possúidos por Headcrabs.

Gordon tem, contudo, à sua disposição aliados poderosos como os humanos membros da resistência e os Vortigaunts, alienígenas que eram seus inimigos anteriormente, mas se livraram da dominação de Nihilanth e agora são aliados. Apesar de serem seus inimigos no começo do jogo, os Antlions — espécie nova no Half-Life — acabam por ser uma importante força de apoio.

Além destes aliados, você tem a ajuda de personagens mais significantes, que também participam da trama, como Alyx Vance, Barney Calhoun e Dog — o robô de estimação de Alyx.

A Ameaça Combine

Combine é uma poderosa espécie alienígena que sobrevive da pilhagem de mundos paralelos. Eles subjugam as espécies dominadas através de implantes biotecnológicos, lavagens cerebrais, e uma forte repressão. Outro artifício utilizado é a manipulação das lideranças locais, resultando em uma estrutura quase inalterável de poder. Qualquer tentativa de revolta é cominada com penas violentamente terríveis.

Eles invadiram a Terra em apenas sete horas utilizando seu formidável aparato tecnológico, não permitindo que as forças de defesa humanas esboçassem a menor resistência. Logo após a invasão, eles dominaram os humanos e começaram a drenar todos os recursos do planeta, criando enormes desertos que cercam as cidades.

As táticas de combate foram aperfeiçoadas

Um dos pontos mais interessantes do jogo é a inteligência artificial, que desempenha um papel importante no modo como o jogador deve agir e no quão realistas as coisas são. Todos os personagens possuem uma inteligência diferente, sendo eles aliados ou inimigos.

Inimigos como os zumbis ou os head crabs são lentos e não planejam muito para atacar, no entanto, os Soldados Combine são desafiadoramente inteligentes, pois eles atacam em grupos, flanqueiam o alvo, se protegem do fogo inimigo, recuam, chamam reforços e usam táticas e equipamentos de acordo com o momento.

Outro detalhe importante é que os Soldados Combine lutam contra os alienígenas de Xen e vice versa, o que melhora ainda mais a qualidade do Half-Life 2.

O Melhor Equipamento contra invasões alienígenas

Para combater a Combine, Freeman precisa estar preparado. Para isso, Dr Kleiner o presenteia com o HEV Suit, uma roupa para melhorar sua performance em batalha. Ela lhe dá habilidades como proteção contra tiros, maior velocidade na corrida e maior capacidade de respiração debaixo d'água.

Em HL2 pode-se segurar objetos — como latas de refrigerante ou caixas — e arremessá-los, empilha-los ou simplesmente levá-los para outro lugar. Há assim uma nova opção para a resolução de problemas básicos que basicamente todos os jogos do gênero apresentam: a possibilidade de alcançar lugares inacessíveis. Basta procurar caixas ou objetos parecidos e empilhá-los de forma que o permita escalá-los, permitindo-lhe alcançar lugares mais altos que o seu pulo.

Porém a maior novidade do jogo é a arma de gravidade que, além de otimizar essa possibilidade, permite, por exemplo, que o jogador pegue itens de vida ou munição em lugares de difícil acesso, ou traga objetos de longe, como barris ou caixas, para ajudá-lo a tomar cobertura durante uma troca de tiros com os oficiais da Combine. No decorrer da trama, seu poder é acentuado, possibilitando controlar inclusive inimigos à distância.

Outro recurso de Gordon nessa versão de HL são os veículos. É conferida ao jogador a tarefa de pilotar dois veículos durante o jogo: um bugie de areia armado com um canhão Tau igual ao do primeiro Half-Life e um barco movido a hélice, que inicialmente não possui armas, mas posteriormente é acoplada à sua estrutura uma arma roubada de um helicóptero Combine.

O Velho Pé de Cabra está de volta

Assim como na versão anterior de HL, Gordon começa sua aventura portando apenas um pé de cabra, que é usado principalmente para destruir obstáculos ao longo do caminho, como caixas ou pedaços de madeira, podendo também ser usado como arma.

Entre as outras armas estão: Zero-Point Energy Field Manipulator (a famosa arma de gravidade), pistola 9mm, .357 Magnum, Submachine Gun, Overwatch Standard Issue Pulse Rifle, Shotgun, Crossbow, Rocket-Propelled Grenade Launcher, Antlion Pheropod (Bugabait) e M83 Fragmentation Grenade.

Revolução Gráfica no mundo dos games

Half-Life 2 revelou uma nova dimensão, em que os efeitos visuais realistas fazem diferença na diversão proporcionada pelos jogos. Com todas as novas tecnologias de melhoramento gráfico e simulação da física, o jogador passou a imergir em mundo cheio de detalhes e cenários deslumbrantes com uma interatividade nunca antes vista.

Tudo isso foi proporcionado pela Source Engine, que utiliza tecnologias usadas pela Pixar para a criação de animações como Toy Story e Monstros S.A. Gráficos de última geração normalmente requerem hardware da mesma qualidade, o que não acontece com HL2, pois o jogo foi desenvolvido para consumir a menor quantidade possível de recursos do sistema.

Source Engine, realismo inacreditável

Source Engine, a “mecânica” desenvolvida pela Valve para possibilitar todos os efeitos incríveis vistos no jogo, impressionou até mesmo os críticos mais exigentes ao elevar a qualidade do gênero para um nível nunca antes visto.

As mudanças vão desde os gráficos realistas e de alta qualidade até a maravilhosa física, que possibilitou uma interação surpreendente com praticamente todos os objetos do ambiente e uma proximidade do movimento dos corpos com a realidade.

Como se a física revolucionária não fosse o suficiente, a Valve também inovou ao implementar novos filtros gráficos como o HDR (High Dynamic Range Rendering), que proporciona mais realismo nos efeitos de luz e sombra, e o Shader Model 3.0 que torna modelos 3D não renderizados parecidos com os vistos em animações pré-renderizadas.

95 pc
Excelente