Mais uma missão de Master Chief cumprida!

A série de ficção científica e tiro em primeira pessoa Halo foi uma das principais responsáveis pela popularização do primeiro console da Microsoft, o Xbox. O primeiro game da série, Halo: Evolved Wars, foi lançado simultaneamente com o console e considerado um dos melhors jogos da plataforma, vendendo cerca de cinco milhões de cópias no mundo inteiro.

Seu sucessor, Halo 2, segurou a série no topo, continuando o enredo de seu predecessor e melhorando os aspectos técnicos. O título ficou marcado por consolidar o ótimo multiplayer online da série, contando com o suporte da recém estabelecida Xbox Live. O título ocupou o trono de game mais popular na rede durante dois anos, sendo desbancado apenas pelo magnífico Gears of War, outra obra prima da Microsoft, desta vez já no Xbox 360.

Mas agora, com o lançamento da terceira seqüência da série mais popular da Microsoft, o posto de título mais jogado na Xbox Live promete ficar em jogo. Halo 3 não somente prossegue com a história da série, em um enredo bem estruturado e narrado, como apresenta um multiplayer ainda mais eficiente e divertido que o de seus antecessores — fórmula certamente reconhecida pelos jogadores antes mesmo do lançamento do game, pois Halo 3 quebrou os recordes de pré-vendas de toda a história. Mas ainda tem mais: a edição nacional do game foi completamente dublada para a língua portuguesa, ajudandos os jogadores menos íntimos com o idioma original da série, o inglês, a entenderem principalmente o que se passa durante o modo campanha.

Uma luta pela sobrevivência

Assim como nos outros títulos da série, você assume o papel de Master Chief, um super-soldado humano dotado de uma armadura poderosa e habilidades incríveis com armas de fogo. Passando-se em um futuro muito distante, Halo 3 conta a continuação dos eventos de Halo: Uprising (quadrinhos da série, lançados pela Marvel, cujo enredo se passa após os eventos de Halo 2).

Você assume novamente o papel do super-soldado Master Chief. O protagonista está de volta à Terra e desta vez deve enfrentar uma aliança alienígena liderada pelo Profeta da Verdade, que encontrou um enorme artefato capaz de criar um portal para realizar uma viagem muito veloz pelo espaço. A história do game gira em torno deste artefato e da luta de Chief e seus companheiros para deter as forças alienígenas do mau.

O enredo é apresentado de forma cinematográfica, característica acentuada pelas dublagens em português. A modalidade campanha de Halo 3 acaba se assemelhando muito com uma grande produção cinematográfica, pois a forma como os diálogos foram construídos e o glossário utilizado para dublá-lo soam como os filmes de ação dublados que já conhecemos. Além disso, as CGs e cutscenes apresentam ângulos de câmera e cortes bastante característicos do cinema.

A lei do gatilho


Halo 3 segue a mesma fórmula de seus antecessores, contando com uma ação rápida e que preza menos pela tática e mais pela abordagem ofensiva, ou seja, o mais rápido no gatilho quase sempre terá vantagem. Diferente de jogos como Gears of War, o título permite, por exemplo, que o jogador enfrente uma horda de inimigos e só tome cobertura na hora de recuperar a energia.

Seguindo as tendências dos jogos atuais de tiro em primeira pessoa, Halo 3 apresenta um sistema de energia diferente dos padrões originais no gênero. Ao ser atingido, a energia de Master Chief é reduzida, no entanto, se o jogador evitar danos durante determinado tempo, a barra de vida se recupera.

Master Chief tem uma artilharia de peso à sua disposição.Os inimigos consistem em alíenígenas dos mais diversos tamanhos, alguns deles armados até os dentes, outros praticamente indefesos. No geral, apertar fundo o gatilho é a  melhor estratégia, entretanto, alguns inimigos necessitam de táticas especiais. Há, por exemplo, alienígenas que portam um escudo de energia intranspassável, ou seja, é preciso atingí-lo por trás para derrotá-lo.

Felizmente, a artilharia de Master Chief é de peso e a variedade de armas, muito boa. Você pode carregar até duas armas e algumas granadas, além de um artefato especial que pode ser usado em combate, como um escudo de energia ou uma mina terrestre. As armas vão de pistolas de plasma à lança-foguetes, passando por metralhadoras, escopetas, rifles de precisão, automáticos e de plasma e até um lançador de raio laser.

Com tamanha variedade de armas, os desenvolvedores se obrigaram a arrumar uma forma de evitar o favoritismo e o uso exagerado de determinado equipamento. A resposta foi simples: a munição é escassa (não realmente escassa, mas sim para os padrões de Halo 3), e as armas em campo de batalha, abundantes, ou seja, você freqüentemente será forçado suas armas sem munição por uma outra.

Outro recurso bastante útil quando a munição acaba — especialmente quando é preciso recarregar a arma — é a coronhada, que é muito eficiente, e muitas vezes, fatal. Quando um inimigo se aproxima, basta apertar o botão B para desferir um golpe de contato violento e acabar com seus inimigos.

Mas nem só de fogo cruzado é feito Halo 3. Em determinados momentos — tanto no modo campanha quanto no multiplayer
Em determinados momentos, você terá a chance também de pilotar veículos. — você terá a chance de pilotar veículos como jipes ou quadriciclos. Quando o jogador toma o controle de um veículo, a perspectiva muda para a terceira pessoa e os controles mudam.

Enquanto o analógico direito é responsável pela aceleração, ré e frenagem do veículo, o analógico direito é usado para a direção. Enquanto o jogador não se acostuma com estas mecânicas, é muito provável que acidentes aconteçam — capotar o veículo, portanto, é algo comum em Halo 3; felizmente é possível desvirar o veículo e utilizá-lo novamente.

Como Master Chief não tem tempo para dar apenas uma voltinha, junta o útil ao agradável: enquanto Chief dirige, outro soldado pode subir no veículo e atirar contra os inimigos encontrados durante o percurso. Determinados automóveis possuem sua própria arma, como o jipe, por exemplo, que tem uma metralhadora em sua traseira. Os veículos podem ser utilizados também em partidas multiplayer em determinados mapas.

Batalhas globais


O multiplayer é sólido e divertido.É difícil dizer qual modalidade é a mais divertida em Halo 3, o modo campanha ou o multiplayer. A Bungie trabalhou duro em um sistema de partidas pela rede baseadas na experiência (que aqui gera também graduação) dos jogadores, evitando assim partidas injustas nas quais os veteranos massacram os iniciantes sem dó.

Tudo é feito através de uma interface muito fácil; o trabalho fica todo por conta do sistema do jogo, ou seja, não é necessário nem mesmo escolher em qual sala jogar. O interessante é que tudo acaba sendo organizado de maneira bastante adequada, desde a escolha dos mapas, até o número e nível de experiência dos jogadores.

As modalidades de multiplayer vão do clássico e devastador deathmatch (conhecido como “Assassino” na versão nacional) até partidas cujo objetivo é capturar territórios adversários, no maior estilo Battlefield. Jogar online é uma experiência bastante diferente do modo campanha e que soma significativamente pontos à diversão, fazendo do pacote ainda mais completo.

A arte da guerra

A fórmula dinâmica e recheada de ação de Halo 3 só foi alcançada com sucesso graças aos controles fáceis e de resposta rápida que apresenta. É tudo muito fácil e intuitivo; logo de cara é possível situar-se e mergulhar de cabeça nos combates do modo campanha.

Enquanto os gatilhos esquerdo e direito servem para lançar granadas e atirar, respectivamente (é possível também carregar duas armas simultaneamente, mas neste caso o gatilho esquerdo é utilizado para disparar com a segunda arma), o LB alterna entre as granadas e o RB recarrega a arma. O botão A é utilizado para pular (quase qualquer obstáculo pode ser ultrapassado com o gigantesco salto que Master Chief é capaz de executar), enquanto o B realiza o golpe de contato — dois comandos fundamentais em determinadas situações de combate.

É importante ficar atento quanto à munição em Halo 3, pois, principalmente no modo multiplayer, não raramente ela acaba antes do inimigo ser derrotado. Para evitar ser baleado enquanto carrega, o jogador mais astuto deve estar sempre pronto para apertar o botão Y e trocar rapidamente de arma.

O futuro é agora

Halo 3 apresenta um conceito artístico bastante distindo e único, apresentando uma visão futurista de um planeta ainda intacto, mas prestes a ser destruído. Isso se reflete em cenários com cores vivas, paisagens repletas de natureza, tudo isso misturado a robôs, armaduras e uma arquitetura extremamente complexa, recheada de inovações tecnológicas — os personagens até brincam em determinado momento do jogo, afirmando que determinada porta automática é tecnologia do passado.

Os efeitos de luz agem de forma muito
Os efeitos de luz foram implantados com maestria. interessante sobre os mais diversos elementos do cenário e as armaduras metálicas de seus aliados e inimigos reflete a luz do sol de maneira bastante interessante. Vale destacar o próprio Master Chief, cuja incrível modelagem é realçada pelos efeitos de luz magníficos que o jogo é capaz de produzir.

Todo o conceito de ficção científica foi aplicado com maestria e tem uma aparência bastante interessante e única, graças às belas texturas e efeitos como o HDR (high dynamic range) e a profundidade de campo.

Estouros por todos os lados

A trilha sonora de Halo 3 mistura composições antigas da série a outras novas, o que acaba fazendo-a soar cansativa e reciclada. Os efeitos sonoros, por sua vez, são bastante realistas, principalmente o barulho dos tiros, que foram gravados à partir de sons de armas reais.

Mas o aspecto que mais chama atenção quando o assunto é som em Halo 3 são as dublagens, feitas por atores nacionais. Diferente da maioria das dublagens para o português em games, no geral, as vozes em Halo 3 foram dubladas adequadamente, passando, na maior parte das vezes, a verdadeira emoção do jogo.

É claro que é muito estranho ouvir vozes em português dublando um jogo como Halo 3, no entanto, as dublagens soam bastante naturais no decorrer do jogo, principalmente durante as animações intercaladas entre os momentos de ação do game. Algumas frases em específico, no entanto, definitivamente soam estranhas, como quando você acaba com um alienígena e ouve outro choramingar “ah, você matou meu amigo”.

Missão cumprida

Halo 3 era um dos jogos mais esperados do ano para o Xbox 360 e, frente aos lançamentos de peso deste ano, como Bioshock e Assassin's Creed, isso envolve uma responsabilidade muito grande. Embora as outras versões da série não tenham decepcionado, pouco antes do lançamento do título, muitos jogadores seguraram a respiração e suaram frio esperando pelo resultado final.

Aqueles que ainda não o fizeram, podem ficar aliviados. Halo 3 cumpre tudo o que promete (ou boa parte), apresentando uma jogabilidade rápida e eficaz, um enredo muito bom e gráficos e efeitos sonoros muito bons. Além disso, a modalidade multiplayer veio com tudo levar o game ao posto de jogo mais popular na Xbox Live; e as chances de isso acontecer são muito grandes. Somando um modo campanha bem estruturado a um multiplayer sólido, Halo 3 oferece um pacote completo com boas horas de diversão garantidas.
Compre com o menor preço:
94 xbox-360
Excelente