Imagem de Halo: Reach
Imagem de Halo: Reach

Halo: Reach

Nota do Voxel
90

Será que a Bungie conseguiu alcançar o ápice da série?

A franquia Halo é, sem sombra de dúvidas, a série mais importante para a Microsoft quando o assunto é video game. O motivo? O título simplesmente levantou a moral do console da companhia, o saudoso Xbox. Com vendas estelares, a MS notou que tinha em mãos não apenas um jogo, mas uma das obras mais importantes da história do entretenimento eletrônico.

Com isso, a exploração da propriedade intelectual era inevitável. Halo ganhou uma sequência, quadrinhos, figuras de ação e muitos outros elementos relacionados a Master Chief, personagem principal do game, e sua companhia. Com o lançamento do Xbox 360, fãs do mundo todo aguardavam ansiosamente pela chegada de um novo Halo. E, quando isso aconteceu, a situação não poderia ser diferente: Halo 3 quebrou recordes de vendas e foi um sucesso na crítica.

Img_normalA franquia estava consolidada. Tiroteios intensos em planetas desconhecidos, alienígenas tentando acabar com a raça humana e um multiplayer simplesmente excepcional. Essa é a fórmula de sucesso que fez com que Halo conquistasse o mundo todo.

Após quase dez anos desde o lançamento do primeiro título, a Bungie, responsável pela franquia, decide arrematar a franquia no Xbox 360 com um último jogo. Halo: Reach é o nome da fera que, como sempre, causou muita especulação na comunidade gamer. Sendo a última aposta da desenvolvedora, o alvoroço foi ainda maior, e Reach se tornou a grande promessa do Xbox 360 para 2010.

Finalmente, o TecMundo Games foi conferir de perto a aventura final que, curiosamente, dispensa a maior estrela da série: Master Chief. E o que pudemos concluir? Halo Reach é sim um prato cheio para os fãs, trazendo muitas melhorias à fórmula já consolidada. Quem não simpatiza com a série, entretanto, não deve inserir Reach em seu Xbox 360 esperando por mudanças radicais. É como dizem por aí: em time que está ganhando não se mexe.

Antes de qualquer coisa, vale ressaltar que Reach retrata os momentos que precedem o primeiro game da série. Mais precisamente, os jogadores conferem a história do Noble Team e suas ações no planeta Reach. No jogo, seu personagem, conhecido apenas como 06, acaba de ingressar no esquadrão e tem como primeira missão investigar uma área rural. Chegando lá, descobre-se que a fonte dos problemas são os Covenant, raça alienígena que não gosta nem um pouco dos humanos. A partir daí, inicia-se uma guerra que muitos fãs já conhecem — e até sabem como vai acabar.

Em suma, a campanha de Reach conta com mais ênfase na narrativa, tornando-a mais atraente que as demais. Fora isso, a estrutura de jogo continua essencialmente a mesma, com as mesmas armas e os mesmos inimigos. Mas é claro que a campanha não é a única fonte de diversão neste game. O multiplayer retorna mais poderoso do que nunca, com aprimoramentos que rendem ainda mais adrenalina aos jogadores.

Reach não arrisca reinventar a roda, trazendo em sua fórmula clássica alguns aprimoramentos bacanas. Mesmo assim, a Bungie caprichou no título, e se você é fã da franquia, não deve deixar de conferir o jogo por nada neste mundo. Mais modos de game, uma campanha inédita e mais profunda e mais novidades. Em suma, mais Halo, o que é realmente bom.

Halo Reach é um excelente game para quem é fã da série — algo não muito raro. A Bungie simplesmente ajustou tudo o que deveria na clássica fórmula e acabou criando um pacote de qualidade, cheio de aprimoramentos e opções para quem realmente gosta da história deste universo. Não há nada inovador para o gênero, mas Reach alcança com sucesso seus objetivos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.