Seu Review foi enviado com sucesso.
Enquanto ele fica pendente de aprovação, dê sua nota para o jogo. Sua opinião é importante para a comunidade!
Avaliar este jogo
Voxel
Hearthstone: Heroes of Warcraft
COMUN.
95
VOXEL
Hearthstone: Heroes of Warcraft
Avaliar este jogo
Review
Avaliar este jogo

As tavernas de Azeroth ditam o destino final da estratégia e da diversão

Maximilian Rox

Nem sempre Azeroth é um mundo pacífico – o universo de Warcraft já presenciou as mais sedentas guerras e revelou os mais bravos heróis. Mas enquanto os brados de batalha não soam pelos continentes, as raças vivem e bebem tranquilamente nas tavernas, se divertindo com um misterioso e simples jogo. Nesse ambiente alvoroçado e povoado por gargalhadas e risadas nasceu Hearthstone: Heroes of Warcraft, o jogo de cartas gratuito da Blizzard.

Saindo das portas recheadas de suspiros etílicos e indo diretamente para as telas dos computadores e tablets, o game foi lançado há poucos dias depois de passar por um tempo em fase de testes pelos jogadores. E o que mais surpreende em Hearthstone é a fórmula extremamente simples e divertida sem se esquecer da profundidade já marcante em jogos de cartas como Magic.

A mecânica do jogo é intuitiva: cada jogador pode escolher entre nove heróis e montar um deck com 30 cartas, contendo lacaios e magias comuns ou exclusivos de cada classe. Na hora do embate, cada jogador terá uma quantia de mana para jogar suas cartas, a qual aumentará a cada novo turno. Seus monstros terão atributos de ataque e resistência para combater os lacaios adversários, vencendo quem conseguir tirar os 30 pontos de vida do outro herói.

Mas, para concluir o objetivo, você contará com várias magias e efeitos que poderão ajudar nesta tarefa. Em poucos minutos você já pode entender o funcionamento de cada um, identificando que um lacaio com “Grito de Guerra” aplica um efeito quando colocado em campo e que um monstro com “Provocar” deverá ser atacado pelos adversários.

Simplicidade e estratégia em uma só mesa

O ponto mais intrigante de Hearthstone é que seus efeitos são simples e diretos, mas mesmo assim o jogo apresenta uma estratégia que cresce cada vez que inicia uma nova partida. Depois de enfrentar os primeiros adversários, é provável que você já identifique as magias e as combinações mais comuns de determinadas classes, possibilitando que você reflita e construa um deck mais refinado para enfrentar novamente aquela classe.

Em seu modelo gratuito, Hearthstone possibilita a compra de pacotes com novas cartas para adicionar em seu deck. Estes pacotes, que contêm pelo menos uma carta rara, também podem ser adquiridos por ouro dentro do jogo, recebido após vencer três partidas ou concluir missões diárias. Ainda é possível “desintegrar” cartas que você não queira para ganhar “pó arcano” e criar outras cartas que você deseja.

Optar pelo caminho gratuito demorará mais para liberar as cartas e construir novas possibilidades de decks. Embora seja um processo mais lento, ele não prejudica a experiência, pois o próprio jogo evita que um novato enfrente oponentes recheados de cardas lendárias.

Uma arena para todos os guerreiros

Há três modos de jogos: casual, para uma partida sem a disputa de pontos em ranking; ranqueado, para embates valendo estrelas e posições cada vez mais altas de classificação; e arena, o divertido e aleatório modo de construção rápida de decks.

Para entrar na arena, será preciso pagar uma quantia de ouro (150 peças) ou investir com dinheiro real (R$ 4,50). Três heróis aleatórios serão disponibilizados, e você deverá escolher um deles para iniciar a construção do deck.

As 30 cartas serão escolhidas da mesma forma, possibilitando divertidas combinações antes não permitidas para os decks comuns. Três cartas lendárias iguais? Com muita sorte, isso é possível.

Os bônus da arena motivam a todos que desejam arriscar um pouco da sorte. Sua jornada pela arena será finalizada na terceira derrota, e o número de vitórias nesse tempo determinará a qualidade e a quantidade de suas recompensas. Cartas douradas, boosters, muito ouro e pó arcano aguardam os guerreiros que resistirem por mais tempo nos confrontos da arena.

Ambiente divertido e envolvente

Uma taverna não é nada silenciosa, e em Azeroth menos ainda. Copos batendo no balcão, gnomos soltando altas risadas e ogros gritando são o que você mais espera de um ambiente movimentado como esse – e em Hearthstone não é diferente.

Além das músicas de fundo calmas, todo o fictício cenário responde à sua partida. O ataque daquele lacaio com 15 pontos de ataque com certeza arrancará alguns gritos da plateia, e invocá-lo com certeza trará alguns suspiros de admiração.

O tabuleiro é recheado de animações, representando alguns dos locais mais conhecidos da história de Warcraft. É possível brincar com alguns elementos do cenário enquanto espera o turno do adversário, mantendo a atenção presa à partida enquanto um jogador pensa em sua jogada.

Falando ainda em animações, todas as cartas e os heróis apresentam efeitos únicos e diferenciados, combinando com o estilo polido do jogo. Nesse ponto também se destaca o trabalho de dublagem e tradução, que conseguiu formar uma sinergia casual com o ambiente – capaz até de tirar algumas risadas com a expressão “Eu manjo das magias!” quando o Mago de Dalaran entra em campo.

Uma partida rápida e equilibrada

Equilibrar um jogo não é algo fácil, principalmente quando ele envolve estratégias e até mesmo competições. Mas a Blizzard já está acostumada a estudar o ambiente competitivo em outros jogos, como Starcraft e Warcraft, e desde a fase Beta está aplicando mudanças que buscam tornar as partidas equilibradas.

Prova disso é a intensa preocupação com as estratégias e combinações muito abusivas, como os decks de magos voltados a muito dano com baixo custo de mana – e que foram recentemente enfraquecidos antes de o jogo ser lançado. Outros exemplos são os lacaios cujo custo-benefício é muito bom para os efeitos que apresentam, como Nat Pagle e a possibilidade de comprar cartas a cada novo turno sem que alguém consiga tirá-lo muito cedo do campo.

No entanto, estes pontos avançados não precisam ser levados tão a sério quando se está iniciando com o jogo. Hearthstone apresenta uma grande variedade de estratégias e combinações com cartas e magias exclusivas para cada classe, e identificar as que mais lhe agradam ou refletir sobre as mais fortes podem levar um tempo de experimentação.

Mas você não precisa passar por longas partidas para testar novas estratégias. Um confronto entre dois jogadores é rápido, normalmente durando entre 10 e 15 minutos. Essa rapidez facilita para que, mesmo em partidas táticas e refletidas, você possa ter uma jogatina ágil, leve e divertida.

Um ponto fraco, no entanto, são as poucas mecânicas de interação com os outros jogadores. É possível jogar e conversar por texto com os amigos, mas as partidas com eles não são válidas para as missões diárias ou sequer fornecem ouro para comprar novos pacotes.

Não é possível ver as partidas de outros jogadores ou mesmo trocar cartas com ele – uma característica interessante e divertida dos jogos de cartas físicas. Ou você não gostaria de zoar seu amigo por conta daquele erro que poderia ter dado a vitória para ele?

Um jogo temperado para todos

Jogos de cartas costumam assustar por serem complexos e cheios de regras, mas Hearthstone está longe disso. A Blizzard não precisou retirar a essência estratégica para transformar seu título em um dos mais simples e intuitivos do gênero. Ela sequer sacrificou a diversão para concluir esse objetivo, entregando um ambiente bonito, cativante e leve para as partidas.

Por conta dessas características, Hearthstone se destaca e oferece uma das experiências mais completas que um jogo gratuito pode oferecer, convidando você para uma nova partida sempre que uma outra é finalizada. Afinal, a taverna sempre convida para mais uma rodada de cervejas e risadas.

95 pc
Excelente
"Beirando a perfeição, Hearthstone abre as tavernas de Azeroth com a diversão e a simplicidade que todos os jogadores merecem em combates com cartas"

Pontos Positivos

  • Mecânica simples, mas que não inibe a estratégia
  • Ambiente divertido e envolvente
  • Dublagem e tradução excelentes

Pontos Negativos

  • Poucos modos de interação com outros jogadores