Imagem de Heavy Rain: The Taxidermist
Imagem de Heavy Rain: The Taxidermist

Heavy Rain: The Taxidermist

Nota do Voxel
86

Expansão traz atmosfera espetacular, mas dura pouco

Heavy Rain é mesmo um game espetacular. Desde seu anúncio, a indústria dos games entrou em estado de ansiedade, permanecendo até o dia do lançamento do título. E, quando a obra da Quantic Dream chegou ao PlayStation 3, certamente fomos recompensados. Uma aventura completamente intrigante, que mistura drama com momentos intensos e desesperadores. Para muitos, um filme interativo de primeira. Para outros, uma excelente experiência. Mas, ambos compartilham um pensamento: Heavy Rain é incrível.

É claro que muitos jogadores, mesmo após experimentar praticamente todas as inúmeras possibilidades do game, acabaram com um “gostinho de quero mais”. Dificilmente teremos uma sequência para o game, pelo menos é o que indica a própria desenvolvedora. Contudo, felizmente, a companhia prometeu lançar diversos episódios extras para o game, que devem tornar a história ainda mais marcante.

O TecMundo Games conferiu o mais recente DLC do game. Intitulado Heavy Rain Chronicles: The Taxidermist, este episódio, que inaugura a sessão extra do game, traz aproximadamente 30 minutos de jogatina pela modesta quantia de US$ 4,99 — também disponível gratuitamente com o uso de um cupom da edição especial. Mas, como estamos falando de Heavy Rain, você terá a chance de multiplicar a longevidade do título, graças aos cinco finais do episódio e às várias possibilidades.

The Taxidermist traz uma experiência extremamente atmosférica, que deixará qualquer jogador com o coração pulando pela boca. A estrela da vez é Madison Paige, a bela jornalista que também aparece na versão completa do game. Paige busca pistas para um assassino que vem assombrando as redondezas há um bom tempo: o Origami Killer. A personagem motorizada encontrou uma casa suspeita, na qual o morador cobre as janelas do andar superior com jornais. A partir daí, a coisa só esquenta — mesmo debaixo de muita chuva.

É importante ressaltar que a trama não possui nenhuma ligação com a história principal que suporta Heavy Rain. Independentemente do que acontecer na expansão, nada se alterará na campanha original. Além disso, não há qualquer preenchimento nos furos do roteiro ou novas informações sobre determinados personagens. Ou seja, um DLC isolado — que havia sido planejado como a versão demonstrativa do game.

No momento em que Paige chega ao local, o jogador assume controle da protagonista. Basicamente, se você já jogou Heavy Rain então não deverá ter problemas com isso. Contudo, os novatos também não devem se preocupar. Com o botão R2, o personagem anda e o analógico esquerdo é utilizado para movimentar a bela Paige. O manípulo direito serve para executar algumas ações, que também podem requerer o uso dos outros botões da face.

Estas ações aparecem como mini games de contexto na tela, obrigando o jogador a realizar várias ações diferentes. Dependendo do formato exibido na tela, você terá de pressionar e manter segurado o botão, apertar rapidamente ou até sacudir o controle. Uma boa dica é conferir o tutorial do próprio game para se familiarizar com o esquema — caso contrário você pode ser dar realmente mal.

Controles à parte, The Taxidermist comporta-se de maneira semelhante ao jogo original. Você deve explorar o local, procurando pistas e objetos para que a história se desenvolva. Muitas das ações realizadas podem influenciar posteriormente no game — se você deixar uma gaveta aberta, alguém pode perceber, não é mesmo?

Todo cuidado é poucoEste primeiro capítulo traz novamente toda a atmosfera de Heavy Rain e adiciona um pouco mais de intensidade. Felizmente, isto não é tudo. Além das escolhas, Taxidermist ainda traz uma novidade na apresentação: a tela dividida. Ao contrário do que muitos possam imaginar, não se trata de um modo multiplayer ou coisa assim. Este formato serve para enfatizar alguns momentos, o que contribui ainda mais para o desespero do jogador — o que é realmente legal.

Em suma, Taxidermist é uma experiência que deve agradar todos os fãs do jogo, mesmo sem contribuir para a trama do modo principal. Além disso, passar mais tempo ao lado de Madison Paige não pode ser algo ruim, principalmente quando muitas surpresas o esperam. Pelo preço, Taxidermist é uma boa pedida — e você não precisa apertar nenhum botão envolvendo decisões rápidas para saber disso.

Se você é um fã ou simplesmente gostou de Heavy Rain, então provavelmente irá adorar jogar um pouco mais ao lado de Madison Paige, uma das personagens do game. Assim como a versão original, esta expansão traz todo o clima tenso do game e ainda oferece cinco finais diferentes. Uma nova trama que, mesmo curta, serve para saciar aquele “gostinho de quero mais”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.