Imagem de Heroes Over Europe
Imagem de Heroes Over Europe

Heroes Over Europe

Nota do Voxel
69

Muitos aviões, mas muita repetitividade sobre a Europa

Muitos no ar ao 
mesmo tempoSe você espera uma experiência realista e que simule de forma precisa os combates da Segunda Guerra Mundial, este não é o jogo necessário. É bom avisar logo de primeira para evitar confusões, já que Heroes over Europe foca em uma jogabilidade extremamente arcade e direta. O objetivo aqui não é lutar contra o seu próprio avião ou os controles, mas sim contra os nazistas.

O jogador é colocado na pele de diferentes pilotos que atuam no conflito, começando a campanha no ano de 1940. A Europe continental já foi quase toda dominada pelos exércitos alemães e agora é a vez de Hitler lançar uma ofensiva contra a Grã-Bretanha — o que coloca os combates aéreos em papel de destaque nos cenários de batalha.

Representados estão alguns soldados que defendem a Inglaterra das incursões germânicas — um norte-americano, um britânico e um neozelandês. Eles contam não somente as histórias de suas diferentes atuações nos eventos da guerra, mas também algumas de suas experiências de vida e sentimentos com relação aos acontecimentos de sua época.

Mas do que o jogo se trata, realmente? A resposta é bastante simples, combates entre aviões. E só. Qualquer outro aspecto é bastante diminuto e esporádico — como, por exemplo, destruir minas aquáticas ou destroços que bloqueiam ruas — além de serem bastante surreais. Afinal de contas, desde quando balas poderiam tirar carros virados do caminho para que caminhões de bombeiros pudessem passar?

Este posicionamento bastante direto serve para que tudo seja bastante acessível, mas também limita bastante as opções de jogo e a longevidade do game. Afinal de contas, uma hora você se cansa de repetir as mesmas ações pela milionésima vez, apenas para completar objetivos excessivamente similares a outros que já realizou.

Embora exista um modo Arcade e um modo Pro, o controle do avião é sempre bastante fácil e a movimentação é ágil. Assim, é possível realizar inúmeras manobras que, na vida real, resultariam em uma queda trágica e espetacular. Para ajustar a qualidade da mira e do vôo dos oponentes, existem três níveis de dificuldades.

Arrisco dizer que não. Existem outros jogos melhores de combate entre aviões, como Hawx. O apelo deste seria a temática e a jogabilidade arcade, que facilitam a experiência para novatos e jogadores casuais. No entanto, as diversas falhas e falta de polimento geral tornam a experiência bastante mediana.
Quando considermos, então, a repetitividade da jogabilidade e das missões, a coisa vai morro abaixo. Não existe muito incentivo para sequer tentar desbloquear todos os aviões, que são a razão da longevidade e variedade do título. Logo, se você quer se aventurar pelos céus e derrubar alguns alemães, existem vários outros títulos mais adequados. Até mesmo o primeiro Battlefield era mais divertido.
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.