Imagem de How to Train Your Dragon
Imagem de How to Train Your Dragon

How to Train Your Dragon

Nota do Voxel
60

Treinar seu dragão é uma tarefa extremamente repetitiva

Se você conhece bem o mundo dos games, então provavelmente torce o nariz quando ouve falar de algum jogo baseado em filme. A história de que games inspirados em filmes não dão certos já é uma velha conhecida dos jogadores. E ela não surgiu à toa, pois após 007 GoldenEye, da Rare, lançado para Nintendo 64, nenhum uma outra adaptação cinematográfica causou tanto espanto — no sentido positivo — na crítica e nos jogadores.

Img_normalMesmo assim, diversos títulos carregando o mesmo nome de grandes filmes continuam surgindo, mas quase todos são descartáveis. Na realidade, é quase injusto comparar 007 GoldenEye com os demais jogos que acompanham os filmes, já que o game é considerado revolucionário, desbancando até mesmo franquias originais do universo do entretenimento eletrônico.

Contudo, recentemente algumas adaptações foram bem aceitas pelos jornalistas especializados e até mesmo pelos gamers. O mais interessante é que a maioria delas era baseada em filmes infantis ou animações, como é o caso de Up: Altas Aventuras e Toy Story 3. Os jogos desse estilo trazem uma proposta simples, muitas vezes repleta de elementos já vistos em outros games.

Um das obras mais recentes da Dreamworks — o mesmo estúdio responsável por animações de sucesso como Shrek e Kung Fu Panda — nas telonas é a película Como Treinar Seu Dragão, que também é destinada ao público infantil, mas mesmo assim não deixa de conquistar os mais velhos. Nos cinemas, o filme foi um sucesso, graças a sua história cativante e à proposta ousada de retratar a mitologia Viking, algo não muito explorado nos filmes para crianças.

Mas, será que, em sua conversão para os consoles, Como Treinar Seu Dragão conseguiu manter todo o charme? Obviamente, vários elementos do filme encontram-se no game, que traz uma trama quase idêntica à apresentada nas telonas. Mesmo assim, parece que o dragão dos consoles não foi muito bem treinado.


Dragões e crianças?

Não há como negar que a Activision gosta de aproveitar algumas franquias famosas de outros segmentos midiáticos e então transformá-las em jogos. Talvez um dos maiores exemplos seja a série Homem-Aranha, que já despontou diversas vezes nos consoles sob a marca da ActiBlizz. Mais uma vez, a companhia decidiu lançar outro game para pegar carona no sucesso da película.

Como muitos de nós sabemos, jogos que surgem junto com filmes normalmente não contam com a atenção necessária para o desenvolvimento, principalmente devido a problemas com o prazo. Basta recapitularmos com o desastroso E.T., para Atari 2600, exemplo desenvolvido em pouquíssimo tempo para acompanhar o lançamento da obra homônima de Steven Spielberg. O jogo do extraterrestre quase acabou com a indústria dos games, mas, felizmente, as consequências de outros títulos que também sofrem com a falta de tempo não são tão absurdas — mas ainda assim podem ser desastrosas.

Bem, como você pode perceber, Como Treinar Seu Dragão já conta com um ponto negativo que acaba com qualquer jogo. Mas, isso não é tudo. Para piorar a situação, a equipe de desenvolvimento decidiu tentar arriscar em vários gêneros diferentes, criando um jogo que traz várias opções, mas nenhuma completa o suficiente para cativar o público. Sendo assim, temos uma mistura de Pokémon com RPG e Street Fighter em um título que poderia ter optado por uma fórmula muito mais simples e direta.

Img_normal

Como Treinar Seu Dragão é um jogo repetitivo e sem qualquer elemento interessante — com exceção de sua inspiração, o filme homônimo da Dreamworks. O jogo arrisca em várias fórmulas distintas, como ação, RPG e aventura, mas não consegue cativar seus jogadores em nenhuma delas. Faltou muito treinamento

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.