A união faz a diversão — e resolve puzzles

Ibb & Obb é um game que está em desenvolvimento há quase seis anos. Criado inicialmente para ser apresentado como um trabalho de conclusão de curso, o game ganhou esperanças depois que a Sony descobriu a ideia e resolveu apostar na ideia de um mundo com duas gravidades simultâneas.

Neste game focado no cooperativo, você e mais um amigo controlam os personagens Ibb e Obb. Um deles é verdinho e pequeno. O outro é rosinha e não muito maior. Esses dois seres simpáticos vivem neste mundo bidimensional recheado de cores e perigos que ameaçam suas vidas.

As propostas de Ibb & Obb são bem modestas. Basicamente, o jogo visa apenas desafiar sua mente com puzzles que envolvem questões da Física, de ordem cronológica e de trabalho em equipe. Bom, como você já viu a nota acima, podemos adiantar que este game obtém sucesso, conseguindo divertir com simplicidade e um bocado de genialidade nos quebra-cabeças.

Img_normal

Ibb & Obb foi produzido para entreter o jogador com simplicidade e desafios complicados. O game capricha nos dois sentidos, e por isso é uma ótima opção para jogadores que buscam títulos alternativos com propostas diferentes. Quem gosta de Pixel Junk, LIMBO e afins provavelmente vai se identicar com este título indie.

Não presenciamos bugs na jogabilidade, mas devemos comentar que, em raras situações, como nos cenários mais amplos, algumas quedas de frames são perceptíveis. Além disso, a complexidade no modo single player é algo que poderia ser compensado com uma inteligência artificial auxiliar.

Tirando os pequenos inconvenientes, Ibb & Obb nos agradou muito e pode ser um jogo bem interessante para você curtir quando estiver com um tempo livre. O dinheiro investido (ele custa US$ 15 na PSN) tem retorno nos puzzles inteligentes.

Este jogo foi adquirido pelo redator Fábio Jordão para a realização desta análise.

Arte com poucos recursos

Não é novidade que os jogos indies conseguem impressionar sem necessitar de grandes artimanhas gráficas. Em Ibb & Obb, podemos comprovar que as ideias dos desenvolvedores estão cada vez mais diversificadas. Os visuais do jogo são absurdamente simples, mas conseguem prender a atenção do jogador.

A paleta de cores é bem restrita, os objetos não possuem grande quantidade de detalhes e as formas buscam sempre a simplicidade. As plataformas possuem cantos arredondados e não há grande quantidade de detalhes nos contornos.

Img_normal
O céu é composto por uma variação de cores que vai sendo moldada conforme você caminha pelo ambiente. As árvores, flores e outros elementos de cenário são apenas sombras de fundo. Tudo isso leva a criar um ambiente tranquilo e agradável aos olhos.

Nesse universo de poucas cores, Ibb e Obb se destacam com suas cores chamativas. Os protagonistas são bem mais interessantes que os inimigos, os quais são monocromáticos e possuem um aspecto serrilhado.

É melhor você traçar outro plano

Como já comentamos, o diferencial do jogo está no uso de duas gravidades simultâneas. O único jeito de derrotar os inimigos e resolver os puzzles é guiar um personagem por cima e outro por baixo. Conforme os dois interagem, você resolve os problemas com facilidade.

Img_normal
Nas primeiras fases, os desafios são descomplicados e a solução está bem diante de seus olhos. Todavia, depois de avançar um bocado, você começa a ter de usar a gravidade para acelerar a velocidade do seu personagem, o que garante maior impulsão e permite transpor obstáculos impossíveis de ultrapassar com um simples pulo.

Ficamos contentes em ver que os desenvolvedores capricharam no nível dos puzzles e não deixaram o game ser apenas um simples jogo de plataforma com sistema diferente de gravidade. Ibb & Obb exige raciocínio, paciência e persistência dos jogadores — que vão precisar repetir algumas partes várias vezes para conseguir sucesso na missão.

Música perfeita para embalar a jogatina

Sabe a música que você ouviu no vídeo que está no começo da análise? Então, a trilha sonora de Ibb & Obb é toda trabalhada para passar a sensação de tranquilidade. Ela se encaixa muito bem com o estilo gráfico do jogo e garante que o jogador não se estresse em excesso com os desafios que necessitam de maior dedicação e tempo.

Os sons escolhidos para tocar de fundo também compactuam com os elementos sonoros produzidos por outros personagens. Não se trata da melhor trilha que já vimos em um game, mas com certeza é uma excelente escolha para um jogo do gênero.

Complicado de jogar sozinho

Como os próprios desenvolvedores comentaram ao Blog do PlayStation, Ibb & Obb foi feito para ser jogado em modo cooperativo. Isso quer dizer que é bem interessante ter duas pessoas controlando os personagens.

Contudo, pensando em alguns jogadores que não têm amigos, não gostam da jogatina online ou que simplesmente adoram o modo single player, a desenvolvedora resolveu adicionar o modo para uma pessoa. Nesse caso, cada personagem é guiado por um manípulo e o pulo é acionado ao empurrar o analógico para cima.

Img_normal
É frustrante experimentar o jogo nesse modo, ainda mais em situações em que é necessário realizar ações simultâneas com os dois personagens. Se você gosta de ver seu cérebro apresentando a “tela azul da morte” ou se você quer apenas experimentar algo diferente, talvez seja interessante brincar nesse modo.

85 ps3
Ótimo