O Sr. Jones chega ao Wii num jogo que surpreende em todos os aspectos.

É muito comum ouvir críticas a jogos da série Indiana Jones. Alguns até mesmo dizem que “Indiana Jones não foi feito para os video games”, outros afirmam que se quisessem um jogo deste estilo, jogariam Tomb Raider.

Jones realmente lembra Harrison Ford no jogo Entretanto, por incrível que pareça este não é o caso com Indiana Jones and the Staff of the Kings. O jogo é uma boa transferência do arqueólogo mais famoso dos cinemacorpos para uma aventura no Nintendo Wii.

Talvez um dos principais motivos que leve o jogo a ser bom seja o fato de que ele não é baseado em nenhum filme do arqueólogo. Como seu enredo foi totalmente desenvolvido para video games, a aventura é muito mais palpável.

Diversidade é o nome do jogo


Em se tratando da versão do Nintendo Wii, o jogo exige uma certa diversificação: como os controles do console são sensíveis ao movimento, a aventura pode tornar-se maçante mais rápido que em consoles como o PlayStation 2.

Repetir sempre os mesmos movimentos cansa e enjoa, fazendo o jogador deixar o console em menos tempo do que se estivesse simplesmente repetindo comandos no controle, pressionando botões e direcionando o personagem de maneira mecânica.

Entretanto, existem diversos sistemas de jogo em Indiana Jones and the Staff of Kings que levam a aventura a um patamar muito menos repetitivo ao interligar de diversas maneiras a resolução de quebra-cabeças, brigas corpo a corpo, tiroteios e mini games de contexto.

Jogar os inimigos no chão e espancá-los é muito divertido

O jogo começa com Jones percorrendo um ambiente similar a uma masmorra no Sudão, onde encontra um artefato e depois sai para dar de encontro com um exército de nazistas que estavam à sua espera.

O arqueólogo então entra em combate contra os soldados nazis enquanto o jogo ensina o jogador sobre o sistema de combate, que possui uma boa complexidade e é bastante atraente. Por fim, Jones escapa dos nazistas em um avião, e outra mecânica de jogo é exibida.

Para controlar o monomotor, você deve segurar o Wii remote como se fosse um manche, na vertical, e virá-lo para controlar o avião. O botão B, que fica atrás do Wii Remote, serve como gatilho da metralhadora, e o direcional analógico do Nunchuk é a mira.

Uma vez que tenha conseguido escapar dos adversários e sair do canyon em que se encontra, A nova cena coloca Indiana Jones em San Francisco, mais precisamente no bairro Chinatown. Ali o herói busca salvar uma amiga seqüestrada bem à sua frente, o que o leva a entrar num tiroteio onde o jogador aprende sobre mais esta mecânica do jogo.

Cenários bastante complexos

Como se não bastasse a boa ambientação do jogo no que diz respeito à jogabilidade, Indiana Jones and the Staff of Kings também possui um ótimo visual gráfico e uma trilha sonora que aprofunda ainda mais o jogador na proposta da aventura.

Quanto ao aspecto sonoro do jogo, as vozes estarem presentes são uma verdadeira conquista no que diz respeito ao Nintendo Wii, visto que nem sempre os jogos do console possuem narração.

Atirar no motor ou pneu dos veículos é muito mais sensato

Por outro lado, se a narração atende apenas aos requisitos mínimos, as músicas vão além disso e são capazes de fazer o jogador realmente sentir-se dentro de um filme do arqueólogo mais querido de todos os tempos com seu clima aventureiro de ser.

O visual gráfico também é um ponto forte: O jogo não é nenhum Super Mario Galaxy, mas possui uma boa qualidade gráfica no que diz respeito ao Nintendo Wii. As texturas são de boa qualidade, a modelagem foi bem trabalhada e a iluminação não deixa a desejar.

Além disso, a variedade do cenário impressiona. Os modelos e texturas quase nunca se repetem, salvo casos como garrafas que podem ser utilizadas como armas em brigas corpo a corpo e outros modelos mais simples, mas o jogo no geral é bastante diversificado.

Um verdadeiro achado arqueológico

Como já foi dito, não é todo dia que encontramos um jogo de qualidade narrando aventuras de Indiana Jones, ainda mais no Nintendo Wii, que não é um console tão focado neste tipo de jogo.

Entretanto, Indiana Jones and the Staff of Kings surpreende ao oferecer uma experiência na qual jogadores casuais e hardcore irão se aprofundar, com uma boa variedade de ações no decorrer da aventura.

Outro quesito que chama atenção no jogo são os extras liberados conforme o jogador encontra chapéus do protagonista em pontos escondidos do cenário: além de vídeos e artworks, o jogador também pode desbloquear novas roupas para Harrison Ford, como a do professor Henry Jones e até mesmo a de Han Solo, personagem de Star Wars representado pelo mesmo ator de Indiana Jones.


Resumindo, se você possui um Nintendo Wii e é fã de jogos de aventura ou mesmo de Indiana Jones, este título é passagem obrigatória para você. O jogo é provavelmente um dos melhores no gênero aventura que o Wii viu até os dias atuais.

80 wii
Ótimo