A Sucker Punch acerta em cheio com um dos melhores games de 2009.

Boatos, especulações, notícias, prévias e, por fim, fortes expectativas. A espera acabou e inFamous foi lançado exclusivamente para o PlayStation 3 com um impacto inacreditável. A Sucker Punch caprichou ao desenvolver um game acessível (ação em terceira pessoa com base em pura ficção), prático e muito envolvente.

O que importa é que o Baixaki Jogos finalmente conseguiu colocar as mãos neste jogo espetacular. E quase todas as promessas feitas a respeito de inFamous foram comprovadas, um feitio assustador dentro do mundo de divulgação dos games mais debatidos pelos críticos. Se você possui um PlayStation 3, não deixe de conferir este game.

 

De repente, superpoderes

Cole, um mero "office boy", desperta após explosões assustadoras ocasionadas por uma bomba misteriosa inexplicavelmente carregada pelo personagem. À sua volta, tudo está em ruínas e há muita gente morta. Como de praxe, você está sendo condenado por muitos habitantes de Empire City como um terrorista. Com isso, apenas as ações do jogador podem definir se Cole tentará salvar a cidade ou finalizar o serviço, eliminando todos os seres humanos restantes movido por uma raiva "eletrizante".

Logo de início, é possível perceber que inFamous é uma produção de peso. Tudo bem, os visuais podem deixar a desejar para os jogadores mais observadores, mas a ambientação, ainda assim, é fantástica. Tudo rui ao redor do protagonista, de modo que o gamer é obrigado a dar os primeiros passos na jogabilidade guiando Cole para fora do caos inicial.

A maior parte dos policiais morreu e boa parte dos oficiais restantes se acovardou perante a dominação das gangues locais. O governo, como o esperado, colocou toda a região em quarentena e agora cabe ao sobrevivente a restauração da ordem e da paz... Ou não.Paisagem de destruição

Em um contexto geral, a história de inFamous é fascinante, pois ainda conta com cenas de transição apresentadas de forma semelhante a histórias em quadrinhos (belas imagens animadas em 2D com diálogos intrigantes). Mergulhar profundamente na trama do game é praticamente inevitável, pois a jogabilidade se desenrola em conjunto com a saga de Cole, e esses dois pilares do jogo são sólidos e espetaculares.

Salvador ou exterminador?

Moral? Caráter? O povo está faminto e há um carregamento de comida suspenso que somente Cole pode liberar com seus poderes elétricos. Os pacotes caem, e a decisão que o jogador deve tomar é a seguinte: deixar os cidadãos coletarem os suprimentos alimentícios ou esquecer o altruísmo e matar todos ao redor?

Esse é apenas um exemplo de situação que Cole enfrenta durante as missões. Mensagens e um indicador na tela mostram que as ações do personagem perante a sociedade podem fazer com que Cole se torne cada vez mais nobre e bondoso, ou cada vez mais vingativo e malvado. Isso é algo que consta em outros games de ação, mas inFamous aborda essas escolhas morais de forma única.

É impressionante ver que as cores do cenário e dos poderes do protagonista são alteradas de acordo com o caráter assumido. Seja bom com as pessoas e evite causar o caos durante as missões, e o ambiente à volta fica cada vez mais azul e vívido. Agora, se Cole decidir assumir o caminho do Mal... Raios vermelhos e uma ambientação sinistra começam a ser apresentadas.

 

Inicialmente, as missões levam o gamer a percorrer caminhos lineares, por mais que os prédios ao redor incitem o jogador para um passeio "mais elevado". Pois Cole não ganhou apenas poderes elétricos com o acidente, mas também uma versatilidade incrível para escalar construções e cair de alturas consideráveis sem se machucar.

Isso consiste em uma das melhores características do game. Percorrer o mundo aberto com facilidade através dos postes, placas, prédios, casas e demais estruturas é algo muito, mas muito atraente. Só não é mais atraente que empregar o poder Shockwave em carros, objetos e pessoas e causar a destruição em massa.

Cuidado para não se envolver demais

Como ocorre em alguns games da série Grand Theft Auto, a cidade está dividida em três grandes áreas que são gradativamente liberadas assim que o jogador avança nas missões. Ao finalizar a história de Cole, o gamer consegue acesso a toda a Empire City. Para conhecer os locais, é simples: pressione rapidamente o botão X para que Cole se agarre a bordas estrategicamente posicionadas nas paredes e nos objetos e explore o cenário com muita liberdade.A vingança de Cole

Os comandos e poderes também são liberados de acordo com o progresso do gamer na trama. Muito do que é encontrado na versão demonstrativa de inFamous só aparece depois de algumas horas de jogo com a versão completa. Cole descobre o seu potencial pouco a pouco enquanto enfrenta seus próprios pensamentos e os Reapers, os principais inimigos da sociedade.

A premissa da jogabilidade é simples: empregue a energia para causar ondas de choque e atirar bombas elétricas. Apenas o poder básico — Lightning Bolt — pode ser utilizado sem o gasto de energia, mas é fácil "recarregar as baterias" de Cole durante a pancadaria, pois postes, carros, geladeiras e até pessoas podem fornecer energia ao personagem.

inFamous apresenta, ainda, uma série de peculiaridades que também constam em outros grandes títulos de ação em perspectiva de terceira pessoa. Enquanto que as missões não rondam apenas em torno de matar inimigos, há a possibilidade de adquirir melhorias para os poderes de Cole através dos pontos de experiência adquiridos.

A forma como Cole extermina os adversários modifica a quantidade de pontos de XP coletados. E certos poderes são exclusivos do Bem ou do Mal. E, como se tudo isso não bastasse, há os famosos bônus: Blast Shards, itens encontrados ao longo de toda a cidade. Os pequenos objetos não são tão difíceis de serem encontrados, mas há 350 deles.

Combate inigualável

Caos é pouco quando há uma boa quantidade de inimigos à frente e o jogador decide eliminá-los com os poderes mais avassaladores. Cole é um agente da destruição e o gamer pode controlá-lo com praticidade. Por mais que mirar com o controle de um console não seja algo tão agradável, derrotar os inimigos de inFamous é uma experiência única no PlayStation 3.

Levando em conta que a equipe de desenvolvedores da Sucker Punch tentou tornar a maior parte do cenário destrutível, as possibilidades são muitas. Atire repetitivamente em um carro estacionado com vários oponentes à volta e você conseguirá não só derrotá-los, mas criar um combo capaz de recompensar o personagem com muitos pontos de experiência.
Raios vermelhos = Cole malvado
 

Acerte a cabeça dos Reapers, e você conseguirá realizar muitos Head Shocks. Mate vários inimigos em um curto intervalo de tempo, o jogo recompensará você com ainda mais XP. Enfim, é muito bom saber que há desenvolvedores capazes de propiciar um nível espetacularmente elevado de entretenimento para os fãs de ação em videogames.

Visualmente, a pancadaria é aprazível e convence, mas os gamers mais observadores e críticos podem não aprovar algumas falhas. O game contém vários "pop-ins" (surgimento repentino) de texturas e peca na apresentação de bordas polidas. Portanto, serrilhados são bastante frequentes.

Há quem diga que certos cenários são bastante repetitivos, mas isso faz parte da ambientação, não é mesmo? Além disso, há uma ampla variedade de bugs gráficos e quedas drásticas de quadros por segundo — FPS — que denigrem a qualidade visual de inFamous, que infelizmente não possui nenhum tipo de modo multiplayer.

 

É óbvio que todos esses defeitos são superados pela diversão alucinante do game. Além disso, a qualidade sonora é respeitável e combina perfeitamente com a dinâmica particular da jogabilidade. Não há como explicar de forma clara o nível de envolvimento do jogador com a trama e a com os combates do game. Apenas jogando.

inFamous é simplesmente fenomenal e traz à tona o melhor da ação em perspectiva de terceira pessoa. Inovações diversas e peculiaridades empolgantes marcam este game único para PlayStation 3.
91 ps3
Excelente