Um planeta tão divertido quanto sombrio

Em Insanely Twisted Shadow Planet, o jogador encarna um pequeno alienígena que, de dentro de seu disco voador, deve explorar o seu planeta para remover uma espécie parasita que tomou conta do lugar.

O game, desenvolvido pela Fuelcell Games, chama a atenção logo de cara pelos seus visuais. È difícil não observar o planeta com os olhos de um explorador que encontra um lugar nunca antes encontrado pela sua população.

Só que para sobreviver é necessário deixar um pouco de lado a admiração pela direção de arte e partir em frente para enfrentar diversos desafios e inimigos em sua jornada. Cada local possui características únicas e não são raras as vezes em que é necessário quebrar a cabeça para encontrar o caminho certo.

Insanely Twisted Shadow Planet é um daqueles jogos que deixam uma ótima impressão. Ele é bonito, possui uma qualidade sonora incrível, possui controles fáceis de aprender, assim como desafios muito divertidos e capazes de prender jogador por horas na frente da tela.

O único problema disso tudo é que, desse modo, é possível que em uma tarde — ou em um fim de semana — já não haja mais nada a ser explorado no planeta. Ainda assim, essa é uma experiência que não peca em nenhum momento pela sua qualidade, mas sim por sua brevidade. Para aqueles que não veem nisso um problema, esse game é uma obrigação.

Nunca esqueça a sua caixa de ferramentas em uma viagem espacial

Img_normalUma das premissas básicas desse game de exploração é o uso de diversos acessórios de seu disco voador. O primeiro e mais básico deles (cujo esquecimento pode levar ao arrependimento do jogador) é um raio capaz de escanear os objetos que você encontra.

A partir disso, ele indica se o que é encontrado é ou não perigoso, assim como qual é a ferramenta certa para ser utilizada em cada ocasião. Com o decorrer do jogo, são encontrados novos utensílios, assim como atualizações para os antigos.

A variedade é grande. Há desde um braço mecânico até uma serra capaz de cortar rochas e abrir caminho, tudo isso sem esquecer a pistola de raios e o lançador de mísseis (essenciais para a proteção de seu querido disco).

E é aí que reside a graça de Insanely Twisted Shadow Planet. Averiguar o cenário em busca de objetos compatíveis com as suas ferramentas e que possam liberar o caminho acaba se revelando uma das tarefas mais divertidas.

Imersão total

Qualquer um que passe por perto enquanto você estiver jogando certamente irá parar um pouco para apreciar os belos cenários deste título.  Como já mencionado anteriormente, a Fuelcell Games conseguiu um bom resultado na criação dos ambientes de seu inóspito planeta.

Img_normal

Além disso, a trilha sonora é muito bem feita, casando com perfeição com todos os momentos. Desde trilhas orquestradas durante as cenas de transição (nas quais é possível compreender como o pequeno corpo celeste se tornou do jeito que é) até os sons emitidos pelas suas ferramentas e os grunhidos das criaturas que o enfrentam.

Dessa forma é impossível assumir os controles de seu disco voador e acabar não se envolvendo no jogo. Insanely Twisted Shadow Planet consegue com maestria, do mesmo modo que Limbo fez anteriormente, provar que nem sempre uma aparência simples é ruim.

Então você gosta de desafios?

Você é um comprador assíduo de revistas de Sudoku? Se você gosta de ter a sua mente desafiada, este jogo é para você. Não basta apenas explorar um mundo tomado pelas sombras e derrubar criaturas que o atacam, é preciso também pensar em como avançar e em como destruir os oponentes mais fortes.

Img_normal

Em um determinado momento, por exemplo, é necessário abrir um portão cuja trava só pode ser acessada por uma corrente de água. O problema é que esta corrente não alcança a alavanca que abre o portão que te interessa.

Com a ajuda de todos os seus utensílios e de objetos do cenário, o pequeno alienígena deve resolver esse e muitos outros desafios espalhados pelo planeta e há poucas coisas tão gratificantes quanto resolver aquele enigma que lhe roubou uma quantia considerável de tempo.

Até quatro discos voadores

Img_normalHá um modo bastante interessante também chamado Lantern Run. Nele, até quatro jogadores podem jogar online ou localmente. Nesse modo, a única ferramenta disponível é uma lanterna, a qual deve ser utilizada para iluminar um caminho de fuga enquanto um tentáculo gigante persegue os personagens.

Embora seja o único modo existente para mais de um jogador, o legal de Lantern Run é que todas as cavernas percorridas pelos discos voadores são geradas aleatoriamente antes de cada partida, garantindo que nenhuma será igual a outra.

Extremamente curto

Img_normalEmbora a equipe de desenvolvimento tenha conseguido criar um mundo muito interessante e desafiador para o seu título, ele não consegue ser grande o suficiente. Com apenas algumas horas de dedicação você é capaz de terminar o jogo sem problemas.

Se você desejar, pode gastar um pouco mais para percorrer todos os cantos do planeta. Mas ainda assim, o game continua acabando rapidamente. A não ser que você se torne um viciado no pequeno modo multiplayer disponível — algo difícil —, não há muito que fazer para prolongar a vida deste game.

90 xbox-360
Excelente