Análise de Mario + Rabbids: Kingdom Battle - Donkey Kong Adventure

Donkey Kong Adventure é um ótimo complemento para Mario + Rabbids

Pocket

Lançado em 2017, Mario + Rabbids: Kingdom Battle foi uma surpresa bastante positiva para o Switch. Não somente o game conseguiu combinar muito bem universos distintos, como entregava uma experiência estratégica recheada de toques originais e que se mostrou capaz de rivalizar com grandes nomes como XCOM.

Quase um ano depois, a Ubisoft nos entrega Donkey Kong Adventure, DLC que complementa a aventura original ao nos apresentar um novo protagonista: Donkey Kong. Com uma trama ainda mais direta do que o game-base, o conteúdo complementar nos traz uma nova seleção de inimigos e mecânicas originais em uma jornada com aproximadamente 10 horas de duração.

Novas e velhas habilidades

Donkey Kong Adventure claramente foi feita para quem já terminou Kingdom Battle: até é possível começar a jogar direto pelo DLC, mas os tutoriais apresentados são bastante enxutos e partem do pressuposto que você já conhece as mecânicas básicas do game. Enquanto os personagens Rabbid Peach e Rabbid Cranky usam a mesma base vista na aventura principal (com algumas diferenças sutis), a grande atração do ponto de vista mecânico é o novo protagonista.

Donkey Kong Adventure

Donkey Kong é provavelmente o personagem mais poderoso de toda a experiência de Mario + Rabbids, só pecando pela sua mobilidade relativamente limitada. O herói chama a atenção pela sua capacidade de carregar praticamente qualquer item (incluindo proteções) e personagens do cenário, o que abre um grande número de possibilidades estratégicas.

Você pode usar o personagem para jogar para longe um inimigo que ataca quando está próximo de suas unidades, para ativar imediatamente o efeito de blocos especiais ou para garantir que um aliado se movimente rapidamente até outro canto do mapa. Para completar, Donkey ainda conta com uma espécie de bumerangue capaz de atingir vários inimigos ao mesmo tempo e a capacidade de usar tambores para atrair vários adversários e acabar com eles usando golpes fortes desferidos em direção ao chão.

Donkey Kong Adventure

Em comparação a ele, a versão Rabbid de Cranky Kong é bastante conservadora: equipado com uma escopeta, ele traz como principal diferencial um poder que bota os adversários ao redor para dormir durante um turno. Algo definitivamente útil, mas que não chega a ser tão original quanto o trabalho feito no protagonista — já a Rabbid Peach é exatamente a mesma vista na aventura principal, atuando como a grande “healer” do grupo.

Direto ao ponto

Seu objetivo em Donkey Kong Adventure é parar Rabbid Kong que, após ser derrotado por Mario e seus amigos, se viu transportado a um novo universo. Lá, ele está usando o poder de bananas alteradas pela máquina do tempo (que também funciona como máquina de lavar) do título para dominar os demais rabbids da região.

Donkey Kong Adventure

A aventura é bem direta, alternando bem entre momentos de batalha e áreas nas quais os quebra-cabeças ganham foco. A maioria desses desafios rende itens que podem ser conferidos em uma galeria especial, enquanto alguns rendem pontos de habilidade extras para seus personagens e peças para um grande quebra-cabeça — para quem procura uma experiência mais direta, tudo isso pode ser pulado sem grandes consequências.

Os confrontos possuem objetivos claros, que vão de matar todos os inimigos até chegar a determinado ponto ou matar um tipo específico de adversário. Terminar o objetivo proposto em certo limite de turnos é o grande desafio, já que isso oferece uma quantidade extra de moedas necessárias para comprar novos equipamentos.

A aventura é bem direta, alternando bem entre momentos de batalha e áreas nas quais os quebra-cabeças ganham foco

Fora esse desafio adicional, Donkey Kong Adventure é uma aventura relativamente fácil de ser finalizada. Ainda há a opção de curar seus personagens e aumentar seus pontos de vida antes de qualquer confronto, mas nunca senti a necessidade de fazer isso — mesmo quando as batalhas contra chefes, que representavam um pulo no nível do desafio, surgiam.

Parte disso se deve ao fato de que Donkey e seus companheiros são tão resistentes e capazes que você tem bastante liberdade para ser agressivo. Se jogar em meio a um grupo de inimigos não é grande problema diante da quantidade de ataques que o protagonista pode resistir, e seu ataque de área é bastante eficiente em matar grupos grandes — que são despachados ainda mais rápido quando você já sabe aproveitar das sinergias entre os personagens.

Vale a pena?

Ao fim de Donkey Kong Adventure, fiquei com vontade de que a experiência durasse mais algumas horas — o que acaba sendo algo bastante positivo. A partir de uma base bastante sólida, o DLC nos apresenta um conjunto de mecânicas novas para brincar em cenários variados, ao mesmo tempo em que traz alguns quebra-cabeças bastante intrigantes.

Donkey Kong Adventure

O conteúdo adicional só peca por ser relativamente fácil, especialmente quando comparado à aventura principal. Parece que a Ubisoft reconheceu que exagerou em alguns pontos do game original e decidiu “pegar mais leve” aqui — algo que, felizmente, não tirou o brilho das batalhas épicas contra chefes, que aqui aparecem de forma ainda mais teatral.

Visto como um complemento de Mario + Rabbids: Kingdom Battle, Donkey Kong Adventure é tudo o que se espera de um bom DLC: uma aventura que traz um ar de novidade ao mesmo tempo em que mantém tudo o que era bom funcionando. Recomendo bastante a experiência, especialmente para quem estava ansioso por mais conteúdos resultantes dessa boa parceria entre a Ubisoft e a Nintendo.

90 Switch
Excelente
"Donkey Kong Adventure é a opção perfeita para quem desejava aproveitar mais a parceria entre a Ubisoft e a Nintendo"

Pontos Positivos

  • Protagonista com características e mecânicas únicas
  • Bons desafios de quebra-cabeças
  • Trama sem enrolações ou complicações desnecessárias
  • Resolve os problemas técnicos vistos no lançamento original

Pontos Negativos

  • Deixa um pouco a dever em matéria de desafios
  • Cranky Rabbid poderia ter características mais únicas

Voltar para notícia
Carregando...
Comentários
Participe agora deixando seu comentário Acesse sua conta
Carregando...
Este comentário foi apagado. Desfazer
+1
-1
Este comentário foi apagado. Desfazer
Responder Excluir Editar
+1
-1
Ver mais comentários Ver mais comentários