Seu Review foi enviado com sucesso.
Enquanto ele fica pendente de aprovação, dê sua nota para o jogo. Sua opinião é importante para a comunidade!
Avaliar este jogo
Voxel
Minecraft Dungeons
COMUN.
90
VOXEL
Minecraft Dungeons
Avaliar este jogo
Review
Avaliar este jogo

Minecraft Dungeons é uma aventura charmosa e cativante

Thomas Schulze Costa

Minecraft Dungeons é o mais novo jogo da popular franquia da Mojang lançado para PC, Nintendo Switch, Xbox One e PlayStation 4. Dessa vez, em vez de apostar em mecânicas de construção em um mundo aberto, temos um spin-off que se arrisca por um novo gênero, o dungeon crawler. É quase como um Diablo mais acessível e com classificação etária livre! Confira o que torna o jogo tão legal em nossa análise completa.

Uma nova aventura

Minecraft já tinha se aventurado em narrativas mais encorpadas em Minecraft Story Mode, o adventure da saudosa Telltale Games. Porém, desta vez temos uma história com muito mais ação e aventura, com uma pegada épica de fantasia. Nela, testemunhamos o embate entre os heróis e o maléfico Arch-Illager, ou Archie para os íntimos — o bandidão da vez.

Minecraft Dungeons constrói um novo mundo a partir da estética do jogo originalMinecraft Dungeons constrói um novo mundo a partir da estética do jogo original.

A apresentação do jogo é muito boa e, apesar de seu download ser levinho, todos os modelos de personagem são bem esculpidos, fofos e coerentes com a proposta visual da série principal. Com muita criatividade, a desenvolvedora Double Eleven conseguiu criar ambientes vibrantes que saltam aos olhos graças ao design exemplar de seus mapas, que fazem um bom uso dos contrastes de cores.

A fase dos Pastos de Abóbora, por exemplo, tem uma tonalidade toda alaranjada e abriga áreas com uma temática mais rural, enquanto as Minas de Redstone são mais escuras e têm uma iluminação mais focada no brilho da lava. Minecraft Dungeons é um lindo jogo que sabe fazer ótimo uso de seu visual limitado, porém extremamente charmoso.

Cada nível tem uma identidade visual própria bem característicaCada nível tem uma identidade visual própria bem-característica.

Magias e equipamentos mil

Quando você começa a jogar não há muitas formas de customizar o seu personagem, pois você está limitado a escolher uma entre as dezenas de opções de skins disponíveis. No entanto, basta jogar poucas horas para encontrar uma série de itens que ajudam a mudar o estilo dos heróis, desde pomposas armaduras metálicas até roupas de peles e tecidos, com diferentes temas e cores.

Some a isso um vasto arsenal com farta variedade de lâminas e armas de longa distância, como arcos, bestas e flechas, que são espalhadas em três disparos simultâneos, que você logo vai conseguir montar um guerreiro com a sua cara.

Há uma miríade de artefatos especiais e é possível equipar-se com até três deles ao todo. Eles funcionam à base de cooldowns e devem ser usados com sabedoria, já que normalmente são os maiores responsáveis por decidir o rumo de uma luta. São poderes bem-apelativos, com grandes raios de explosão ou boosts temporários em suas habilidades. É muito divertido ter que microgerenciá-los no calor das batalhas mais intensas.

Há uma grande variedade de equipamentos para customizar seu personagemHá uma grande variedade de equipamentos para customizar seu personagem.

Vencer os inimigos e cumprir as missões rendem pontos de experiência e, ao subir de nível, você não apenas fica mais forte, como também pode encantar seus equipamentos para garantir novas habilidades passivas. Logo você vai conseguir disparar projéteis venenosos, causar dano em todos que o atacam e até aumentar seus atributos de velocidade e energia.

Entre os desafios de cada fase, você sempre pode dar uma relaxada no seu acampamento, que funciona como uma espécie de hub central. É aqui que você pode abrir o mapa e escolher qual será a próxima missão, além de investir em novos itens com o Ferreiro ou Mercador Local, que transformam o dinheiro que você colhe durante os níveis em caixas com novos equipamentos aleatórios para equipar.

Você pode ajustar manualmente a dificuldade das fasesVocê pode ajustar manualmente a dificuldade das fases.

Curtinho, mas com alto fator replay

O maior ponto fraco de Minecraft Dungeons é a sua curta duração. São apenas 10 fases, e a campanha principal pode ser finalizada em pouco mais de 5 horas. Para compensar, o fator replay é altíssimo, pois é divertido revisitar as fases em diferentes níveis de dificuldade, desafiando-se a superar os inimigos mais difíceis do jogo.

É legal notar o esforço da desenvolvedora para garantir que todas as faixas etárias, perfis de jogadores e níveis de habilidade consigam se divertir e encontrar um desafio justo. É possível calibrar a dificuldade logo antes de entrar em qualquer uma das fases, e um medidor avisa se o seu personagem está muito forte ou fraco para o desafio selecionado.

No Acampamento você compra novos itens e seleciona sua próxima missãoNo acampamento, você compra novos itens e seleciona sua próxima missão.

Se a encrenca estiver puxada demais, você ainda pode convidar seus amigos para o multiplayer a qualquer segundo, assim como entrar no meio de suas partidas. Como na maioria dos jogos cooperativos, tudo fica ainda mais divertido quando você pode jogar com amigos ao seu lado — felizmente Minecraft Dungeons tem suporte para até quatro jogadores simultâneos tanto online como localmente.

Durante as fases, você curte uma trilha sonora minimalista e discreta, que se encaixa muito bem ao clima tranquilo e relaxante dos momentos de exploração. Na hora dos conflitos, ela até sobe o tom e aumenta a adrenalina, mas no geral não é nada que quebre o clima mais zen e relaxante do jogo. Dificilmente você vai jogar e ficar superestressado, então é legal curtir um jogo de aventura no qual você se sente relaxado e premiado por seus esforços na maior parte do tempo.

Algumas fases possuem chefões bem criativos e desafiadoresAlgumas fases apresentam chefões muito criativos e desafiadores.

Veredito

Minecraft Dungeons é um jogo muito cativante do primeiro minuto até o final de sua curta, porém marcante, campanha. Seja sozinho ou ao lado de amigos, essa é uma aventura que vale a pena finalizar várias vezes em busca de loot e novos segredos.

Subir de nível, obter equipamentos inéditos e encarar hordas cada vez mais fortes de inimigos inspiram um ciclo de gameplay viciante. Se você gosta de jogos em estilo Diablo e não se incomoda em (re)visitar uma campanha curtinha, não precisa pensar duas vezes antes de mergulhar nessa jornada.

Minecraft Dungeons foi gentilmente cedido pela Microsoft para a realização desta análise.

90 pc
Excelente
"Minecraft Dungeons é uma jornada curta, mas extremamente gratificante, que dá vontade de zerar várias vezes sozinho ou com seus amigos"

Pontos Positivos

  • Fases bem planejadas e divertidas
  • Muito capricho visual e sonoro
  • Ótima localização para português
  • Multiplayer cooperativo
  • Dificuldades customizáveis

Pontos Negativos

  • Campanha muito curta
  • Poucas skins de personagens

Outras Plataformas

90 ps4
90 xbox-one
90 Switch
Voltar para notícia
Carregando...
Comentários
Carregando...
Este comentário foi apagado. Desfazer
+1
-1
Este comentário foi apagado. Desfazer
Responder Excluir Editar
+1
-1
Ver mais comentários Ver mais comentários