Mushroom Wars 2 é uma dose bem-vinda de estratégia casual

Pocket

Lançado originalmente para plataformas mobile, Mushroom Wars 2 chegou ao Nintendo Switch no dia 5 de junho, oferecendo uma experiência estratégica simplificada. Em vez de obrigar que o jogador crie estruturas e navegue por árvores de evolução extensas, o game traz conceitos simplificados que se focam no gerenciamento de unidades e no controle de sua presença no mapa.

O game até tem uma história, mas ela pode ser ignorada facilmente e não tem muito impacto na campanha: em resumo, há uma série de conflitos entre exércitos de cogumelos que deixam suas desavenças de lado diante da chegada de forças alienígenas. Na prática, isso se traduz em diferentes heróis que possuem habilidades distintas no campo de batalha.

O elemento básico de Mushroom Wars 2 são as suas unidades: elas que vão determinar quais construções podem ser incorporadas às suas forças e sua capacidade de enfrentar oponentes. Por exemplo: se você enviar 15 unidades para uma estrutura que exibe o número 5, é garantia que você poderá incorporá-la, mediante a perda de alguns soldados — nenhuma construção é destruída permanentemente, o que significa que elas podem ficar alternando entre os lados de um confronto.

Números decisivos

A mesma regra vai valer na hora de vencer os exércitos inimigos: quem tiver o maior número de unidades em uma estrutura sempre vai vencer o embate. O que quebra essa regra são algumas estruturas especiais, como as torres que atacam inimigos ao redor, e os poderes especiais de cada herói, que podem aprimorar fortificações (ou enfraquecê-las), melhorar unidades ou atacar diretamente as forças inimigas.

Mushroom Wars 2

Para assegurar que você vai entender essas regras simples, Mushroom Wars 2 possui duas campanhas (a segunda só é destravada após o fim da primeira), que começam com uma série de tutoriais. Ao todo, o jogador tem quatro níveis de dificuldade para escolher, sendo que os mais desafiantes não somente aumentam a eficiência da inteligência artificial como mudam as informações que você tem ao dispor — do fácil para o médio, por exemplo, são eliminados os dados sobre a quantidade de unidades inimigas presentes em outras estruturas.

O salto de dificuldade entre as opções é notável, e vai ser preciso muita habilidade para conseguir todas as estrelas do jogo — quanto mais difícil, maior a quantidade conquistada. Os controles se adaptam bem ao Switch, associando a cada um dos botões do console uma porcentagem de seu exército: é possível movimentar 25%, 50%, 75% ou 100% das unidades presentes em uma estrutura, então é bom estar com a matemática em dia para não dar brecha aos inimigos.

Vale a pena?

Mushroom Wars 2 é um belo exemplo de “fácil de aprender, difícil de dominar”. Embora não tenha a mesma profundidade de um StarCraft 2, devido a suas mecânicas limitadas, o game ainda assim se mostra exigente e requer um nível de atenção alta, especialmente em suas fases mais avançadas. Infelizmente, a experiência peca um pouco pela linearidade e por apostar demais em fases com desafios muito semelhantes entre si, o que faz com que a sensação de repetição surja depois de longas sessões de jogo.

Mushroom Wars 2

No entanto, mesmo que esse sentimento tenha surgido em alguns momentos, me vi querendo “só mais uma partida” do jogo em diversos momentos. O DNA mobile do jogo se faz evidente nessas horas, oferecendo partidas que tem a duração suficiente para deixar você “querendo mais” e se adaptando muito bem ao Switch, especialmente quando ele é usado em sua forma portátil.

Em geral, Mushroom Wars 2 é um jogo que cumpre bem o papel de oferecer uma dose de estratégia rápida para quem gosta do gênero, mas não quer dedicar longas horas a uma partida. Pena que ele pode se tornar um tanto “igual” em sessões mais duradouras, tem alguns saltos de dificuldade estranhos e um preço um pouco alto — US$ 19,99. Tivesse ele um valor mais próximo aos R$ 29,99 cobrados na versão para PC, seria bastante recomendá-lo para todos os fãs do gênero. No momento atual, vale mais a pena esperar por uma promoção.

80 Switch
Ótimo
"Com mecânicas simples, Mushroom Wars 2 é ótimo para sessões curtas e traz conteúdos generosos"

Pontos Positivos

  • Combate fácil de dominar o básico, mas complicado de aprender todas as sutilezas
  • Partidas rápidas e que se adaptam muito bem à proposta portátil do Switch
  • Possui conteúdos suficientes para garantir dezenas de horas de jogatina no modo campanha
  • Multiplayer divertido e caótico

Pontos Negativos

  • Experiência muito linear e com um tutorial que se estende demais
  • Há um salto de desafio grande em algumas fases, mesmo mantendo o mesmo nível de dificuldade
  • É ótimo para partidas rápidas, mas sessões mais longas deixam uma sensação de repetição evidente
  • O preço da versão Switch é um tanto salgado para o que o jogo oferece

Voltar para notícia
Carregando...
Comentários
Participe agora deixando seu comentário Acesse sua conta
Carregando...
Este comentário foi apagado. Desfazer
+1
-1
Este comentário foi apagado. Desfazer
Responder Excluir Editar
+1
-1
Ver mais comentários Ver mais comentários