Seu Review foi enviado com sucesso.
Enquanto ele fica pendente de aprovação, dê sua nota para o jogo. Sua opinião é importante para a comunidade!
Avaliar este jogo
Voxel
eFootball PES 2020
COMUN.
90
VOXEL
eFootball PES 2020
Avaliar este jogo
Review
Avaliar este jogo

eFootball PES 2020: evoluindo devagar e sempre

André Luiz (via N-Experts)

Desde os primórdios, a rivalidade entre Pro Evolution Soccer e a série FIFA dividiu fãs de futebol eletrônico, com cada franquia oferecendo um tipo de experiência, mesmo sendo intrinsicamente parecidas.

Com eFootball PES 2020, a Konami tenta não somente mostrar o jogo definitivo do esporte nos videogames mas também dar início a uma nova era, focada em competições de eSports ao redor do mundo. Será que o jogo consegue fazer isso ou a empresa perdeu 1 ano em um título que logo será esquecido? Confira a resposta em nosso review.

Gameplay realista, mas mais divertido

Antes de falarmos sobre as novidades de PES 2020, que não são muitas, devemos focar a parte que realmente importa em um jogo de futebol: o seu gameplay. Confesso que, durante muitos anos, a jogabilidade da série Pro Evolution Soccer me pareceu mais complicada do que deveria, com uma movimentação que depois de algumas partidas já me deixava com vontade de jogar qualquer outra coisa. Isso mudou drasticamente em PES 2020.

É possível notar que o game teve uma melhoria sensível em relação ao título do ano passado, até mesmo para quem não estava acostumado a passar várias horas jogando. Agora, os controles e a movimentação dos jogadores estão muito mais fluidos, aliados a uma inteligência artificial melhorada, então disputar contra o computador ou outro jogador se torna uma experiência prazerosa, mesmo se você acabar levando uma goleada.

(Fonte: André Mello/Reprodução)

Isso acontece porque em PES 2020 aquela sensação de ping-pong que os jogos da série tinham quando um time dominava e começava a passar a bola simplesmente sumiu devido a uma mecânica que leva muito mais em consideração a posição e a forma em que o jogador está na hora do passe.

Várias vezes foi possível ver jogadores tocando a bola meio de lado, errando o ritmo da jogada e permitindo que o time adversário levasse vantagem. O mesmo vale para os dribles, que foram reimaginados no jogo deste ano com a ajuda de Andrés Iniesta.

O craque prestou consultoria para a Konami na forma de estudar como um jogador se comporta no campo e como o embalo de uma jogada pode gerar possíveis saídas com a bola que antes não eram tão observadas pelos desenvolvedores.

Em eFootball PES 2020, é muito mais fácil um jogador com porte físico menor conseguir levar vantagem em cima de um zagueiro carniceiro, tendo sua habilidade colocada em prática na hora de driblar e se movimentar. Algo que ficou bastante interessante é notar como alguns craques presentes no jogo realmente apresentam sua individualidade, em vez de apenas serem jogadores genéricos com stats altos.


Isso tudo acaba gerando uma experiência melhor nas partidas, combinando o realismo físico e de estilos de jogadores com comandos que são bastante simples de dominar. Você se vê planejando mais suas jogadas do que em outros games de futebol, algo que deixa tudo muito mais divertido e ao mesmo tempo realista.

Conteúdo retrabalhado, mas ainda um pouco ultrapassado

eFootball PES 2020 tem alguns modos de jogo já conhecidos por quem acompanha a franquia, como myClub, Master League e Become a Legend, em que é possível criar um novo futebolista e acompanhar a sua carreira, controlando apenas ele.

Esse modo é interessante e divertido principalmente porque você precisa se posicionar em campo conforme seu papel no time, esperando o momento certo para participar de uma jogada. No começo, quem não está acostumado pode estranhar esse estilo, ainda mais com uma câmera que segue a bola ou o próprio jogador, mas não demora muito para que se torne bastante divertido.

O modo carreira traz opções em que o jogador precisa estudar como vai evoluir na carreira, treinando ou negociando o contrato, realmente tomando decisões que podem definir o caminho a ser seguido.

(Fonte: André Mello/Reprodução)

O mesmo vale para o Master League, talvez o modo mais retrabalhado de PES 2020. Nele, você assume o papel principal de um treinador no comando de uma equipe de futebol. A parte legal é que você escolhe treinadores conhecidos, como Maradona, Zico e até Romário.

A novidade fica no menu retrabalhado e que acaba servindo de base para os menus do modo Become a Legend, além de pequenas cutscenes em que o treinador precisa responder a perguntas em coletivas de imprensa ou tomar decisões em reuniões sobre o futuro do time.

Apesar de isso ser bastante interessante, as cutscenes acabam se tornando um pouco desnecessárias, principalmente quando você percebe que as suas decisões não fazem assim tanta diferença ao longo da campanha. Você basicamente escolhe um plano para o seu time e deve segui-lo, mas nada muito além disso e que de fato mude o comportamento do seu plantel.

(Fonte: André Mello/Reprodução)

O mais impressionante foi como o modo myClub ficou em segundo plano em PES 2020, sendo basicamente a mesma coisa do jogo do ano passado, sem qualquer tipo de melhoria ou mudança. Se você gostou dele lá atrás, vai gostar dele aqui.

Mas uma novidade em PES 2020 é o modo Matchday, em que você pode escolher uma equipe e participar de um minitorneio online com regras ou estilos predeterminados. Por exemplo, times de um lado da Europa competindo com equipes da América do Sul. Dependendo de quem você escolher, acumula pontos que depois podem render recompensas, como jogadores lendários para o myClub.

Falando em online...

Dinamismo e falta de lag fazem fãs do esporte chorarem de alegria

Confesso que sempre tive um problema imenso com games de futebol online por me irritar com o lag e normalmente encontrar gente muito melhor que eu, com verdadeiros vexames no campo, protagonizando um show de cenas lamentáveis.

Para a minha surpresa, isso não foi um problema em eFootball PES 2020. Talvez pelo foco maior em transformar o game em um título de eSport, durante o período de testes não tive problema em encontrar partidas, assim como não enfrentei lag ou engasgos durante as partidas.

(Fonte: André Mello/Reprodução)

Durante os quebra-canelas, a impressão que tinha era que alguém estava sentado no sofá, de tão boa a conexão encontrada nos servidores da Konami. Isso não impediu que eu levasse goleadas, o que talvez até potencializou a possibilidade, mas a experiência foi realmente divertida porque fez com que eu pensasse ainda melhor nas jogadas.

É válido comentar que a internet em que o jogo foi testado era bastante estável, mas mesmo com o console funcionando no WiFi não encontrei problemas durante as partidas.

Nos acréscimos do 2º tempo

eFootball PES 2020 me fez acreditar novamente em jogos de futebol da Konami como não fazia há anos. Os gráficos são bonitos, o gameplay parece ter caído como uma luva para aquilo que eu queria em um game do esporte e poder participar de jogos online sem me preocupar com a conexão (a parte de tomar goleadas ainda está sendo melhorada) foi algo que causou surpresa.

É claro que o jogo ainda cai em uma armadilha que precisa ser evitada: acabar na mesmice. Mesmo com algumas novidades no modo Master League, PES 2020 ainda parece muito, à primeira vista, com qualquer título da franquia dos últimos anos.

-

Caso a Konami continue ouvindo a comunidade de jogadores e estude algumas novidades mais interessantes para os próximos capítulos da série, Pro Evolution Soccer pode se tornar ainda mais popular do que já é.

eFootball PES 2020 foi gentilmente cedido pela Konami para a realização desta análise.

90 ps4
Excelente
"Konami aposta em pequenas inovações para começar uma nova era da franquia PES, neste que é um dos melhores jogos da série nos últimos anos."

Pontos Positivos

  • Gameplay recebeu melhorias sensíveis e aposta no realismo, mas com uma pitada de arcade
  • Belos gráficos
  • Modo Master League com mais conteúdo
  • Servidores mantendo boa qualidade de conexão para partidas online

Pontos Negativos

  • Menus ainda parecem um tanto feios
  • Alguns modos complicam mais do que deveriam suas opções
  • Narração e comentários repetitivos, chegando a ser desnecessários

Outras Plataformas

90 pc
90 xbox-one
Voltar para notícia
Carregando...
Comentários
Carregando...
Este comentário foi apagado. Desfazer
+1
-1
Este comentário foi apagado. Desfazer
Responder Excluir Editar
+1
-1
Ver mais comentários Ver mais comentários