Seu Review foi enviado com sucesso.
Enquanto ele fica pendente de aprovação, dê sua nota para o jogo. Sua opinião é importante para a comunidade!
Avaliar este jogo
Voxel
Pro Evolution Soccer 2019
COMUN.
90
VOXEL
Pro Evolution Soccer 2019
Avaliar este jogo
Review
Avaliar este jogo
Compre com o menor preço:

PES 2019 reforça o crescimento da franquia da Konami

Douglas Ciriaco

A Konami colocou o PES 2019 em campo e o desempenho do time em campo não deve decepcionar os fãs da longeva franquia japonesa. A nova edição de Pro Evolution Soccer chega sem qualquer novidade revolucionária ou novo recurso capaz redefinir a experiência, mas segue aparando arestas e combinando ajustes com pequenas novidades que dão cada vez mais consistência ao game.

Tomar o controle nas mãos e disputar uma partida em PES 2019 é prazeroso e divertido, resultando em uma experiência personalizada e com a cara da Konami. O novo título reforça a ideia de que a desenvolvedora japonesa está trilhando um caminho próprio, sem ficar à sombra da sua grande rival ou querer ser algo que não é, como já aconteceu em alguns dos lançamentos mais desastrosos da série (alô, PES 2010!).

Em time que está ganhando…

O ditado “em time que está ganhando não se mexe” pode muito bem ser aplicado ao novo PES. O game tem o espírito de seu antecessor e traz novidades pontuais, como o MyClub um pouco mais aprimorado e detalhes gráficos e de mobilidade refinados. A combinação deve agradar os fãs mais fiéis e também aqueles que não têm se animado muito com os últimos lançamentos da série.

Mas é claro que há novidades e entre as mais notáveis estão os “momentos mágicos”, nome dado pela Konami aos detalhes personalizados de grandes craques que são replicados dentro do jogo. Ao todo, são 11 novos movimentos possíveis, além de novas animações de chute e drible e detalhes de inteligência tática que dão muito mais realismo à jogatina e criam alternativas para cada jogador desenvolver o seu próprio estilo.

Nesse aspecto, PES 2019 reforça o salto de qualidade dado a cada ano durante as últimas edições, especialmente a partir de PES 2014, com animações mais fiéis e dinâmicas e uma mecânica de jogo mais fluída e inteligente. Jogar algumas partidas deixa isso bem evidente.

PES 2019A experiência com times e estádios licenciados é incrível.

Uma atmosfera convincente

Se o foco da análise se direciona para o aspecto visual de PES 2019, temos aqui outro recurso que mostra uma evolução suave em relação ao último ano, uma área que sofreu ajustes pontuais para oferecer uma experiência mais imersiva e realista. A variação de luz nos estádios fica clara e evidente aos olhos e deixan o jogo bonito e convincente.

A narração está mais dinâmica e parece que as repetições constantes de dos comentários forma diminuídas. Em alguns momentos, ainda é possível notar a falta de fluidez e naturalidade da conversa quando o narrador Milton Leite ou o comentarista Mauro Beting tentam encaixar o nome de um atleta ou clube em uma análise genérica sobre o desempenho.

PES 2019 parece trazer mais detalhes quanto à contextualização das partidas, com mais comentários sobre as praças esportivas onde se desenrolam as pelejas eletrônicas, mas isso ainda está bem genérico. Nem sequer um duelo como Barcelona e Real Madrid suscita comentários mais específicos sobre os clubes e o duelo em si, deixando uma impressão de que ainda há muito a ser feito nesse aspecto.

Licenças: o grande calcanhar de aquiles

Não tinha como não falar delas. Se a atmosfera é perfeita nos estádios licenciados, especialmente com os clubes parceiros da Konami, como Barcelona, Liverpool, Colo-Colo, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Vasco da Gama, é uma pena que o clima seja quebrado com times genéricos ou atletas não licenciados.

Se você curte a Premier League, prepare-se para jogar com Man Blue, Man Red, London FC e outros tantos absurdos - aqui, os únicos licenciados são Arsenal e Liverpool. A liga alemã ainda não aparece como opção e os únicos clubes germânicos disponíveis no game são os licenciados Bayer Leverkusen e Schalke 04.

PES 2019Começa mais um clássico entre... Man Blue e Man Red? Pois é, no PES 2019 ainda é assim.

Alguns dos maiore clubes do mundo, como Juventus e Real Madrid, também não estão licenciados. Pior ainda, o Bayern de Munique continua sendo exclusivo do FIFA e não aparece sequer de forma genérica, apesar de os jogadores do clube bávaro estarem disponíveis para contratação na Liga Master.

Se os grandes centros do futebol mundial não são transportados de forma fiel para o PES 2019, a periferia do futebol está. O Campeonato Brasileiro foi licenciado oficialmente pela primeira vez e estão aqui os 20 clubes da Série A (apesar de alguns trazerem jogadores com nomes genéricos). O mesmo acontece com os campeonatos nacionais de países como Argentina, Chile, Bélgica, Turquia, Holanda, Portugal e Dinamarca, ou seja, um prato cheio para quem curte um futebol alternativo.

Enfim, como nos últimos anos, PES 2019 também peca nas licenças oficiais, o que é ruim, mas faz um trabalho excepcional nos clubes, estádios e ligas licenciados. É certo, entretanto, que isso não equilibra a conta e ainda pode prejudicar a experiência de jogo especialmente em equipes com uniformes descaracterizados em demasia.

Compre com o menor preço:
90 ps4
Excelente
"PES 2019 mantém o bom trabalho dos últimos anos e adiciona novos elementos para criar uma jogatina imersiva e muito divertida."

Pontos Positivos

  • Detalhes de estádios e clubes licenciados
  • Campeonato Brasileiro licenciado
  • Novos dribles e animações deixam o jogo mais realista
  • Liga Master continua uma experiência complexa e divertida
  • Ajustes na iluminação deixaram o jogo mais bonito

Pontos Negativos

  • Falta de licenças ainda é um problema
  • Narração e comentários precisam de ajustes

Outras Plataformas

90 pc
90 xbox-one
Voltar para notícia
Carregando...
Comentários
Carregando...
Este comentário foi apagado. Desfazer
+1
-1
Este comentário foi apagado. Desfazer
Responder Excluir Editar
+1
-1
Ver mais comentários Ver mais comentários