Seu Review foi enviado com sucesso.
Enquanto ele fica pendente de aprovação, dê sua nota para o jogo. Sua opinião é importante para a comunidade!
Avaliar este jogo
Voxel
Sniper Elite V2 Remastered
COMUN.
60
VOXEL
Sniper Elite V2 Remastered
Avaliar este jogo
Review
Avaliar este jogo

Sniper Elite V2 Remastered é divertido, mas mostra desgastes do tempo

Vinicius Munhoz

Recentemente, a Rebellion relançou um clássico da geração passada: Sniper Elite V2 Remastered, uma remasterização que traz melhorias visuais no game que continuou a saga do atirador de elite em sua campanha na Segunda Guerra Mundial. Entretanto, será que o game que já tem sete anos de idade ainda é bom depois de tanto tempo?

A versão que pegamos não é a que tem os melhores aprimoramentos, mas sim a de Switch, que pode trazer todo o escopo do game original e colocar os nazistas na mira telecópia de forma portátil. Será que vale? Confira a nossa análise.

Um jogo com dose de diversão, mas tem problemas

A franquia Sniper Elite nasceu no PS2 e trouxe o sonho de muitos gamers entusiastas pela Segunda Guerra Mundial: experienciar o conflito pelos olhos de um atirador de elite. Apesar de ter probleminhas, o jogo marcou época. Justamente por isso Sniper Elite V2 foi um game que joguei com empolgação no meu Xbox 360 na época. Entretanto, mesmo nos dias de glória e mantendo a temática europeia (que é a minha favorita), o jogo já tinha seus problemas.

Sem dúvidas, muitas mecânicas bacanas ainda sobrevivem em Sniper Elite V2 Remastered. Algumas missões envolvem bastante furtividade, outras usam sons do ambiente (como bombas, sirenes e mais) para servir de ferramenta para disfarçar tiros certeiros e por aí vai. A versão remasterizada traz um modo coop online e ainda mantém os disparos de raio-X que marcaram época, algo que é particularmente divertido (meio sádico) e se tornou uma mecânica recorrente na saga.

Por se tratar de um game linear com exploração mais aberta, o level design funciona quando bem-feito. Mas não sempre. Boa parte do level design, como o posicionamento dos inimigos, a construção das telas e outros elementos não são dos melhores em muitas missões. Até mesmo a indicação de objetivos pode ser confusa e se tornar um inimigo pior que os nazistas: o que não se vê é pior na vista de um atirador. Portanto, apesar de ter seus momentos divertidos, o título também tem sua dose de frustrações.

As dificuldades mais altas são interessantes e trazem fatores variáveis mais bacanas para a experiência, como queda mais bruscas das balas pela ação da gravidade, vento e mais. Contudo, as mecânicas de tiro fora da sniper (mesmo com os sensores de movimento do Switch) não são das melhores, a movimentação é sensível e travada, e há muitos tropeços do começo ao fim de uma missão. Além disso, a parte divertida de caçar inimigos com a sua sniper nem sempre é recompensada, já que inimigos parecem sempre adivinhar onde você está, apesar do esforço de se ser sorrateiro.

A

Gráficos mostram os sinais do tempo

Apesar de ser esquisito pegar o game pior avaliado da série para trazer de volta, os gráficos eram quesitos que deveriam estar em alta. O caso pode ser verdade no Xbox One, PS4 e PC (o próprio trailer de anúncio mostra diversas diferenças bem interessantes), mas no Nintendo Switch as coisas ficam um pouco nebulosas.

Assim como diversos jogos da geração passada que vieram ao Switch, Sniper Elite V2 Remastered vive no meio termo: nem uma remasterização, nem um port direto de Xbox 360 e PS3. A realidade é que alguns dos aprimoramentos chegaram ao console híbrido da Nintendo, como novos shaders de fogo, alguns modelos atualizados, maior distância de renderização e por aí vai.

Já o sistema de luz refeito, certas texturas e outros aspectos ficam de fora. Até mesmo a resolução não chega ao 1080p no dock ou 720p no portátil. Apesar de não ter ferramentas para contas pixels, a resolução mais baixa é visível desde o primeiro momento. Possivelmente, a resolução pode ser dinâmica. Além disso, é claro que muitos detalhes foram cortados e o filtro de texturas (perceptível na qualidade do chão) é bem pior em relação aos demais consoles.

A parte boa:

A parte ruim:

Considerando alguns dos cortes visuais somados à resolução mais baixa e às quedas de performance eventuais (o jogo roda em 30 fps), temos um resultado um pouco truncado. Durante a jogatina, também me deparei com bugs gráficos, em que rostos não eram renderizados corretamente em longas distâncias, e glitches sonoros em que certos sons não tocavam na hora certa.

...

Assim como o game original, Sniper Elite V2 Remastered parece seguir altos e baixos: apesar de ter coisas bacanas que melhoram o jogo para jogadores novos, também traz problemas que mostram os desgastes de muitos anos e bugs que não estão à altura de uma boa remasterização.

Sniper Elite V2 Remastered não é de todo ruim e deve entreter pessoas que gostam de títulos temáticos da Segunda Guerra Mundial – especialmente aqueles que preferem o cenário europeu e luta contra nazistas, já que o terceiro game foi para o norte da África e o quarto se passa na Itália, que não é o palco “clássico” que conhecemos. Todavia, vale ressaltar: não é a melhor remasterização nem o melhor game da série.

Sniper Elite V2 Remastered foi gentilmente cedido pela Rebellion Games para a realização desta análise.

60 Switch
Regular
"Sniper Elite V2 Remastered não é de todo ruim no Switch, mas tem problemas técnicos que não melhoram a qualidade original, que já era mediana."

Pontos Positivos

  • Algumas fases são divertidas e exaltam o lado de atirador de elite da série
  • Ambientação na Europa clássica é mais legal dentro do recorte da Segunda Guerra
  • Alguns aprimoramentos visuais bacanas

Pontos Negativos

  • Mecânicas datadas e level design malfeito em muitos casos
  • Switch tem aspecto gráfico entre port e remaster
  • Quedas de frames
  • Bugs sonoros e visuais

Outras Plataformas

60 pc
60 ps4
60 xbox-one
60 xbox-one-x
60 ps4-pro
Voltar para notícia
Carregando...
Comentários
Carregando...
Este comentário foi apagado. Desfazer
+1
-1
Este comentário foi apagado. Desfazer
Responder Excluir Editar
+1
-1
Ver mais comentários Ver mais comentários