This War of Mine: Complete Edition é um indie indispensável para o Switch

Pocket

Game que alçou a 11 bit studio ao primeiro patamar dos desenvolvedores independentes, This War of Mine chegou recentemente ao Switch em sua edição completa. Enquanto o game consegue manter a mesma mensagem impactante sobre a guerra apresentado em 2014, algumas características da plataforma da Nintendo fazem com que essa seja uma boa versão, mas não necessariamente a melhor que o jogo já recebeu.

A primeira parte estranha é que, embora o título chegue com o nome “Complete Edition”, faltam alguns conteúdos no pacote. Enquanto a aventura principal e o DLC Little Ones estão presentes, somente a primeira parte de Stories — Father’s Promise — está presente: a chegada ao Switch era uma boa oportunidade de já trazer The Last Broadcast para os consoles.

Embora particularmente eu prefira jogar a série com mouse e teclado no PC, a adaptação para os controles é bem-feita e fácil de entender (embora a linha entre caminhar e correr seja mais sutil do que eu esperava). Conforme o esperado, a plataforma da Nintendo exige algumas concessões gráficas em relação aos demais consoles, mas o estilo artístico criado pela 11 bit studios se mantém intacto.

Experiência desigual

Durante a jogatina, me vi dividido entre duas experiências que não são exatamente ideias. Enquanto na televisão os modelos de personagens se mostram menos detalhados do que eu esperava, o modo portátil corrige isso com um contraponto: nele, os menus de interação ficam pequenos demais e é um pouco difícil “ler” tudo o que está acontecendo nos ambientes repletos de destroços.

This War of Mine

Fora isso, a experiência se mantém a mesma que continua chamando minha atenção anos após seu lançamento. Enquanto a experiência principal desafia você a sobreviver à guerra com personagens aleatórios, os DLCs contam histórias mais direcionadas que deixam um pouco de lado os sistemas de criação de itens para favorecer o desenvolvimento de personagens.

Embora esses dois lados pareçam conflitantes em um primeiro momento, eles se unem muito bem quando reunidos em um único pacote. Tudo isso porque a mensagem é a mesma, mostrando um lado mais humano da guerra e sabendo explorar através de sistemas os problemas terríveis que isso traz, passando da fome até o trauma de ter que matar para sobreviver.

This War of Mine

This War of Mine: Complete Edition é uma boa oportunidade tanto dos donos do Switch conferirem esse ótimo trabalho quanto daqueles que já conhecem a franquia voltarem a se aventurar nela de forma portátil. Só resta esperar que os DLCs que faltam sejam lançados em breve pela 11 bit, justificando o nome “completo” visto no título do jogo.

90 Switch
Excelente
"This War of Mine continua uma experiência indispensável, dessa vez de modo portátil"

Pontos Positivos

  • Reúne um ótimo game e seus DLCs de forma portátil e bastante acessível
  • A mensagem da 11 bit sobre a guerra permanece forte mesmo após 4 anos desde o lançamento original
  • Os controles foram bem adaptados em relação ao que é oferecido no PC
  • A tradução para o português brasileiro está presente no lançamento

Pontos Negativos

  • Apesar de o título dizer que temos a experiência completa, faltam alguns conteúdos já disponíveis em outras plataformas
  • O game tem concessões gráficas visíveis tanto no modo dock quanto jogado de forma portátil

Voltar para notícia
Carregando...
Comentários
Participe agora deixando seu comentário Acesse sua conta
Carregando...
Este comentário foi apagado. Desfazer
+1
-1
Este comentário foi apagado. Desfazer
Responder Excluir Editar
+1
-1
Ver mais comentários Ver mais comentários