Análise de This War of Mine: Stories - Father's Promise

This War of Mine fica mais pessoal e envolvente com Father’s Promise

Lançado em 2014, This War of Mine é um game independente que chamou atenção por sua combinação de temática e mecânicas. Em meio a uma guerra que devastou a população civil de um lugar, você tinha que controlar sobreviventes e garantir que eles teriam recursos e comida suficiente para sobreviver a um ambiente familiar que se tornou bastante hostil.

A história, que não seguia necessariamente um caminho definido, era cheia de escolhas duras. Você prefere agir de maneira egoísta e roubar os medicamentos de idosos para sobreviver ou prefere procurar o que precisa em outro lugar? Você vai fugir de conflitos ou consegue encarar conviver com um assassinato em seu histórico? É melhor ter um grupo grande ou viver sozinho em meio a um conflito? Essas eram somente algumas das perguntas que o game fazia você encarar.

Três anos depois, a desenvolvedora 11 bit studios volta a mexer no game na forma de This War of Mine: Stories, DLC que reúne três histórias inéditas situadas em seu universo. A primeira delas, Father’s Promise, está disponível desde o dia 14 de novembro e traz uma história curta, mas bastante marcante.

Apelo emocional

Father`s Promise conta a história de Adam, um pai que tenta proteger sua filha dos horrores da guerra. A criança não somente está doente, como a perda de sua mãe fez com que ela deixasse de falar nos últimos dias — sua missão é garantir a sobrevivência dos dois em meio a uma cidade destruída sitiada por forças militares que não têm problema algum em torturar e impor restrições à população civil.

This War

Apresentando uma história mais direcionada do que o jogo original, a primeira parte do DLC faz com que algumas mecânicas e itens não sejam tão importantes quanto antes. Você ainda vai ter que explorar ambientes em busca de recursos e criar alguns mecanismos de sobrevivência, mas não tem mais que se preocupar tanto em melhorá-los ou reparar certas estruturas.

No entanto, ainda é preciso cozinhar e descansar para que seu personagem não enlouqueça ou morra. Quanto mais debilitado Adam está, mais difícil é realizar ações como tirar destroços do caminho e enfrentar NPCs agressivos — ou fugir de áreas que apresentam ameaças com as quais não é possível lidar no momento.

Escolhas difíceis

Mais do que a parte mecânica, o que chamou atenção em Father’s Promise foi a história: a maneira como as coisas acontecem fazem com que você realmente sinta o desespero do protagonista e a dor de passar por aquelas situações. Muitas vezes, me vi tomando decisões bruscas não porque o jogo me obrigou a isso, mas porque vi nelas a única alternativa para conseguir chegar a meu objetivo.

This War of Mine

Tanto quanto os personagens, os cenários do jogo são essenciais para contar a história. Escolas e hospitais abandonados são ambientes inóspitos que, mesmo quando abandonados, são ameaçadores o suficiente para fazer você se preocupar com cada passo que dá. Especialmente quando você tem a certeza de que há um inimigo próximo, é fácil se pegar perguntando se não seria melhor simplesmente sair dali em vez de progredir.

Ao priorizar a saúde da filha de Adam, é fácil agir de maneira mais egoísta e tomar ações mais violentas. Precisando de comida para descobrir uma informação importante, não pensei duas vezes antes de matar um NPC mais agressivo que protegia seus itens de estranhos — algo que eu provavelmente não faria caso só tivesse que me preocupar com minha sobrevivência.

Ao priorizar a saúde da filha de Adam, é fácil agir de maneira mais egoísta e tomar ações mais violentas.

Sem entrar em spoilers, o peso das minhas decisões realmente se mostrou ao chegar ao final da história e ter uma ideia geral de tudo o que está acontecendo. Não é comum que um game me deixe pensando tanto sobre sua história horas depois de eu ter deixado ele de lado, mas Father’s Promise conseguiu isso mesmo oferecendo uma experiência de aproximadamente três horas.

This War

A experiência do DLC é feita para ser jogada uma única vez, tendo como sua principal força a revelação de seu final. No entanto, isso — ao contrário dos bugs de movimentação que encontrei — não é nenhum defeito: vendido a menos de R$ 5, o conteúdo adicional é uma razão excelente para voltar a instalar This War of Mine em seu computador.

95 pc
Excelente
"Father’s Promise é uma adição sentimental e envolvente ao universo de This War of Mine"

Pontos Positivos

  • Uma história sentimental e envolvente
  • Ambientação muito boa
  • Mecânicas de sobrevivência que exigem escolhas difíceis

Pontos Negativos

  • Bugs de movimentação um tanto constantes
  • Os sistemas de combate são um tanto desengonçados