Análise de This War of Mine: Stories – The Last Broadcast

The Last Broadcast mantém o nível de excelência de This War of Mine

Pocket

The Last Broadcast continua a intenção da 11-Bit de usar o universo de This War of Mine para contar histórias ainda mais emocionais e com narrativas mais fechadas e focadas em personagens específicos. Aqui somos apresentados ao casal Esma e Malik, que tentam sobreviver à guerra e manter informada a nação fictícia de Pogoren.

Malik é um radialista, o último de sua equipe a manter as transmissões no ar após o início do confronto, que o deixou dependente de muletas após um acidente. Assim, cabe a sua esposa, Esma, rondar a cidade em busca de suprimentos e de informações para transmitir à população que não teve como fugir do confronto.

Além de apresentar os conflitos que se tornaram marca do jogo-base, como quem deve ser alimentado e qual a melhor maneira de gerenciar recursos, The Last Broadcast também discute a relação entre a verdade e as consequências que ela pode trazer. Denunciar os abusos humanitários do exército pode ajudar a população local, mas ao mesmo tempo coloca Malik como um alvo que deve ser calado por aqueles no poder.

Assim, o papel de Esma nesse mundo em guerra se confunde com o do jogador em diversos momentos. O comprometimento de Malik é sempre com a verdade, doa a quem doer, e cabe a você decidir se ela é mais importante do que a sobrevivência ou se vale a pena “remodelá-la”, tirando dela dados mais comprometedores: você pode, por exemplo, denunciar que há um delator em meio aos sobreviventes, mas não revelar seu nome para evitar que ele e seus filhos sejam mortos pelos membros da Resistência.

Ótimo motivo para voltar a This War of Mine

Tal qual o capítulo Father’s Promise, as consequências de sua escolha não são previsíveis: um ato feito com base na bondade pode resultar em algo desastroso. É esse caráter surpreendente que ajuda a manter o DLC interessante, mesmo nos momentos em que ele se torna previsível — a progressão, por exemplo, é totalmente linear, e você sabe exatamente quando terá ou não algo a repassar a Malik.

The Last Broadcast

The Last Broadcast não traz o mesmo final surpreendente do DLC anterior, mas consegue contar uma história com tons emotivos fortes e que captura durante toda a sua duração. Oferecendo aproximadamente 5 horas de conteúdo ao todo, o novo capítulo mantém o alto nível do trabalho da 11-Bit e é um ótimo motivo para você voltar a ele — só prepare os lenços, porque a tragédia humana é que dita o tom da experiência.

93 pc
Excelente
"The Last Broadcast é uma história tocante envolta pela tragédia"

Pontos Positivos

  • Cenário muito bem construído
  • As questões morais que surgem não são gratuitas e trazem consequências inesperadas
  • Mesmo breve, o DLC desenvolve bem a relação entre Malik e Esma

Pontos Negativos

  • Pode ser linear demais em certos pontos, não dando incentivos para voltar a velhos cenários
  • O epílogo diminui um pouco o impacto emocional dos momentos finais

Voltar para notícia
Carregando...
Comentários
Participe agora deixando seu comentário Acesse sua conta
Carregando...
Este comentário foi apagado. Desfazer
+1
-1
Este comentário foi apagado. Desfazer
Responder Excluir Editar
+1
-1
Ver mais comentários Ver mais comentários