WWE 2K19: finalmente um jogo de luta livre divertido nesta geração

Desde que assumiu a licença de jogos da WWE, anteriormente da THQ, a 2K Games teve um desafio de realizar a transição da geração passada para a atual, entregando um jogo que pudesse atender às demandas de fãs e da própria WWE. Tudo isso, usando uma engine que vem sendo requentada há mais de 10 anos.

A cada capítulo anual, era possível notar algumas novidades interessantes, mas sempre soterrada por diversos problemas que acabavam tirando a graça do jogo, até mesmo no seu sempre hilário modo multiplayer.

Com o lançamento de WWE 2K19, a 2K Games finalmente encontrou um ponto de equilíbrio, trazendo os seus acertos e minimizando ao máximo os seus problemas, entregando o melhor título da WWE desde que assumiu a franquia. Como ela conseguiu fazer isso? A gente conta pra você.

Finalmente o jogador tem coisas para fazer

Nos últimos jogos da WWE, a 2K Games fez o desserviço de retirar vários modos, deixando o jogo apenas com partidas comuns (com alguns tipos de luta em falta) e um modo WWE Universe, que simula os shows semanais da empresa, e um modo carreira tão sem graça que ninguém se importava.

Em WWE 2K18, era possível notar que o jogo tinha uma base bem estruturada para fazer muito mais do que estava entregando, mas foi necessário chegarmos em WWE 2K19 para que tudo o que foi prometido se tornasse realidade.

O jogo viu o retorno do modo Showcase, um esquema que reconta rivalidades ou carreiras de lutadores queridos da WWE. Com vídeos bem editados e lutas com objetivos específicos para recriar momentos reais das lutas, o modo de 2K19 é focado na ascensão, aposentadoria e retorno de Daniel Bryan, um dos wrestlers mais populares da WWE na geração atual.

O modo, narrado pelo próprio Bryan, mostra desde o início da sua carreira até o seu grande retorno, com algumas surpresas no meio. Só isso já seria o suficiente para agradar parte dos fãs, mas a 2K Games resolveu trabalhar duro nesse ano e trouxe mais novidades.

Um dos modos mais legais do jogo é o modo Torre. Nele, o jogador escolhe diferentes torres para lutar o quanto puder. Cada uma traz especialidades, como lutas apenas contra um tipo de oponente, usando apenas um tipo de arma ou arena, etc.

Uma dessas torres é focada em AJ Styles, campeão dos pesos pesados da WWE e capa do jogo. Nela, você deve lutar contra boa parte do vestiário da WWE, até chegar no campeão.

A 2K Games conseguiu chamar atenção do público americano criando uma competição online em que quem conseguisse mais pontos, poderia jogar contra o próprio Styles e concorrer por US$ 1 milhão de dólares. Como estamos no Brasil, ficamos felizes só com o modo de jogo divertido.

Só que esses modos não são tão interessantes como o revitalizado modo Carreira de WWE 2K19.

A volta de uma história decente para o modo MyCareer

Parece estranho que um jogo de luta tenha como seu modo carreira o elemento mais interessante, mas contar histórias é parte integral. Nos títulos anteriores, a 2K Games incluiu um modo carreira bem fraco, em que a trama era basicamente inexistente. Por isso, era muito fácil abandonar tudo pela metade.

Já em 2K19, depois de vários anos sem uma história envolvendo o personagem criado pelo jogador, vemos uma trama divertida, em que suas escolhas afetam a maneira como tudo é contado e com uma evolução bastante interessante.

Este ano, você controla um wrestler que ainda participa de lutas independentes, fora da WWE. Um dia, ele recebe uma proposta de contrato pela empresa, apenas para ver tudo se perder. A partir desse momento, você deve construir seu nome para mostrar que merece estar no topo da indústria do pro Wrestling.

O modo traz lutadores dublados, as lutas são divertidas e cheias de objetivos e você sente que está evoluindo. Existem podcasts que comentam o que você tem feito, interações com outros wrestlers para enriquecer a trama. Parece que a 2K Games foi testando as águas nos últimos anos e tentou tudo o que aprendeu na edição desse ano do jogo.

E as lutas?

Falamos muito sobre o conteúdo desse ano, mas e as lutas, como ficaram? Se você jogou os últimos jogos da WWE lançados pela 2K Games, não encontrará quase nenhuma grande mudança neles. Existem alguns refinamentos de controles, melhoria no sistema de reversals, mas nada muito drástico.

Ainda faz falta um título um pouco mais arcade, como o saudoso WWE All Stars, mas parece ter sido encontrado um equilíbrio entre tentar simular uma competição de Wrestling e cair na galhofa. Tanto é que o jogo traz modo cabeção, com gráficos distorcidos, tudo para deixar as lutas ainda mais divertidas.

Muitos fãs da WWE gostariam que a 2K Games não lançassem títulos anuais exatamente para ter tempo de revitalizar o sistema de luta, mas já está bastante claro que uma alteração desse nível talvez seja possível apenas na próxima geração de consoles, com uma nova engine (isso se não resolverem requentar a atual mais uma vez).

Jogando com amigos fica muito mais divertido

Até mesmo quando estavam recheados de defeitos, os jogos da WWE têm no seu modo multiplayer o ás na manga. É impossível não se divertir ao reunir mais cinco amigos, cada um escolher um lutador e tentar vencer um combate. Alianças são feitas na hora, traições acontecem a todo momento e a palavra que melhor resume tudo é “pandemônio”.

WWE 2K19 não poderia ser diferente e traz tipos de luta legais o suficiente para render várias horas de diversão com seus amigos. O modo online apresentou leves problemas no seu lançamento, mas durante nossos testes, funcionou muito bem em lutas contra amigos ou estranhos encontrados por matchmaking.

Um dos pontos mais legais do jogo, que já era presente nos títulos anteriores, é a possibilidade de baixar lutadores criados pela comunidade. É incrível ver o trabalho de fãs para recriar wrestlers que não foram incluídos no game, seja por trabalharem em outras empresas ou terem saído brigados da WWE (CM Punk, estamos olhando para você).

Se isso não fosse legal o bastante, fãs também resolvem usar toda a sua habilidade para colocar no jogo Mario, Sonic, Kratos, Gollum, Homem-Aranha, Batman, Walter White, Ursinhos Carinhosos (não estamos de zoeira, isso existe ali no meio) e criar os combates mais bizarros (e hilários) possíveis.

A 2K Games continua com a atitude de limitar o número de downloads diários de criações da comunidade, algo que faz certo sentido, para não sobrecarregar os servidores, mas também prejudica aqueles que gostariam de armazenar o maior número possível de lutadores novos para usar contra seus amigos (ou inimigos).

Incrível como um bom main event do Wrestlemania

WWE 2K19 é um jogo divertido. Ele ainda tropeça em algumas coisas, como a não inclusão de lutadores em alta na empresa, como o atual campeão do NXT, Tomaso Ciampa, mas isso acaba sendo contornado com as criações da comunidade.

É interessante como todos os defeitos de WWE 2K19, e talvez de toda a franquia, podem ser contornados pela própria comunidade. Jogos da WWE e de Wrestling em geral ocupam um nicho dos games de luta, já que são voltados para um público bem específico.

Quem não assiste futebol toda semana pode pegar um novo FIFA ou PES e sair jogando. O mesmo pode ser dito de outros esportes e até mesmo jogos de luta.

Independente do estilo que você prefere, jogos de luta conseguem abordar um público bastante amplo. Jogos de luta livre parecem ser feitos exatamente para fãs de luta livre, sem tentar trazer alguém de fora para jogar junto.

Existiram algumas tentativas no passado, sendo a mais recente WWE All Stars, de 2011, mas tudo o que foi feito depois, englobando a franquia WWE 2K e até mesmo a série Fire Pro, é necessário ser fã de Wrestling para gostar desses jogos.

A vantagem de WWE 2K19 é que a 2K Games parece finalmente ter entendido isso e, apesar de ainda vacilar em alguns momentos, parece mais ligada no que esse público quer ver nos seus jogos de luta livre. Os gráficos poderiam ser melhores, mas a apresentação está boa o suficiente por ora. A narração, um ponto sempre bastante irritante dos jogos da WWE, ficou boa na edição desse ano, mostrando que a 2K está ouvindo o que os fãs estão falando.

Caso a empresa continue desse jeito, algo que vem mostrando ainda tímida com a sua evolução anual, o futuro pode ser brilhante para os jogos da WWE. Quem sabe, aí até quem não é muito chegado em luta livre não vai conseguir ignorar esses títulos.

Compre com o menor preço:
85 ps4
Ótimo
"A 2K Games parece ter começado a ouvir os fãs da franquia, apresentando o melhor jogo dela nessa geração na forma de WWE 2K19"

Pontos Positivos

  • Retorno do modo Showcase
  • Modo MyCareer revitalizado
  • Mais conteúdo e não somente roster maior
  • Narração não parece mais tão engessada

Pontos Negativos

  • Sistema de combate continua exatamente a mesma coisa, ainda trazendo defeitos
  • Alguns lutadores parecem não ter sido escaneados direito, não lembrando suas versões de carne e osso
  • Limite de download de criações da comunidade

Outras Plataformas

85 pc
85 xbox-one

Voltar para notícia
Carregando...
Comentários
Participe agora deixando seu comentário Acesse sua conta
Carregando...
Este comentário foi apagado. Desfazer
+1
-1
Este comentário foi apagado. Desfazer
Responder Excluir Editar
+1
-1
Ver mais comentários Ver mais comentários