Muita ginga e diversão no Kinect

Apesar de muitos jogadores fazerem cara feia quando o assunto é jogo de dança, devo confessar que sou um grande fã do gênero, sobretudo da franquia Just Dance. Desde sua estreia no Wii, a série se destacou por aliar uma playlist bem variada e divertida com uma jogabilidade simples que aproveitava muito bem os sensores do movimento — o que fez com que o título fosse um dos mais bem vendidos desta geração.

Um dos segredos do sucesso da Ubisoft com o game rítmico foram exatamente as melhorias constantes em cada sequência. Se as primeiras inovações se resumiam a canções com duetos e a uma loja online para novas coreografias, o estúdio foi além com Just Dance 3 e trouxe o game para os demais consoles, incluindo o Xbox 360, onde o uso do Kinect traz uma nova forma de se dançar em frente à TV.

Como dito anteriormente, é preciso deixar o preconceito de lado e relembrar que, antes de trazer gráficos de última geração ou reproduzir uma experiência realista, o propósito dos video games é divertir. Nesse aspecto, Just Dance 3 consegue ser uma ótima aposta para quem gosta de chamar os amigos para se divertir em uma festa ou uma reunião de família — ainda mais após a Ubisoft trazê-lo para o Brasil por apenas R$ 99.

Img_normal

A versão para Xbox 360 consegue ir além, pois o Kinect realmente faz diferença na jogabilidade, apesar de seus pequenos problemas. Poder se movimentar sem ter de usar um controle é algo realmente interessante, principalmente quando há quatro pessoas disputando a coroa de melhor dançarino.

Assim como nos jogos anteriores, Just Dance 3 não vai te ensinar a dançar. Os passos são muito exagerados e cansativos, mas não menos divertidos. Trata-se de um jogo que merece ser conferido até mesmo por aqueles que ainda acham que os jogos se resumem apenas a sangue e explosões.

Disfruta de la fiesta

Para começar a se divertir com Just Dance 3, primeiramente, é preciso colocar o preconceito de lado e estar disposto a dar risada com seus amigos. O game, assim como seus antecessores, é totalmente voltado à jogatina multiplayer, o que significa que ele é perfeito para os momentos em que você reúne a galera em sua casa ou em alguma festa.

Sob esse aspecto, o título mantém-se muito fiel à sua origem no Wii, seja pelos movimentos exagerados e cansativos ou pela possibilidade de os jogadores entrarem e saírem a qualquer momento da música. A diferença, no entanto, é que o Kinect dá uma nova dinâmica, pois não é preciso apenas mexer apenas um braço, mas o corpo inteiro. Quem jogou as edições anteriores, no entanto, não irá estranhar a melhoria e até se sentirá familiarizado, pois agora é mais fácil “entrar” na brincadeira.

Outra novidade são as coreografias feitas para quartetos, o que obriga cada jogador a realizar um movimento diferente. Apesar de exigir muito espaço para isso, é inegável que a bagunça generalizada que surge é engraçada e rende boas risadas, sendo o grande ponto alto do título.

Img_normal

Adicione a isso a grande quantidade de canções, que passam desde músicas bem populares (como “Pump It”, do Black Eye Peas) a outras trilhas menos conhecidas, como “Let’s Go to the Mall”, da série “How I Met Your Mother”.

Pura ginga

Por ser um jogo voltado principalmente para a experiência multiplayer, Just Dance não tinha algo que motivava os jogadores a dançarem sozinhos, o que fazia com título fosse posto de lado em pouco tempo. No entanto, com este lançamento, a Ubisoft adicionou um recurso que visa corrigir esse pequeno problema.

O sistema de Mojo utiliza as estrelas obtidas ao fim de cada música para habilitar novos modos, ampliando a já extensa playlist com desafios extras. Isso ajuda também a ampliar a vida do game, pois afeta diretamente as coreografias. Em alguns casos, por exemplo, há uma mistura de movimentos de todas as músicas que torna difícil a memorização dos passos. Sabe aquele amigo que decorou todas as ações e consegue pontuar muito mais que os outros? Pois isso não existe mais.

Img_normal

Dance do seu jeito

Outra novidade que faz sua estreia na versão para Xbox 360 de Just Dance 3 é o modo Just Create. Como o próprio nome sugere, trata-se de uma área destinada para que você crie suas próprias coreografias, substituindo a figura do dançarino por uma representação colorida de quem está na frente do Kinect.

São três modos diferentes, desenvolvidos pensando na desenvoltura de cada um. No caso de Coach Me, o usuário deve reproduzir os movimentos do boneco presente na tela, para que, no resultado final, sua figura mantenha os passos clássicos da música.

Img_normal

Na contramão disso está o Free Style, que dá total liberdade para os dançarinos de plantão. Você pode escolher um das diversas canções disponíveis e refazer completamente a coreografia, dando um toque pessoal à brincadeira. Por fim, há o Dance Off, que alterna entre a ação básica do game e a ginga de cada um.

O mais interessante do Just Create é que todo o conteúdo criado pode ser compartilhado para outros usuários da Xbox LIVE. Ao terminar sua gravação, basta aceitar a solicitação de envio para que qualquer pessoa do mundo baixe seu estilo de dança e o reproduza.

Pisando no pé

Apesar de ser uma das grandes novidades de Just Dance 3, o Kinect também tem seus problemas. Primeiro, porque ele exige muito espaço para que grupos um pouco maiores possam dançar com tranquilidade. Nos testes realizados pelo Baixaki Jogos, por exemplo, tivemos incontáveis tropeções e tapas — como pode ser conferido no vídeo abaixo.

Além disso, o sensor também peca por ser extremamente sensível. Isso pode ser percebido já durante a seleção de músicas, pois é muito comum você escolher outra opção sem querer. Embora seja possível alternar para o joystick, devemos concordar que não é a mesma coisa e, quem opta pelo Kinect, não pretende usar o controle.

Outro ponto é a própria identificação dos movimentos. Em relação às demais versões, Just Dance 3 para o Xbox 360 é muito mais fácil, pois o periférico reconhece qualquer movimento, atribuindo uma pontuação. Isso é tão absurdo que, em determinado momento, o Kinect reconheceu um espectador que estava apenas assistindo à dança e fez com que ele acabasse a música com três estrelas!

Compre com o menor preço:
88 xbox-360
Ótimo