Pronto para a festa? [gameplay]

Uma das séries mais populares de dança existentes no mercado atualmente, Just Dance recebeu a sua quarta edição no começo de outubro. Contando com 44 novas músicas (e, consequentemente, coreografias), o jogo promete ajudar a tornar inesquecível qualquer festa.


Além disso, a Ubisoft adicionou uma série de novos recursos tanto para prolongar o game para os dançarinos solitários que gostam de treinar cada passo em casa, tanto para que a pista de dança em sua casa nunca pare após todo mundo conhecer todas as faixas que integram o pacote.

Para ficar por dentro de todas as mudanças e novidades (tanto positivas quanto negativas), acompanhe nossa análise para baixo para descobrir os novos passos que Just Dance 4 está trazendo. Pronto para fazer brilhar o dançarino que existe em você?

Da mesma forma que em edições anteriores, o Kinect faz muita diferença e dançar livremente na frente do video game é algo muito divertido, mesmo com eventuais problemas de reconhecimento de jogadores passíveis de serem enfrentados por conta da câmera do aparelho.

Para quem já possuía as edições anteriores da série, a maior novidade mesmo fica por conta das mais de quarenta músicas que integram o pacote do que por qualquer mudança nos modos de jogo.

Ainda assim, Just Dance 4 mantém a tradição oferecida pelos games da série e é capaz de sustentar praticamente sozinho qualquer festa em que o público esteja disposto a não ficar parado. Desse modo, mesmo se jogos de dança não forem a sua praia, a experiência continua encantadora e divertida!

Leve a diversão para a sua festa

Apesar de ser possivelmente possível jogar sozinho, Just Dance 4 (assim como os outros games da série) é um daqueles games que merece ser jogado com toda a galera reunida. Assim, seja numa festa com todo o pessoal ou apenas com um grupo de amigos em casa, o game garante diversão para praticamente qualquer ocasião.

Assim, tentar copiar a coreografia que aparece na tela garante risadas tanto para quem assumiu o papel de dançarino da vez como para aqueles que estão apenas assistindo os seus amigos mostrando as suas habilidades (ou pagando mico) na frente do videogame – algo que pode ser visto com clareza em nosso gameplay, onde boa parte da equipe da NZN mostrou que é (ou não) pé de valsa.

Passos de dança cada vez mais ousados

Um dos aspectos mais interessantes de Just Dance 4 (e que oferece boa parte da diversão) é o fato de que a lista de músicas disponíveis no jogo é bastante variada e feita para agradar a todos os estilos.

Há desde sucessos atuais (como “Moves Like Jagger” do Maroon 5 e “Call Me Maybe” de Carly Rae Japsen) a clássicos como “Never Gonna Give You Up” de Rick Astley (facilmente, uma das melhores coreografias do game) e “The Final Countdown” do Europe.

Apesar dos estilos diferentes e variados, a equipe responsável pela criação das discografias ousou bastante e criou passos bastante divertidos, especialmente nas músicas com coreografias para duplas e quartetos.

Dessa forma, prepare-se para realizar os passos mais malucos, como ter que saltar enquanto seu amigo rola no chão durante os momentos mais empolgantes de “The Final Countdown”, e mostrar toda a sincronia do mundo em músicas como “What Makes You Beautiful” do One Direction (aquela do “eu gosto mais quando vamos pra Baleia”).

Variando a coreografia

Você e seus amigos já sabem cada passo da coreografia? Não tem graça enfrentar o dono porque ele não dá chance para ninguém? Pois a Ubisoft encontrou uma solução bastante interessante para prolongar jogatina e manter o seu interesse pelo game.


Isso se dá pelo retorno do Mojo – uma espécie de sistema de experiência que agracia o jogador com variações de coreografia, mash-ups entre as músicas do game e novas dificuldades. Dessa forma, além de renovar o conteúdo, o game também encontra uma forma de tornar interessante até mesmo aquela música cuja coreografia oficial você achou meio estranha.

Suando e emagrecendo

Se na companhia de seus amigos você não se empolgar para dançar sozinho, Just Dance 4 marca o retorno do modo Just Sweat, no qual a Ubisoft oferece uma série de exercícios baseados nas coreografias para você realizar em frente ao video game.

É possível escolher sessões completas (com direito a aquecimento) com diferentes durações (10, 25 ou 45 minutos), montadas para se adaptar melhor ao preparo físico de cada jogador. Ao mesmo tempo, um contador indica quantas calorias os exercícios ajudaram você a perder. Apesar de não ser o modelo de exercícios ideal (uma vez que o jogo não oferece relatórios específicos a respeito de seu desempenho), certamente é uma maneira bastante divertida de tentar manter a forma.

Interface da complicação

Se você acompanhou o gameplay ao vivo de Just Dance 4 realizado pelo BJ, deve ter notado a dificuldade inicial que a nova interface do jogo apresenta. Em vez de manter o estilo dos games antigos (que seguia a linha dos controles do Kinect no próprio menu principal do Xbox 360), a Ubisoft preferiu modificá-lo para um grande cursor em forma de mão.

O grande problema é que esse cursor peca bastante em precisão, além de que sua utilização para selecionar músicas e modalidades é bastante confusa. Apesar de isso acabar não interferindo na jogabilidade dos modos principais de jogo, a nova interface certamente dará muito trabalho (desnecessário) para os jogadores.


Indicações falhas

Os quatro jogadores de Just Dance 4 são identificados por uma cor. Especialmente nas danças com coreografias para quatro pessoas distintas, no entanto, o game apresenta um pequeno problema: a cor dos dançarinos na tela é diferente da dos personagens.

Enquanto a princípio isso pode ser resolvido com a posição na tela, as firulas e rodopios das coreografias mais ousadas (e mais divertidas) gera diversas confusões e muitas vezes é possível perder-se no game – algo que poderia ser evitado se a cor dos dançarinos fosse a mesma da utilizada por cada jogador.

85 xbox-360
Ótimo