Novo material pode acelerar o processamento de eletrônicos

1 min de leitura
Imagem de: Novo material pode acelerar o processamento de eletrônicos
Imagem: 2D Materials Mag

Um novo material descoberto por físicos da Ames Laboratory pode trazer um enorme salto nas tecnólogas que utilizamos atualmente. O PtSn4, uma liga de platina e estanho, chamou a atenção dos cientistas por sua estrutura eletrônica única, que permite que elétrons viagem por ele com uma velocidade que se aproxima à da luz – um fenômeno conhecido como a “Dispersão de Dirac”.

Embora o fenômeno em si não seja desconhecido, o PtSn4 é o primeiro a mostrá-lo de maneira tão eficiente. Isso porque a dispersão de Dirac depende dos assim chamados Pontos de Dirac, algo presente apenas em alguns poucos compostos; apenas em 2015, por exemplo, uma equipe de cientistas foi capaz de criar um material com alguns poucos pontos presentes.

O que impressiona no PtSn4, porém, é que ele está repleto desses pontos de Dirac o que o torna ainda mais eficiente na transmissão de elétrons. Não apenas isso: eles são tão próximos uns dos outros que chegam a formar linhas, assim batizadas de “Arcos de Dirac”.

Futuro promissor

As aplicações para o material, como você deve imaginar, são inúmeras. Segundo Adam Kaminski, um dos cientistas envolvidos no projeto, a aplicação do PtSn4 pode trazer enormes avanços eletrônicos, incluindo na velocidade e eficiência dos computadores, bem como no armazenamento de dados.

Infelizmente, ainda não há qualquer informação sobre possíveis planos para o PtSn4, seja para novos estudos ou em sua aplicação em outras tecnologias. Mas, considerando seu enorme potencial, ele provavelmente vai estar presente no mercado em um futuro não muito distante.

Qual nova tecnologia vai trazer um salto no processamento de nossos eletrônicos? Façam suas apostas no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.