Vire o mundo do Dr. Diggbone de cabeça para baixo, mas cuidado para não ficar tonto

Lara Croft engordou e parece ter tomado alguns hormônios a mais, transformando-se em um arqueólogo baixinho, bigodudo e sedentário. Desenvolvido pela Sarkaban Game Studio, Lazy Raiders apresenta um novo e nada energético protagonista, o Dr. Diggabone, em uma inusitada aventura na Xbox LIVE Arcade.

Antes de qualquer outra coisa é bom deixar claro que o Dr. Diggabone é um arqueólogo extremamente preguiçoso, ao ponto de não movimentar-se pelo cenário deixando todo o trabalho por conta do jogador.

Assim, ao invés de fazer com que ele ande para todos os lados você deve girar todo o ambiente para que ele deslize ao longo do labirinto (uma dinâmica bem similar aqueles tradicionais joguinhos de bolso cujo objetivo é girar o labirinto para fazer a bolinha cair no lugar certo).

Na verdade o conceito em si não é exatamente inovador, mas a maneira como a Sarkaban executa a ideia certamente confere algum valor ao jogo. Lazy Raiders é um jogo para quem gosta de puzzles e procura por algo diferente — mas atenção, se você sofre de labirintite ou se fica nauseado com alguma facilidade é melhor procurar por outro título.

De ponta cabeça

Um dos grandes trunfos de Lazy Raiders é a sua jogabilidade inventiva e proposta pouco usual. O tema é recorrente e o gênero já foi explorado a exaustão, no entanto, a Sarbakan fez um belo trabalho transformando uma ideia simples em um jogo realmente único.

Todos já estão acostumados com jogos de quebra-cabeça e labirintos, no entanto a dinâmica de jogo (baseada somente na manipulação do cenário e não do protagonista) torna o título mais diferenciado, divertido e desafiador.

Com a sua caraImg_original

Além do carismático e sedentário protagonista, o Dr. Diggabone, Lazy Raiders também oferece suporte para os avatares do Xbox 360. Assim, você poderá utilizar a sua contraparte virtual como personagem de jogo.

Nunca mais outra vez

Lazy Raiders também merece destaque no quesito valor de “rejogo”, ou seja, o título mantém-se interessante ao longo de várias partidas. Mesmo depois de terminado os desafios principais, você ainda poderá engajar-se na disputa pela liderança dos rankings online, mesmo porque cada estágio oferece mais de um objetivo (destruir todas as armadilhas, coletar todas as joias, todos os idolos de ouro e assim por diante).

Que beleza

Os visuais e a trilha sonora de Lazy Raiders são outro ponto forte do jogo. Os gráficos são polidos, rodam suavemente e apresenta uma escolha estética atraente, enquanto que a música e efeitos de som são condizentes e nada aborrecedores (algo comum nos puzzles).

Não é para os fracos

A dinâmica de jogo é realmente interessante, girar o cenário para fazer com que o protagonista deslize atrás da saída dos labirintos é realmente divertido e interessante. Porém, a movimentação da câmera é intensa e jogadores que sofrem de labirintite, ou que podem nausear-se com alguma facilidade, certamente sofreram um bocado com os giros e voltas da tela.

Finito

Img_originalLazy Raiders oferece mais de 70 fases, sendo que cada uma delas oferece vários desafios que vão além de encontrar a saída no menor tempo possível, no entanto o jogo é uma sinfonia de uma nota só. Não espere por algo muito diversificado. Os cenários são inteligentes, mas no final das contas não variam muito.

80 xbox-360
Ótimo