MediaTek Helio X30 deve ter núcleos mais poderosos e eficientes

1 min de leitura
Imagem de: MediaTek Helio X30 deve ter núcleos mais poderosos e eficientes

Em dezembro, a MediaTek vai colocar o seu processador Helio X20 no mercado e é bem provável que o vejamos surgindo em diversos smartphones ao redor do mundo. O modelo com mais recursos já produzido pela fabricante de semicondutores conta com dez núcleos de processamento e é considerado um dos grandes modelos do mercado, mas em breve ele não vai ser o mais poderoso da família.

De acordo com fontes ligadas à imprensa internacional, a MediaTek já está trabalhando com protótipos do sucessor dele: Helio X30. Ao que tudo indica, o novo componente vai contar com a mesma montagem do atual X20, mas com algumas modificações nos cores que trabalham ali. Confira abaixo quais são os núcleos do novo chip:

  • 4 x Cortex A-72 com clock de 2,5 GHz
  • 2 x Cortex A-72 com clock de 2,0 GHz
  • 2 x Cortex A-53 com clock de 1,5 GHz
  • 2 x Cortex A-35 com clock de 1,0 GHz

Assim como ocorre nas atuais versões do Helio, o novo modelo da MediaTek também vai contar com gerenciamento inteligente do CorePilot. Esse recurso pode ativar ou desativar núcleos de acordo com a demanda do consumidor, fazendo com que os aplicativos sejam rodados com a potência necessária e com economia de energia.

Vale dizer que um dos grandes trunfos do Helio X30 não deve estar nos clocks máximos, mas sim nos núcleos mais simples. Utilizando a arquitetura ARM A-35, o chip pode manter uma série de funções básicas em segundo plano sem gasto excessivo de energia.

......

O Helio X30 poderá desbancar os Snapdragon? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.