Análise de LEGO Indiana Jones: The Original Adventures

Diversão, desafio e bom humor. Tudo na dose certa.

Em uma palavra? Divertido. Bem divertido. Parece mesmo que a Traveler’s Tales está cada vez mais acertando o passo com a fusão “Lego+clássico-do-cinema”. Embora tenha herdado alguns pequenos deslizes dos jogos anteriores, Lego Indiana Jones parece encerrar uma mistura bem mais equilibrada entre diversão, desafio e humor.

Além disso, apesar de a Traveler`s Tales já ser considerada herege por profissão por alguns, posto que literalmente vem se tornando cada vez mais profissional em dar uma interpretação “distinta” aos clássicos do cinema, qualquer fã de Indiana Jones vai encontrar uma boa ligação entre o jogo e os três primeiros filmes, além de um humor simples e de bom gosto.


Prof. Jones

Caso alguém possa estar pensando, não, Lego Indiana Jones não tem nenhuma ligação com a trama da mais recente aventura do Prof. Jones no Reino da Caveira de Cristal. O foco está mesmo nos três filmes clássicos do herói: Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida, Indiana Jones e o Templo da Perdição e, finalmente, Indiana Jones e a Última Cruzada.

Entretanto, cada história é abordada de forma independente, sendo que as partes do jogo correspondentes a cada filme podem ser acessadas — já no início do jogo — através da Universidade Barnett, que serve como uma espécie de ligação entre todos os conteúdos do jogo (como uma galeria de arte bastante singular e um local para se colocar as relíquias coletadas ao longo do jogo).

Indiana, mais Lego do que nunca! O legado de Star Wars

Sim, muitos dos elementos e do conceito definidos por Lego Star Wars são ainda (plenamente) perceptíveis em Lego Indiana Jones; ainda bem. Quem espera encontrar os mesmos momentos de ação pura permeados por vários puzzles interessantes — mas não exageradamente difíceis — pode gastar suas economias sem medo.

Entretanto, algumas mudanças parecem dar sinais de que a fórmula Lego+vídeo game amadureceu um pouco e se tornou mais equilibrada. Isso é bastante perceptível nos puzzles espalhados pelo jogo.

Em Star Wars, após derrotar uma boa dúzia de inimigos, o jogador podia perder um tempo considerável tentando encontrar a solução para algum enigma um pouco menos óbvio. Isso acabava desanimando um pouco até o jogador mais fanático e completamente habituado a puzzles.

Desafiante, mas sem tirar a diversão

Em Indiana Jones, é claro, esses pequenos, mas substanciais desafios ainda existem. Entretanto, além de parecerem agora muito mais lógicos e inteligentes, um determinado item que insiste em ficar atrás de uma porta não fará com que se perca o ritmo do jogo. Os puzzles mais intrincados são colocados no jogo como uma espécie de desafio paralelo.

Falando francamente, é até bem difícil acreditar que a maioria dos jogadores normais consiga terminar a aventura principal desbloqueando algo mais do que 50% do total de desafios encerrados pelo jogo. Até porque, muitos deles sequer poderão ser resolvidos da primeira vez em que se visita os locais. Isso porque vários desafios vão necessitar das habilidades de personagens específicos que provavelmente não estarão liberados em um primeiro momento.

Além de melhorar grandemente o andamento do jogo, essa característica ainda dá uma vida útil muito mais longa, já que provavelmente não faltarão objetivos para se jogar novamente mesmo após ter terminado as partes principais.

Ainda em relação aos puzzles, uma boa adição são as novas fobias relacionadas a cada personagem, o que acaba também influenciando na resolução dos desafios. Um personagem particularmente avesso a ratos pode ficar totalmente paralisado, sendo necessário então que algo seja feito pelo seu companheiro. Mesmo o inabalável Indiana Jones mantém o seu famoso horror a cobras.

Ainda mais divertido no modo cooperativo

A qualidade e a disposição dos puzzles fazem de Lego Indiana Jones um dos melhores jogos de ação cooperativos disponíveis hoje no mercado. Em vez de simplesmente fazer com que dois bons amigos sigam por cenários sem fim derrotando uma infinidade de inimigos, o jogo traz alguns desafios muito bem colocados e que só podem ser resolvidos por dois personagens.

É, em alguns momentos o cenário pode atrapalhar um pouco, sobretudo quando os personagens se distanciam muito, o que pode ocasionar, por exemplo, uma queda meio sem propósito em algum buraco. Porém na maior parte das vezes o trabalho da câmera é bastante decente, e não diminui em nada a diversão de se realizar os objetivos em dupla — um estilo de jogo que, assuma-se, anda meio em baixa na atual geração de jogos.

Tio Jones não é brinquedo não! É claro que quem não puder contar com a ajuda de alguém ainda pode tentar uma parceria com a tenebrosa IA (inteligência artificial) do jogo, que algumas vezes até pode até estar inclinada a dar uma mão. Porém, não estranhe se, vez ou outra, o personagem ficar plantado esperando que o computador dê o ar da graça e faça a sua parte em um determinado puzzle.

Humor despretensioso

Uma das marcas registradas da série de jogos baseados em Lego são, sem dúvida, as animações contendo momentos de um humor despretensioso e bem colocado. Em Indiana Jones, é claro, isso também acontece. E pode ser mesmo bem engraçado ver o Indiana usando uma peruca para passar por guardas ou ainda o pai do herói simplesmente caindo no sono.

Além disso, não bastando toda sátira já feita com Star Wars no primeiro jogo, não se surpreenda se um certo vilão simplesmente começar a imitar o robô C3PO ou, ainda, um soldado estiver usando a máscara de Darth Vader.

Não é perfeito, mas é bem divertido

É claro que a jogabilidade ás vezes meio confusa do tipo “essa plataforma não deveria estar um pouco mais pra trás?” ou ainda a enorme má vontade da IA do ajudante controlado pelo computador podem decepcionar um pouco. Porém, de maneira geral, Lego Indiana Jones é sim um jogo bem divertido; sobretudo para se jogar em dupla.

Mesmo quem for um ignorante completo sobre Indiana Jones ainda pode se divertir bastante com vários puzzles inteligentes e muito bom humor. Não que conhecer os filmes e reconhecer aqui e ali traços familiares não seja bem interessante, é claro.

Portanto, para os fãs de jogos de ação de plantão, fica aí a boa dica para investir as economias. Até porque, provavelmente vai demorar um bom tempo para terminar todos os desafios.
Compre com o menor preço:
81 pc
Ótimo

Outras Plataformas

81 ps3
81 xbox-360