YouTube quer facilitar sua busca por vídeos virais com aba nova

1 min de leitura
Imagem de: YouTube quer facilitar sua busca por vídeos virais com aba nova

Os vídeos virais têm um efeito temporário na internet e geralmente são disseminados quando algo inesperado, criativo ou simplesmente inútil cai nas graças do público. O YouTube quer facilitar a busca por esse conteúdo através de uma nova aba “Trending”, que está visível na página principal do serviço em dispositivos Android e iOS.

A Google anunciou a novidade no blog oficial do YouTube. A aba utiliza um algoritmo baseado em comentários, visualizações e “referências externas”. Além disso, ela reúne todos os vídeos selecionados em um único lugar, em vez de recomendá-los dentro da homepage do site.

Localização do usuário pode interferir em sugestões

O conteúdo apresentado pela guia pode variar sutilmente dependendo da localização do usuário, mas isso nada tem a ver com o histórico de visualização.

A versão do Trending para Android, por exemplo, permite que os usuários selecionem categorias específicas, como música, games e notícias, mas essa funcionalidade ainda não está disponível em outras plataformas.

Os vídeos sugeridos são materiais que entraram no site três dias antes da pesquisa, no máximo. A aba pode não ser uma substituta definitiva dos portais que noticiam esses virais – inclusive o TecMundo –, mas é atualizada regularmente e oferece uma quantidade decente de vídeos com potencial para viralizar. Talvez isso seja o suficiente para justificar sua existência.

YouTube lança aba que facilita a busca por vídeos virais: o que você achou da novidade? Comente no Fórum do TecMundo.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.