Imagem de Lock's Quest
Imagem de Lock's Quest

Lock's Quest

Nota do Voxel
84

Um dos poucos RTSs adequados para DS

Quem se arrisca com o gênero estratégia para DS tem pelo menos 70% de chance de se decepcionar. Parece que os desenvolvedores enfrentam dificuldades para criar algo adequado para a plataforma, são poucos os títulos que merecem destaque – Final Fantasy Tactics A2 tem direito a holofotes.

No entanto, a 5th Cell conseguiu criar uma produção de qualidade que equilibra com sucesso uma aventura em um tower defense com cara de RPG tradicional. O estúdio também é responsável por duas obras de sucesso: Drawn to Life e Scribblenauts. Portanto, podemos valorizar sem medo Lock’s Quest.

O game conta a história de Lock, um archineer (profissão que mistura engenheiro, arquiteto, mecânico e feiticeiro) que por acaso se envolve no confronto entre as forças do reino contra Lord Agony, vilão que passou a liderar o exército de clockworkers – máquinas desalmadas que já foram combatidas em outras guerras. Tudo acontece pela procura de um precioso recurso mágico chamado source, usado para fabricar clockworkers e construir defesas.

Como Lock, você anda por trilhas em um grande mapa, ao melhor estilo Super Mario Bros., para selecionar uma fase. Nos cenários, é possível explorar o terreno livremente, mas apenas para achar absolutamente nada – com exceção de dois minigames em uma cidade – além de diálogos dispensáveis. Ainda assim, é uma boa ideia estudar o local "caso" os inimigos ataquem – eles sempre atacam.

Durante uma peleja, o jogador não terá descanso, pois é preciso manter em forma as linhas defensivas ao mesmo tempo em que se utiliza o herói para dar algumas bordoadas nos invasores. Ainda bem que o game oferece alguns curtos intervalos – cerca de dois minutos entre os dias, já que todos os clockworkers param de funcionar em um determinado horário – para que defesas possam ser erguidas, consertadas ou remodeladas sem os robôs invadindo.

As condições de vitória costumam ser defender pessoas ou poços de source, sempre com Lock parecendo uma criança brincando de castelo sozinho. Ocasionalmente o jogador precisa sair na ofensiva no modo single player, algo que inevitavelmente será pedido, mas são raras as vezes. De qualquer jeito, a tarefa envolve investir esforços de forma repetitiva em diferentes desafios.

Múltiplos tipos de construções são liberados com o progredir do enredo, diversificando as opções de muros, turrets (torres defensivas), armadilhas e "ajudantes" (que servem para aumentar os atributos de edifícios próximos). A quantidade total de itens no cardápio é pequena, mas satisfatória ao oferecer apenas melhorias necessárias.

Todavia, os clockworkers também recebem versões alternativas para atacar, e se tornam unidades poderosas com irritantes especialidades. Não é difícil ter a vida arruinada por cavadores de túneis subterrâneos e bichos voadores, os quais só podem ser impedidos por construções específicas.

Há também um belo modo multiplayer que põe os jogadores cara a cara em um duelo – por conexão local, sendo necessária uma única cópia do título – em que além de defender é permitido atacar com tropas de clockworkers, definindo rotas e tipo de unidades para cada invasão. As partidas podem demorar bastante se ninguém der rush (termo para quando um jogador invade rapidamente com tudo).

Em resumo, é um jogo desafiador – que permite ajustar a dificuldade entre fácil, normal ou difícil – e força ao jogador pensar um pouco a respeito das melhores posições de defesas e atitudes em campo de batalha. O design da obra torna a tarefa viável sem comprometer a diversão.

Sim, vale a pena, especialmente se você gosta de estratégia e tower defense. Como mencionado, o jogo disfarça muito bem a repetição e é difícil se cansar de repelir os clockworkers – mesmo porque você precisa estar ativo em campo de batalha.

O único jeito de não se divertir é não gostando da mistura de gêneros. Outra possibilidade negativa é sentir falta de mais conteúdo. Seja como for, Lock’s Quest é um título altamente recomendável para a sua coleção de jogos de Nintendo DS.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.