Câmera que capta luz em 360º promete criação de 'ambientes digitais reais'

2 min de leitura
Imagem de: Câmera que capta luz em 360º promete criação de 'ambientes digitais reais'

Depois de lançar uma câmera retangular capaz de alterar o foco entre os planos já registrados em uma fotografia, a empresa responsável também pela parruda máquina digital Illum revelou hoje (5) uma tecnologia que pode revolucionar todo o campo da realidade virtual (RV). Sob o nome de Lytro Immerge, a nova solução da companhia consiste em uma câmera profissional dedicada à projeção de ambientes em RV através da análise das dinâmicas dos campos de luz capturados.

A invenção anunciada tem o objetivo de funcionar como uma ferramenta aprimorada de criação de conteúdo digital, conforme explica Jason Rosenthal, CEO da empresa. Segundo o executivo, tudo começou quando a portátil Illum ainda dava seus primeiros passos junto das gôndolas do mercado. “Começamos a ouvir de todos esses criadores de conteúdo de RV que as tecnologias que envolvem o estudo da luz são basicamente o único jeito de atingirmos o que queremos”, comenta.

O funcionamento de Lytro foge à tradicional captura de imagens em 2D para a simulação de ambientes em 3D e dá lugar à gravação em 360º de todo o campo de luz que compõe a cena que se quer reproduzir. O formato em esfera da câmera, assim, favorece a captação da iluminação através de um sensor de RV – suas cinco camadas contêm, cada uma, um anel de câmeras e sensores, o que resulta na geração de dados precisos acerca do ambiente fotografado.

“Entre três ou quatro vezes a mais de informação e resolução em comparação com as câmeras da atualidade é captada a partir de cada uma das camadas, e estamos [fazendo a captura] por cinco vezes”, complementa o Rosenthal. Grosso modo, o foco da empresa com o aprimoramento da tecnologia de Lytro é recriar o mundo real através de um ambiente totalmente digital.

Também de acordo com o executivo, a recriação fiel da profundidade de campo (efeito Parallax) do cenário real pode ser feita a partir da incorporação de elementos de computação gráfica; o usuário seria livre para interagir com o modelo virtual renderizado a partir de um óculos de RV.

Hardware e desenvolvimento

Junto da câmera, uma central poderosa de processamento de dados e um plugin para editores de vídeos (como Final Cut Pro ou Adobe Premiere Pro) estão sendo desenvolvidos. A Lytro, vale dizer, não está sozinha nesta empreitada: startups como Vrse e WeVR, bem como os estúdio cinematográficos Disney e Warner Bros., têm mantido relações com a empresa no sentido de aprimorar todo o sistema.

“Estamos em uma fase inicial de migração do 2D para o 3D no campo da iluminação. Nosso objetivo foi sempre entender a forma como estamos fazendo essa transição e como podemos construir uma plataforma para isso”, arremata o diretor-executivo da Lytro. O lançamento da câmera em 360º para estúdios de criação de conteúdo digital está previsto para o primeiro trimestre de 2016.

  • Assista ao vídeo de apresentação da câmera Lytro Immerge aqui, em inglês.

...

A experiência física será um dia substituída integralmente por tecnologias de realidade virutal (RV)? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.