Parece mas não é: 4 smartphones chineses que copiam modelos consagrados

3 min de leitura
Imagem de: Parece mas não é: 4 smartphones chineses que copiam modelos consagrados

Boa parte da tecnologia que temos atualmente é da China. Mesmo os aparelhos coreanos ou norte-americanos são fabricados em território chinês. E ao contrário do que se imagina, isso não significa que estejamos diante de produtos ruins. Muito pelo contrário, há ótimos dispositivos sendo produzidos por lá e você pode conferir mais por este link.

Mas apesar de atualmente já existir um bom número de empresas chinesas que investem seu tempo e capital para produzir smartphones originais e tecnologias próprias, o país ainda é mais conhecido por seus celulares que imitam modelos top de linha de grandes empresas do setor - são os chamados “xing-ling”. Confira agora quatro modelos de smartphones chineses que “se inspiram” em celulares bem conhecidos.

Goophone S6

A Goophone é uma espécie de autoridade quando o assunto é modelos xing-ling - a empresa produz uma série de imitações baseadas em diversos modelos. Um dos mais conhecidos e também semelhantes ao seu original é o Goophone S6, uma imitação do Samsumg Galaxy S6.

Visualmente, ambos são muito parecidos, porém, em termos de performance o Goophone deixa muito a desejar: a versão “top” desse xing-ling possui display HD, 1GB de memória RAM, processador 8 core de 1.7 GHz, 8GB de memória interna e câmera de 8MP. Em comparação, o Samsung Galaxy S6 tem tela com resolução 2560x1440, memória RAM de 3 GB, processador 8 core 1.8 GHz, memória de 128 GB e câmera de 16 megapixels.

Sophone I6S Plus

Foi só o iPhone 6S Plus ser anunciado que as suas imitações surgiram. Uma das mais destacadas é o Sophone I6S Plus, que impressiona por seu visual muito semelhante ao do aparelho da Apple: além do acabamento, o sistema Android 4.2 do aparelho tem um tema que se assemelha bastante ao flat design presente na versão 8 do iOS.

Porém, é claro que esse xing-ling nem se compara ao seu modelo original em termos de hardware e desempenho. O Sophone I6S Plus possui processador de 1.4 GHz, câmera de até 8MP e memória RAM e armazenamento de, no máximo, 1GB e 8GB respectivamente e câmera com 8MP. Já o iPhone conta com processador 2 GHz Dual Core, RAM com 2 GB, memória de 128GB e câmera de 12 MP.

HDC X

A Motorola tem se destacado nos últimos anos por crescer no segmento de smartphones com aparelhos que trazem grande custo-benefício por apresentarem boa performance e preços acessíveis. Esse crescimento chamou a atenção e logo gerou suas cópias, como o HDC X, uma imitação de um dos modelos mais bem sucedidos da marca, o Motorola X.

Por fora, o HDC X poderia muito bem enganar quem estivesse procurando pelo Moto X - e não percebesse a falta do logo da Motorola. Já “por dentro” é bem diferente do modelo que o inspirou. O HDC X conta com tela HD de 4,7 polegadas, 1 GB de RAM e 4 GB de armazenamento e processador quad-core de 1.2 GHz. Compare com o Moto X, que também possui tela HD de 4,7, mas que além disso traz 2 GB de memória RAM, armazenamento com espaço de 16GB e processador 1.7 GHz Dual Core.

Wico C1

A LG é outra empresa que vem ganhando espaço no ramo de celulares com modelos que impressionam especialmente pelo design. Até bem pouco tempo, ainda não existia no mercado nenhuma versão cópia de algum aparelho da marca - porém, isso mudou quando a Wico lançou o C1.

O Wico C1 é uma “versão” do LG G3, um dos mais recentes top de linha da marca. O C1 impressiona muito pelo design e acabamento, que além de ser extremamente similar ao G3, ainda é mais fino e leve do que a sua versão original. Já o hardware é bem diferente: processador quad-core, 1GB de RAM e 8GB de armazenamento. Em comparação, o G3 traz o processador Qualcomm Snapdragon 801, memória RAM com 3GB e armazenamento de 32GB.

....

Esse post foi uma colaboração do Humberto Puperi da Cinco TI.

Você teria um smartphone que é uma cópia chinesa? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.