Capacidade de interagir com objetos físicos estreia no Google Chrome

1 min de leitura
Imagem de: Capacidade de interagir com objetos físicos estreia no Google Chrome
Imagem: Android Headlines

O navegador para dispositivos móveis da Google vai ganhar uma nova função bastante interessante: ele será capaz de interagir com certos objetos físicos específicos, como pontos de ônibus, cancelas de estacionamento, máquinas de vendas etc., para obter informações diretamente na tela de seu smartphone ou tablet, sem a necessidade de fazer a leitura, por exemplo, de um QR Code ou algo parecido.

Esse recurso já vinha sendo testado em sistemas com iOS e, para não ficar para trás, a Google tratou de incluir essa função, que chamam de Physical Web (web física), na versão 49 do Chrome. Tudo ainda está em fase de testes, mas deve ser implantado para todos os usuários muito em breve.

Como funciona?

A Physical Web da Google vai funcionar assim: quando você se aproximar pela primeira vez de um ponto equipado com esse recurso, você vai receber uma notificação pedindo para ativá-la. A partir daí, sempre que você estiver perto de um objeto com o qual for possível interagir dessa forma, seu smartphone ou tablet vai notificá-lo.

A partir daí, essa função pode ser usada para qualquer coisa. O usuário vai receber informações direto no dispositivo móvel, dados como preços, horários, localizações e muito mais. Durante a última CES, que aconteceu em janeiro deste ano na cidade de Las Vegas, a Google espalhou pelo pavilhão de exposições mais de 1,5 mil pontos que ajudavam as pessoas a se localizarem dentro da feira.

Resta agora descobrir se esse recurso realmente vai se tornar algo útil e viável para ajudar a informar as pessoas com mais praticidade e rapidez.

Você acha que a interação de dispositivos móveis com objetos vai se tornar popular nos próximos anos? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.