Nem Baby Mario escapa das corridas alucinantes de Mario Kart Wii.


A série Mario Kart, como muitos sabem, possui fama internacional no vasto mundo dos videogames. Iniciada originalmente no Super Nintendo com o game Super Mario Kart em 1992, a franquia acabou ganhou espaço com suas corridas intensas e dinâmicas, sempre com o auxílio de itens para atrapalhar os concorrentes ou para ganhar posições mais facilmente. O GameBoy Advance, o GameCube e o Nintendo 64 foram plataformas também contempladas pela bombástica série.

Então, chegou a vez do Wii. Muitos gamers estavam aguardando ansiosamente para conferir o game em um console de última geração. Os aspectos de jogos modernos, como jogabilidade simples e completa, modalidades multiplayer envolventes e funcionalidade online cativante, são apresentados de maneira impressionante neste novo título da Nintendo.


 

Um jogo acessível e completamente insano

Os players, em um primeiro contato com o game, logo sentirão a vontade de embarcar no modo principal do jogo, denominado Grand Prix. Ao todo, são 12 competidores brigando para vencer em um evento envolvendo quatro circuitos. Três diferentes configurações são exibidas ao gamer, dentre elas as de dificuldade, tradicionalmente envolvendo 50, 100 e 150 cilindradas do motor dos veículos.

São quatro conjuntos de pistas inicialmente disponíveis ao jogador, sendo que há outros quatro que podem ser desbloqueados na medida em que as etapas iniciais são vencidas. Ao todo, há 32 pistas, visto que metade delas são exclusivas da versão do Wii, enquanto as outras são adaptações dos circuitos presentes em versões anteriores. A variedade é ótima, mas as diferenças estruturais, dinâmicas e até mesmo gráficas chegam a ser brutais em algumas comparações entre o velho e o novo.

A jogabilidade permanece a mesma: simples e direta. No Wii, há algumas pequenas adições em certos pontos, como a inclusão do acessório Wii Wheel na compra do game. O controle Wii Remote pode ser acoplado a esse periférico para que o gamer se sinta mais à vontade na hora de correr nas pistas de Mario Kart Wii.

Mario salta a grandes alturas no novo Mario Kart.
 
Brincar com o Wii Wheel é sinal de diversão garantida, mas há pontos nas corridas em que os reflexos do jogador são testados e a precisão nas curvas tem que ser grande, e infelizmente o Wii Wheel não oferece este nível de perfeição. Tirando esse aspecto, não há problemas em correr com o acessório em nenhum nível de dificuldade.

Várias adições, mas sem “poluir” o game

Pilotar Mario, Luigi, Wario ou Baby Mario é ainda mais insano no jogo do Wii. Um dos incrementos na jogabilidade do game é a possibilidade de realizar manobras no ar com um simples movimento do controle, como um giro de 360 graus. Isso pode ser feito depois de qualquer salto feito através de uma rampa, sendo que o gamer ganha um aumento de velocidade após a manobra.Muito cuidado com os cascos vermelhos...

Os desenvolvedores de Mario Kart Wii criaram uma série de adições consideráveis nas pistas novas do game interligando as diversas novidades existentes. As manobras citadas acima, por exemplo, podem ser realizadas em vários momentos, pois os circuitos novos possuem rampas em abundância, como até mesmo a presença de “half-pipes”, pistas percorridas por skatistas. Além disso, cair fora da pista é algo a ser enfrentado constantemente, o que torna o uso de alguns itens atraente para prejudicar os oponentes.

Isso faz com que o contraste entre os circuitos velhos e os novos seja forte, mas é algo que pode ser considerado como um equilíbrio na hora de escolha das pistas: corridas insanas com manobras, visuais alucinantes e ação interminável; ou etapas velhas conhecidas que contêm com um certo balanço entre elementos próprios do gênero corrida e uso de itens.

Quanto aos itens, há algumas surpresinhas. Dentre os novos itens, há nuvens de relâmpagos (que podem ser passadas a outros competidores através de simples batidas), o bloco POW (que deixa um oponente adiante temporariamente inconsciente, obrigando-o a perder seus itens “engatilhados”) e um grande cogumelo (que funciona como um “elixir do crescimento”, pois faz seu corredor crescer e esmagar qualquer um à sua frente com o poder de seu veículo agigantado).

Com isso, permanecer em primeiro lugar nas corridas torna-se uma tarefa difícil, principalmente quando o assunto é correr com oponentes controlados pela inteligência artificial do jogo. Os itens mais poderosos tendem a aparecer com menor freqüência, mas, se o jogador fica na primeira posição por muito tempo, corre o risco de ser bombardeado por vários itens potentes simultaneamente.

Jogabilidade modificada... para o bemMesmo as princesas não têm vez em Mario Kart Wii.



Escolher o melhor esquema de controles, neste game, é algo maravilhoso, visto que Mario Kart Wii oferece grandes possibilidades de configuração nesse aspecto. O jogador pode escolher entre correr com o Wii Wheel ou utilizar os demais controles, como o Wii Remote ligado ao Nunchuk, o Classic Controller ou o GameCube Controller, já que muitos gamers preferem utilizar os controles direcionais ao invés de adotar os movimentos extravagantes dos controles do Wii.

Uma das grandes melhorias no game é a mistura entre a base tradicional na experiência de jogo com elementos que geram um forte impacto na jogabilidade. O jogador pode escolher entre os modos automático e manual para controlar seu veículo, baseado nas diferenças de comandos para curvas e controles dos miniturbos.

Desta vez, escolher o veículo também exerce influência sobre a maneira de dirigir. Realizar os famosos “driftings” geram boosts interessantes de velocidade se o gamer permanecer muito tempo realizando-os. Para isso, os jogadores avançados devem escolher o modo manual e escolher sabiamente dentre os karts e motos, visto que há várias diferenças entre os veículos como direção, aceleração e velocidade.

Competitividade inigualável

Além do modo Grand Prix, Mario Kart Wii também apresenta dois modos de batalha, denominados Balloon Battle e Coin Runners. Ao todo, são dez pistas em formato de arena que envolvem as batalhas, sendo que metade delas são novas e metade são retiradas dos games das demais plataformas da Nintendo.

Os modos de batalha possuem algumas infelizes restrições, como eventos formados por apenas dois times e cronometrados severamente com uma quantia específica de tempo. Ainda assim, batalhar com mais três amigos no mesmo console ou conectar a partidas online com até 12 jogadores (no máximo dois por Wii) é algo extremamente divertido.

Figuras conhecidas embarcam em corridas alucinantes.
 

A interação online é algo inovador na franquia Mario Kart. Mesmo em comparação com outros títulos para Wii, o game oferece opções muito interessantes de jogabilidade online. Sistemas de pontuação, rankings e campeonatos são aspectos presentes no modo online do novo Mario Kart e são pontos que permitem grande competitividade entre os jogadores do mundo todo.

Um dos quesitos mais interessantes é o canal próprio do jogo, chamado Mario Kart Channel, que pode ser instalado diretamente na plataforma. Com o sistema WiiConnect24, o gamer pode, por exemplo, comparar seus melhores tempos nas pistas com outras marcas de jogadores da mesma região ou mesmo de todo o globo.

Recursos técnicos elevados para os padrões do Wii

Mario Kart Wii possui um elenco de 25 personagens, dentre os quais metade deve ser desbloqueada através de conquistas nos modos singleplayer e multiplayer. Além disso, há a possibilidade de correr com um perfil Mii ou mesmo com Chuck Norris ou o Dr. Gregory House (do seriado americano House). Há ainda alguns personagens da Nintendo que aparecem como novidade, como Baby Daisy e Dry Bowser.

Os 12 veículos do game e todos os personagens são retratados com qualidade visual razoável. Alguns detalhes gráficos são altamente atraentes, como a torcida formada por Miis, efeitos de luz e texturas. Infelizmente, o game fica um pouco pesado no modo multiplayer com a tela dividida e infelizmente, nesse modo, a qualidade gráfica diminui consideravelmente.


 
Sonoramente, a nostalgia vem com tudo nas pistas já conhecidas, visto que a trilha sonora permanece a mesma, nesse caso. As músicas mantêm a mesma qualidade presenciada em diversos games da Nintendo envolvendo Mario e sua turma. Os sons dos itens são agradáveis e colaboram para envolver um público bastante amplo.

Aproximadamente 16 anos depois de Super Mario Kart, o game do Wii prova mais uma vez que a diversão pode atingir pessoas de todas as idades com este jogo de corrida intenso e criativo. Um dos melhores jogos para Nintendo Wii prova que o mundo dos games não pára nunca e sempre pode oferecer entretenimento de qualidade.


Compre com o menor preço:
95 wii
Excelente