Imagem de Mario Party DS
Imagem de Mario Party DS

Mario Party DS

Nota do Voxel
88

Mario Party finalmente recebeu sua análise do TCG

Com mais de seis milhões de vendas, Mario Party DS certamente foi um sucesso, talvez não exatamente o tipo de sucesso absurdo que a Nintendo espera de seus lançamentos.

Mais de dez milhões de vendas é o que eles costumam esperar, no mínimo, para suas apostas de sucesso. Enfim, Mario Party DS não decepcionou a crítica com o seu entretenimento baseado em mini-games e jogo de tabuleiro virtual.

São oito protagonistas que podem ser escolhidos pelos jogadores: Mario, Wario, Luigi, Waluigi, Peach, Daisy, Toad e, o melhor de todos, Yoshi. Entre os seis modos no game, o multiplayer tolera quatro jogadores utilizando apenas um cartucho, mas infelizmente não há suporte online.

Esse é o modo mais popular, por conseguir divertir mais ao compartilhar a brincadeira entre amigos ou inimigos (caso você seja fraco e ao invés de brigar com seu inimigo prefira convidá-lo para uma partida de MP). O modo Party é semelhante ao multiplayer, só que é aconselhável para experiência singleplayer.

O Puzzle Mode contém apenas cinco joguinhos do gênero quebra-cabeça/raciocínio e lógica ao estilo clássico, daqueles de combinar três blocos ou algo parecido. Parecem poucos, contudo é uma quantidade ideal para passar o tempo. Já em Minigame Mode, o jogador experimenta toda a variedade de joguinhos malucos que estão inclusos no “jogo principal”, que é o tabuleiro.

Assim como no Multiplayer e Party Mode, Story Mode aborda como tema principal um jogo de tabuleiro estrelando as miniaturas dos nossos heróis. A diferença é que esse modo explica a história com animações simples, seguindo um modelo de apresentação de imagens como se fosse uma HQ.

Venham para o meu banquete otários!

Um resumo do que aconteceu é: Bowser apanhou todos os oito personagens em uma armadilha obvia a qual diminuiu o tamanho de todos, restando a eles coletarem estrelas para utilizarem o poder estelar contra os vilões.

Como exemplo, no primeiro tabuleiro uma planta maligna está arruinando a vida de um jardineiro (ou algo parecido) e ele pede ajuda para os pequeninos derrotarem a planta. Os personagens competem entre si para levar o crédito pelo heroísmo.

Há cinco tabuleiros “gigantes” (na verdade os protagonistas é que são pequenos) e distintos disponíveis no jogo, o jogador precisa liberar o último deles.

O sistema de recompensa chega a ser interessante, a cada partida terminada o jogador recebe pontos que liberam pequenas gratificações em forma de figuras que podem ser verificadas no modo galeria, que não é bem um modo de jogo, porém é classificado como um porque o jogador irá perder um tempo considerável observando o que ele ganhou.

E finalmente comentaremos mais sobre a parte mais legal do jogo, o jogo de tabuleiro. Os quatro jogadores começam tirando a sorte no dado para decidir a ordem de turnos, quem tiver o maior número no dado começa jogando. Cada área que o jogador tem a chance de parar possui alguma característica benéfica ou maléfica, ou seja, em um espaço azul o jogador ganha moedas, já em um vermelho ele perde elas.

Muitos outros exemplos podem ser dados, como um espaço especial que mostra ao jogador três flores das quais uma delas deve ser escolhida, sendo que cada uma dá uma recompensa diferente. Seja como for, saiba que há uma bela diversidade de chances durante a partida.

No final de uma rodada, todos os jogadores precisam enfrentar um mini-game aleatório, normalmente é sorteado uma atividade completamente diferente da última. As possibilidades de mini-game são de colocar os quatro jogadores para se enfrentarem entre si ou criar grupos em desafios 2 VS 2 ou 3 VS 1, a recompensa é dada exclusivamente para o(s) ganhador(es). No modo Story há um último mini-game especial para derrotar o chefão.

Outra possibilidade é de batalhas ou duelos, nesse caso cada jogador é obrigado a apostar moedas, ou até mesmo as preciosas estrelas, e o ganhador leva tudo, com exceção quando há quatro jogadores em uma batalha, nesse caso os três primeiros lugares ganham de acordo com sua colocação, o último lugar não ganha nada.

Para vencer há dois itens que decidirão o vencedor da partida: moedas e estrelas. As estrelas são enormemente mais importantes, se um jogador tem 100 moedas e o outro não tem nenhuma, mas coletou uma estrela, esse segundo jogador é quem estará vencendo a partida.

30 moedas! Que sortudo! O jogo requer sorte, mesmo assim há quatro configurações de dificuldades: easy, normal, hard e expert. No normal é relativamente fácil de vencer, já no expert é semi-impossível, então o nível de dificuldade escolhido é bem rígido. O computador às vezes irá executar movimentos que um humano com o mínimo de inteligência saberia que são desvantajosos, portanto você recebe um grande empurrão para derrotar os outros.

Como em um jogo de tabuleiro real, uma partida de Mario Party DS costuma demorar bastante, mesmo com a quantidade de turnos limitada a dez. Falando nisso, o jogador recebe uma boa opção de desabilitar mini-games que utilizam o microfone, caso ele ache isso inadequado, igualzinho a um jogo de tabuleiro real em que você pode optar em ficar assoprando...
Você nunca jogou um Mario Party e tem um DS? Procure agora mesmo por Mario Party DS caso você goste desses jogos que são uma série de mini-games. O título é fantástico e jogo de tabuleiro mais mini-games é igual a diversão na certa.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.