Os heróis Marvel liberam seus poderes nas mesas de Pinball

A Zen Studios provou que realmente sabe lidar com as famosas palhetas de fliperama. Títulos como  Zen Pinball no PlayStation 3 e Pinball FX na Xbox LIVE Arcade, comprovaram a habilidade da empresa em transportar a mecânica  dos fliperamas para os consoles de sétima geração, transformando a ação “simplista” em algo envolvente e dinâmico.

Agora, a empresa resolve elevar seus poderes, expandindo Pinball FX com mesas inspiradas nos icônicos heróis da editora Marvel. Seguindo o exemplo do que fez com Super Street Fighter II Turbo em Super Street Fighter II Turbo Pinball FX, a Zen Studios traz os personagens para os fliperamas.

Marvel Pinball é uma excelente pedida para os fãs mais ardorosos do gênero. O título possui uma jogabilidade afiada e ainda conta com mesas estilizadas e bem criativas.

A ação pode se tornar meio confusa, mas nada que um jogador acostumado com o estilo típico dos fliperamas já não esteja familiarizado. Os gráficos são de qualidade e a engine de física garante uma mecânica de jogo afiadíssima.

Vale lembrar que o título é uma espécie de “expansão” de Pinball FX, que pode ser baixado gratuitamente na Xbox LIVE e PlayStation Network.

Palhetando 

Marvel Pinball aposta na dinâmica de sucesso que tanto agradou aos fãs do gênero em jogo como Pinball FX — que pode ser baixado gratuitamente na Xbox LIVE e PSN. Assim, um dos grandes destaques do título é a própria jogabilidade, extraída diretamente de Pinball FX.

Img_normalO título conta com um esquema de controles básico e altamente intuitivo — como a maioria dos jogos do gênero. Basicamente, você possui dois botões de ação, que comandam as palhetas da direita e da esquerda.

Na versão do PlayStation 3, você ainda conta com o suporte para o SIXAXIS. O sensor de movimento do DualShock 3 permite que você chacoalhe a mesa — movimento típico dos fliperamas —, mas cuidado para não causar o infame “tilt” na máquina.

Além disso, você também conta com vários ângulos de câmera, o que ajuda muito na hora de acompanhar a ação. Quando todos os elementos da mesa estão ativos, as coisas podem ficar bem confusas, e a câmera com um ângulo fechado — acompanhando a bola de perto — não deixa que você se perca no meio de toda a agitação.

Outro ponto que merece destaque é a física do jogo. Aproveitando a engine de Pinball FX, o título conta com efeitos realistas, permitindo que o jogador tenha uma impressão relativamente precisa do peso da bola e do movimento das palhetas; tornando toda a jogabilidade mais apurada e deixando os controles mais precisos.

“Esses heróis maravilhosos e suas incríveis máquinas de fliperama”

Dessa vez as mesas ganham um toque especial, tirando inspiração das páginas das revistas em quadrinhos da editora Marvel e estampando nas “máquinas” de fliperama heróis como Homem-Aranha, Wolverine, Homem de Ferro e Blade.

Img_normalCada mesa é construída com base em detalhes dos personagens e incluem “lutas” contra dois ou três vilões tradicionais. O mais interessante é que esses duelos influenciam diretamente a mecânica da mesa. Um bom exemplo disso é a forma como Mystério interage na mesa do Homem-Aranha; o rival do “teioso” inverte o controle das palhetas (direita vira esquerda e vice-versa).

O som e os gráficos também merecem destaque. Seguindo a tradição das máquinas de fliperama, as mesas são repletas de cores e sons. A cada ricocheteio da pelota de aço algo se acende, enquanto sirenes ressoam.

Img_normalMuito bom... Para um jogo de Pinball

Marvel Pinball é sem sombra de dúvida um dos melhores títulos do gênero, todavia, ainda estamos falando de um jogo de Pinball. O estilo tem um charme todo especial — ainda mais quando jogado nas nostálgicas máquinas de fliperama reais.

As recriações digitais de Pinball fizeram muito sucesso nos anos 1990, e ainda hoje mantém algum apelo entre os fãs mais saudosistas. No entanto, trata-se de um nicho bem restrito e são poucos os que realmente preferem dedicar suas horas de jogo ao gênero.

Quanto ao título em si, o maior problema fica por conta do preço — 800 MS Points, ou US$ 10. O que pode até soar como uma boa oferta, perde um pouco o sentido se considerarmos que o próprio Pinball FX pode ser baixado gratuitamente; ou seja, você está pagando apenas pelas quatro mesas inspiradas nos heróis Marvel.

78 ps3
Bom

Outras Plataformas

78 xbox-360