Safety Truck: protótipo do caminhão ‘transparente’ já está nas estradas

1 min de leitura
Imagem de: Safety Truck: protótipo do caminhão ‘transparente’ já está nas estradas

Você se lembra do Safety Truck, aquele projeto feito pela Samsung que colocava telas na traseira dos caminhões com o objetivo de mostrar o que há pela frente nas estradas e evitar acidentes de trânsito por ultrapassagens perigosas? Pois a empresa acaba de colocar o primeiro desses veículos nas estradas.

A realização desse projeto, segundo a gigante sul-coreana, é resultado da parceria entre a Samsung e diversas outras empresas – entre elas, Volvo, Helvética e Leo Burnett. No momento, há apenas um Safety Truck em operação (este nas ruas da Argentina, onde o projeto foi desenvolvido), mas mais deles devem se juntar à frota dentro de quatro meses, após os devidos testes de segurança serem feitos com o protótipo atual.

Para proporcionar toda a tecnologia que torna este veículo tão impressionante, o Safety Truck conta com um conjunto de quatro telas Samsung OHD de 46 polegadas e resolução Full HD instaladas na parte traseira do automóvel. Todas elas trabalham em conjunto para exibir as imagens capturadas por duas câmeras instaladas na frente do caminhão, resultando em um efeito de “transparência” para veículos que vêm de trás dele.

De acordo com a empresa, o Safety Truck deve percorrer as estradas por um período de 1 ano. Vamos torcer, no entanto, que o projeto se mostre um enorme sucesso; quem sabe, com sorte, tecnologias como essa se tornem padrão para a indústria de transporte, ajudando a evitar um enorme número de acidentes.

Veículos transparentes podem ajudar a evitar acidentes de trânsito? Dê sua opinião no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.