Assuma a coroa do pop

Em Michael Jackson: The Experience, os jogadores têm a oportunidade de assumir o papel de um dos maiores ícones do pop e realizar as coreografias que marcaram uma geração. São 30 músicas que reúnem os maiores sucessos da carreira do artista e que irão levar você e os seus amigos à loucura na pista de dança.

Produzido pela Ubisoft, experiente no gênero com a bem-sucedida série Just Dance, o game permite aos donos de Kinect não só arriscar as melhores coreografias de Michael Jackson, mas também tentar cantar as letras de seus maiores hits e de outras grandes músicas não tão conhecidas pelo grande público.

Quando a Ubisoft anunciou Michael Jackson: The Experience, muita expectativa em torno do game foi criada porque, embora envolvido em polêmicas, o artista sem dúvida deixou um legado com alguns dos passos de dança lendários — quem, por exemplo, nunca ouviu falar no moonwalk ou em seu movimento antigravidade?

O game traz tudo isso e certamente irá agradar aos grandes fãs de Michael — os quais já devem possuir a sua cópia. Algumas falhas no jogo, no entanto, podem fazer com que o público casual se canse depois de um tempo. Para esses, fica a recomendação do aluguel, com o qual é possível se divertir sem maiores preocupações.

Billie Jean é só uma garota

“Thriller”, “Bad”, “Smooth Criminal”... Os sucessos de Michael Jackson não são poucos e eles estão todos aqui. É claro que os fãs mais fervorosos provavelmente irão reclamar que uma ou outra música estão faltando, mas é difícil lembrar-se de uma música do cantor que tenha alcançado as paradas que não esteja aqui.

Dançando e cantando e seguindo a canção

Em Michael Jackson: The Experience, é possível apenas dançar as músicas ou realizar uma “performance” — quando é necessário cantar alguns versos entre os passos. Assim, os fãs do cantor que não possuem tanta familiaridade com a arte da dança podem salvar a sua pontuação usando a voz.

Img_normal

O microfone do Kinect não detecta o tom da cantoria, então não é necessário se preocupar em tentar reproduzir os agudos característicos de Michael. No entanto, é bom começar a cantar no tempo certo para não prejudicar a sua pontuação.

Já quem estiver pronto para um verdadeiro desafio pode tentar a “Master Performance”, na qual a coreografia fica mais difícil. Seja pelo fato de serem realizados mais rapidamente ou por serem mais complexos, os passos de dança nesse modo foram desenvolvidos para aqueles que já estiverem familiarizados com o estilo de Michael e farão muita gente suar a camisa.

Divida a dança

O multiplayer do game é um dos grandes motores do game, mesmo não sendo possível que mais de uma pessoa dance ao mesmo tempo. A presença do game em uma festa, no entanto, certamente animará os convidados e, se todo mundo estiver empolgado mesmo, existe a opção de todos imitarem os passos de quem estiver jogando.

Img_normal
Para se divertir em galera, o game proporciona dois modos: um cooperativo, no qual 2 a 4 jogadores dividem os passos de uma música para tentar atingir a pontuação máxima, e um competitivo, no qual dois times dançam a mesma música para vez quem faz melhor. Dica do Baixaki Jogos: o cooperativo é mais legal.

Escola de dança MJ

Para os fãs mais fervorosos que estiverem com vontade de aprender cada um dos passos utilizados por Michael existe a opção “MJ School”. Com ele, é possível acessar diversos vídeos gravados pelos coreógrafos que ajudaram a produzir o game, nos quais são ensinados todos os passos das músicas presentes no jogo.

Embora seja um atrativo que irá deixar os fãs do cantor felizes, provavelmente os jogadores mais casuais não irão se empolgar tanto assim com essa modalidade. Mas é uma adição interessante e que irá alegrar àqueles que gostam de se esforçar para impressionar na pista de dança.

Já é para imitar um zumbi?

Na série Just Dance, desenvolvida pela mesma Ubisoft responsável por Michael Jackson, os sinalizadores que indicam o próximo passo da música aparecem logo abaixo dos dançarinos na tela. A companhia, contudo, cometeu um retrocesso.


Desta vez, é preciso olhar constantemente para o canto inferior direito da tela para descobrir qual será o próximo passo e depois de quanto tempo ele precisará ser feito. Isso acaba distraindo o jogador e explica, em parte, o número de erros cometidos por este redator durante a análise.

Outro elemento do jogo que, infelizmente, foi mal sinalizado pela desenvolvedora é a posição da “coroa do rei”. Quando habilitada, a coroa duplica a pontuação do jogador e torna a jornada rumo ao high score muito mais simples.

Todavia, ela aparece em alguns momentos da música na parte superior da tela, justamente o canto que o jogador não deve olhar se não quiser errar o próximo passo. Dessa forma, embora útil, a “coroa do rei” acaba sendo deixada de lado na maioria das vezes.

Coreografia incompleta

Img_normalTodos os maiores sucessos contam com coreografias completas para as músicas. Quem quiser se aventurar em “Beat It”, por exemplo, não terá problema algum. Outras canções, no entanto, só podem ser jogadas no modo “Performance”, no qual é necessário alternar entre os papéis de cantor e dançarino — algo que irá decepcionar os fãs e que deixa a sensação de incompletude ao game.

Que passo é esse?

Outro problema encontrado na indicação dos passos é a repetição de alguns ícones para movimentos distintos. Assim, a figura de um dançarino acompanhado de uma flecha para a direita em alguns casos pode requisitar um, dois ou quatro passos para aquela direção.

Assim, há apenas três modos de não se confundir.

  1. Aprender a coreografia antes no modo de treino; -
  2. Aprender a coreografia por tentativa e erro; e -
  3. Ser um coreógrafo profissional e já saber os passos de antemão.

Eu queria treinar um pouco mais devagar, pode?

Img_normalNão. Embora seja possível treinar seções específicas de cada uma das 30 músicas presentes no jogo em um modo específico e até assistir a vídeos de coreógrafos ensinando os passos na ”MJ School”, não há como reduzir a velocidade de um passo específico para compreendê-lo.

Assim, o máximo que é possível fazer é repetir exaustivamente a parte da música em que você está tendo problemas para ver se você consegue algum progresso. Algo que pode ser bastante frustrante, principalmente para os mais perfeccionistas.

75 xbox-360
Bom