Jogabilidade repetitiva e adversários fáceis demais sufocam gráficos e áudio fantásticos.

Jogos baseados em filmes (sejam eles animações ou não), nunca dão certo. É comum tais títulos ganharem notas abaixo de 5, ainda que o filme no qual são baseados seja de alta qualidade. Na verdade, quando o filme é bom, geralmente o jogo ganha uma nota ainda mais baixa por ter estragado o título.

uma bolha de um só olho é um de seus personagens. Os motivos para notas tão baixas são muitos, mas todos possuem uma mesma raiz em comum: o jogo “pega carona” no sucesso do filme, e por isso seus desenvolvedores não lhe dão muita atenção, o que os leva a ter gráficos extremamente pobres, áudio pouco diferente, jogabilidade repetitiva e uma verdadeira coleção de falhas.

Por isso tudo e muito mais, a maioria dos fãs de videogames mais experientes já chegou à conclusão que filmes baseados em jogos são simplesmente frustrantes, e parou de dar atenção para eles. Com a equipe Baixaki Jogos, não é muito diferente.

Sempre que vemos em nossa lista de afazeres a análise de algum jogo baseado em filmes, rumamos ao videogame com um pé atrás. O medo de passar por uma experiência traumatizante nos persegue todas as noites daquela semana até que chegue o dia fatídico em que viveremos mais um pesadelo em frente à televisão.

Minha avó já dizia: Toda regra tem exceção

É claro que isso não afeta nossa imparcialidade. Em geral, jogos baseados em filmes não são bons, mas mantemos sempre a esperança de encontrar uma exceção, afinal toda regra tem a sua! Pode-se dizer que Monsters Vs. Aliens é uma dessas exceções.

Não, o jogo não é um desses títulos sem o qual você não pode ser feliz, nem mesmo é um daqueles que valem a pena ter em sua prateleira, mas para um jogo infantil baseado em um longa-metragem animado, o jogo desenvolvido pela Activision ficou acima da média.

Um peixe com pernas e braços também pode ser o protagonista! Os principais aspectos que impressionaram durante a análise de Monsters Vs. Aliens foram a qualidade gráfica, o desenvolvimento inteligente da trilha sonora — que se encaixa perfeitamente aos diversos momentos da aventura — e, principalmente, o enredo bem humorado capaz de tirar qualquer um do sério.

A modelagem do jogo é de altíssimo nível, as texturas, apesar de se repetirem bastante e serem consideravelmente simples, cumprem bem seu papel de trazer à tona a similaridade com a animação de longa-metragem na qual o jogo foi baseado.

Outro quesito que chama atenção nos gráficos é a iluminação do cenário, que apresenta efeitos interessantes principalmente quando se trata dos níveis de B.o.b., um dos personagens do jogo, que é uma bolha transparente.

Quanto aos efeitos sonoros, o que chama atenção é a sincronia destes com os acontecimentos do jogo: momentos de tensão são marcados por músicas que criam um clima de suspense, momentos de ação frenética possuem ritmos mais condizentes com estes e assim por diante, o que aumenta muito o nível de imersão do jogo.

Enredo engraçado para os fãs da DreamWorks

Mas tudo isso fica para trás com o bom humor do enredo de Monsters Vs. Aliens: é claro que se você não é um grande fã do tipo de humor presente nos títulos cinematográficos da DreamWorks, como é o caso da série Shrek, Madagascar, O Espanta-Tubarões e outros, você não irá afinizar-se com o estilo de humor presente no jogo.

Por outro lado, se você é daqueles que é capaz de assistir Shrek três ou quatro vezes sem se cansar, então Monsters Vs. Aliens merece um pouco da sua atenção, nem que seja quando você não tiver muito mais o que fazer da vida e nenhum jogo muito empolgante por perto.

Agora, não resta sombra de dúvidas que o título não merece ser adquirido. Você pode sim jogá-lo por uma semana ou um pouco mais que isso, mas com toda certeza o ideal é conseguir uma cópia emprestada de um amigo que não leu esta análise ou alugar o título numa locadora especializada.

Todo o time de Monsters Vs. Aliens

Se você adquiri-lo, pode escrever: o jogo vai rodar no seu videogame por no máximo 2 semanas antes de ir para a prateleira, onde ficará acumulando pó por um bom tempo... No fim das contas, vale dar uma leve atenção a Monsters Vs. Aliens, mas não espere muito do jogo.
65 ps3
Regular