Completo simulador que agrupa mais de 70 pilotos profissionais de verdade para fãs de velocidade sobre 2 rodas.

Apesar da versão Japonesa e Européia ter sido lançado mais de um ano antes da Norte Americana, MotoGP 4 ainda é um bom jogo para amantes de velocidade sobre 2 rodas. Contudo, jogadores menos pacientes provavelmente não passarão muito tempo com ele já que nada além da habilidade de fazer curvas eficientes é exigido.

Contando com 79 pilotos profissionais da vida real, o jogo traz 3 classes diferentes para os modos single player, 125cc, 250cc e MotoGP, tendo cada classe motos com distintas características. A classe MotoGP, por exemplo, apresenta motos mais rápidas, porém dirigi-las é uma tarefa bem mais difícil, enquanto as motos da classe 125cc são melhores para a execução de curvas, porém sua aceleração e velocidade máxima não são tão grandes.

Modos de jogo


O modo single play apresenta diversas opções de jogo, tornando o jogo um pouco menos repetitivo e monótono. Os modos Season, Arcade, Time Trial e Challange trazem diferentes desafios para o jogador. Mesmo dentro destas opções, há diversas possibilidades, como o sim mode, que torna o jogo mais realista, fazendo com que os competidores caiam da moto em curvas mal feitas, por exemplo.

O modo Season é constituído por diversos circuitos diferentes, nos quais o jogador deve alcançar uma boa colocação para atingir um bom lugar no ranking. Há diferentes dificuldades para este modo, e suas diferenças basicamente estão por conta da disponibilidade das motos (mais restrita nas dificuldades hard e normal). Antes de cada corrida o jogador pode fazer um reconhecimento da pista sem restrições de tempo, devendo participar mais tarde de uma corrida qualificatória para determinar sua posição de largada.

Já no modo arcade, pode-se participar de uma corrida sem compromisso, escolhendo entre qualquer moto ou pista disponível no game. Este modo possui um equivalente para multiplayer, o Grand Prix, que é uma opção boa para quem quer quebrar um pouco a monotonia que a inteligência artificial do jogo promove.
 
O jogador que gosta de superar seus próprios limites tem uma boa alternativa com o modo Time Trial. Nele, o jogador estabelece um tempo na primeira volta e deve, em seguida, correr contra um fantasma que percorre exatamente o trajeto de sua melhor volta. É possível também correr contra fantasmas que percorrem um caminho estabelecido pelos desenvolvedores do game.

No modo challange, o jogador deve cumprir certas missões, como bater um recorde em determinada parte de uma pista, ou vencer um famoso corredor. Há 150 objetivos a serem cumpridos ao todo, muitos deles consistindo apenas em vencer certas corridas no modo arcade.

Faltas

Apesar de divertido, MotoGP 4 apresenta diversos problemas e bugs que acabam comprometendo o resultado final. Os gráficos do jogo não são exatamente ruins, mas ultrapassados, e o som não adiciona muito ao resultado final. O jogo se torna cansativo em pouco tempo, pois não há muito o que ver nem o que fazer além de freiar antes de curvas e acelerar nas retas, e após certo tempo o jogador se torna simplesmente um elemento passivo no jogo. Talvez grande parte da culpa seja da inteligência artificial, pois os adversários não mudam suas estratégias e parecem ignorar o fato de que há alguém correndo contra eles.

Há alguns pequenos problemas também que podem aborrecer o jogador. O piloto, por exemplo, não anda para trás com sua moto quando parado, perdendo mais tempo do que precisaria ao parar sua moto por algum motivo. Este e outros problemas acabam fazendo os jogadores menos íntimos do gênero desistirem do jogo.
68 ps2
Regular