Os ninjas de Konoha invadem o Xbox 360.

Há quase 20 anos, a série de anime Dragon Ball fazia sucesso nas telinhas do mundo todo. O prestígio da série dura até hoje; o desenho animado é conhecido por muitos e transmitido em grandes redes de televisão.

Entretanto, não se pode negar que outros desenhos mais recentes vêm tomando a atenção dos fãs de anime, principalmente do público mais jovem. É o caso de Naruto, o desenho animado que, como o próprio Dragon Ball, originou-se dos quadrinhos japoneses (mangá) e hoje já se expandiu pelos quatro cantos do mundo.

Assim como vem sido feito com séries como Dragon Ball e YuYu Hakusho, as distribuidoras e desenvolvedoras de jogos vêem em Naruto um grande potencial; os frutos disso são os inúmeros jogos que levam o nome da série, lançados para diversas plataformas.

Embora poucos destes games tenham alcançado sucesso equivalente à série de desenhos animados, o ninja Naruto promete enfim chacoalhar o mundo dos jogos, com Naruto: Rise of a Ninja.

O título de ação em terceira pessoa mistura elementos de RPG e luta em sua fórmula, que inclui o conceito do desenho animado, representado através do mesmo recurso gráfico de seus padrinhos Dragon Ball e YuYu Hakusho: o cel-shading.

A junção do conceito artístico e a potência do Xbox 360, plataforma para qual o foi desenvolvido com exclusividade, ofecerem pela primeira vez a real oportunidade para que o fãs do anime/mangá de entrarem dentro do universo do ninja hiper-ativo.


Ninjas para dar e vender

Criado por Masashi Kishimoto, a série de mangás Naruto, alcançou fama internacional com seus personagens carismáticos e história envolvente. Depois de arrebanhar uma legião de fãs que acompanhavam as páginas da revista japonesa Shonen Jump, os ninjas da Vila Oculta da Folha (Konoha) expandiram seus domínios invadindo as telas de televisão em um anime (animação japonesa) repleta de ação e muito bom humor.

Com tamanho sucesso, a transposição de Naruto para os videogames foi apenas uma questão de tempo. Logo os primeiro jogos trazendo os personagens de Naruto começaram a surgir nos consoles.

Seguindo a base do anime e do mangá, a maioria dos jogos inspirados na série, colocam as criações de Kishimoto em jogo de luta (a incrivelmente popular série de jogos de luta Narultimate Ninja Hero, nos quais todas suas habilidades ninja explodem na tela no mesmo ritmo alucinante da versão animada.

Desta vez (e pela primeira vez no Xbox 360) você assume o papel de Naruto, o ninja cujo corpo abriga a alma de um demônio-raposa de nove caudas. O grande diferencial desta nova incursão de Naruto nos videogames é justamente o quão fiel a trama e a jogabilidade são ao material original.
Cadê o meu GPS.

Um bom exemplo é o arco de histórias acompanhado pelo título. O jogo segue a mesma aventura dos primeiros 80 episódios da série (que finda na saga A Invasão de Konoha — na terceira temporada do anime, de acordo com a divisão da serie nos Estados Unidos).

Surge um ninja

Na campanha de Naruto Rise of Ninja você irá acompanhar a evolução do aprendiz desde o início da série até primeira explosão de seus reais poderes. Tudo isso em um sistema de jogo com mundo aberto e algumas re-criações de alguns dos momentos mais memoráveis do anime.

Você deverá explorar o cenário em busca de várias missões (no melhor estilo GTA), sendo que cada missão realizada com sucesso lhe concede um determinado número de “sorrisos”. Os fãs do universo de Kishimoto sabem muito bem que Naruto não é o personagem mais popular de Konoha.

Seu jeito agitado e passado conturbado ajudaram a transformar o pequeno ninja em um pária da Vila Oculta da Folha. Desta forma, um dos objetivos do jogo é justamente o de mudar o conceito que os habitantes de Konoha tem em relação a Naruto. Demonstrado através de um quadro coberto com rostos desgostosos (caretas), a cada missão realizada com sucesso você substitui estas “caretas” por “sorrisos”.

Na maioria das vezes as missões consistem em corridas e missões de entrega (nas quais você deve levar um pacote de um ponto a outro do mapa), fato que torna o jogo um pouco repetitivo — no que tange estas missões secundária.

Mil e uma utilidades

Naruto é uma excelente mistura de gêneros. Basicamente trata-se de um jogo de aventura, mas quando todos os pontos secundários e ramificações se somam (e quando estes são tratados com grande cuidado) o resultado final é algo novo versátil.


O estilo plataforma de explorar o cenário atrás de novos itens e até mesmo de moedas remete diretamente aos melhores títulos do gênero, enquanto o sistema de combate bem afinado aproveita o melhor da mitologia da série para criar golpes e magias típicas das páginas do mangá .

Espelho, espelho meu.As batalhas são baseadas em uma certa simplicidade na sua abordagem, mas que com alguns controles eficazes acaba funcionando de forma muito divertida. Sãos apenas dois botões de ataque e um de salto. Combinados você pode desferir seqüências de golpes que por sua vez ativam animações especiais (algo recorrente nos títulos baseados na marca Naruto).

Além disso você também conta com um botão de agarre e outro capaz de ativar seus jutsus (como são conhecidos os poderes ninja do universo de Naruto).

Jogo no jutsu

Utilizando o gatilho esquerdo para ativar o menu de ações dos jutsus, você poderá ativar alguns poderes especiais, singulares para um dos personagens do jogo. Aproveitando a dinâmica do manga/anime no qual os personagens executam uma série de elaborados movimentos de mãos para ativar seus poderes, o jogo transpõem este efeito “catalisador” para os manches analógicos do controle.

Por exemplo, para ativar o Kage Bunshin no Jutsu (técnica do Naruto na qual ele cria vários clones de si mesmo) você deverá segurar o gatilho da esquerda e movimentar os manches conforme é pedido.

A gangue dos ninjas

De plataforma em plataforma...
 O modo multiplayer é outro ponto interessante e um excelente aditivo para a campanha, que acrescenta ao conjunto de combate à disputa de torneios através da Xbox LIVE. Além disso, a rede online do Xbox também oferece alguns pacotes de conteúdo extra para o jogo.

Missões e novos personagens podem ser comprados e baixados diretamente no console. E aumentando ainda mais a vida do jogo.

Capturando o espírito do anime

Graficamente Naruto é um excelente título. Suas pretensões são simples e o filtro Cell-Shade ajuda a construir o mesmo clima colorido do anime. Aliado a uma bela construção de cenários (próprios dos títulos da Ubisoft) o jogo consegue se sobressair no quesito gráfico justamente por mesclar elementos simples com cenários complexos.

O colorido mundo do anime está muito bem representada neste jogo, com especial ênfase para a cidade de Konoha e seu visual formidável.  Os personagens são bem tratados com uma relação adequada para o trabalho original.

Outro ponto alto é a utilização de cenas do anime para movimentar a trama do jogo. Desta forma os fãs e os jogadores podem acompanhar os melhores momentos do anime ao mesmo tempo em que fazem parte da história.

A iluminação e seus efeitos sobre o combate ou na água também merecem destaque. Um conjunto, portanto, robusto e sem falhas com as suas virtudes e defeitos, o que atende perfeitamente a sua tarefa de trazer o universo Naruto para o Xbox 360.

No quesito sonoro o grande destaque fica por conta das dublagens originais em japonês. Disponíveis através de download (gratuito) as vozes dos personagens são as mesmas do original, sendo que o jogo também oferece as dublagens em inglês (cujas vozes também são as mesmas da versão estadunidense da animação). Tudo isso com direito a legendas em inglês.

Para os fãs

É uma pena que Naruto: Rise of a Ninja seja uma exclusividade do Xbox 360, pois não é nenhuma ousadia afirmar que este é um dos melhores títulos inspirados na criação Kishimoto.

Fiel a trama do anime/manga e possuidor de uma jogabilidade acessível e muito bem adaptada ao mundo de Naruto, o jogo é um prato cheio para todos os fãs dos ninjas de Konoha.
80 xbox-360
Ótimo