Inventor desconhecido das bitcoins é indicado ao prêmio Nobel de Economia

1 min de leitura
Imagem de: Inventor desconhecido das bitcoins é indicado ao prêmio Nobel de Economia

O inventor desconhecido da bitcoin é um dos indicados ao prêmio Nobel de Economia de 2016. A nomeação do responsável por dar vida à moeda digital foi feita por Bhagwan Chowdhry, professor de finanças da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). Para o pesquisador, as bitcoins são “nada menos que revolucionárias”, o que justifica a escolha do pai anônimo do “dólar da internet” como um dos favoritos para o recebimento do título de nobre no campo da economia.

Tudo o que sabe acerca do criador da bitcoin é seu pseudônimo: Satoshi Nakamoto. Conforme o documento datado de 2008 que lista o conceito da moeda sem fronteiras e que conta, também, com o software original do sistema P2P, a identidade do inventor é de fato um mistério; nada de endereço, nome real ou sequer uma foto aparecem enquanto comprovantes da existência de Nakamoto.

Chowdhry, deste modo, parece querer dar publicidade ao idealizador da moeda sem fronteiras. “[A bitcoin] é segura, baseando-se em códigos criptografados praticamente inquebráveis, e pode ser transferida de modo seguro e quase que instantaneamente de uma pessoa para outra em todo o mundo através da internet”, reconhece o professor.

Segundo reportagem publicada pelo Huffington Post (via Gizmodo), se o sujeito que atende pelo apelido de Satoshi Nakamoto realmente ganhar o prêmio, esta será a primeira vez em que o título de Nobel em economia vai acabar por cair nas mãos de uma pessoa ou de um grupo de economistas desconhecidos. Não se sabe exatamente como a comissão responsável pela nomeação do prêmio vai lidar com a indicação de Nakamoto, uma vez que sua verdadeira identidade é ainda um mistério.

...

Você faz mineração por bitcoins? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.