Toyota está investindo US$ 1 bilhão no mercado de inteligência artificial

1 min de leitura
Imagem de: Toyota está investindo US$ 1 bilhão no mercado de inteligência artificial
Imagem: Toyota

A Toyota acaba de anunciar que está fazendo um investimento e tanto no mercado de inteligência artificial. Segundo informações trazidas pelo site Associated Press, a fabricante está investindo nada menos do que 1 bilhão de dólares na criação de uma divisão de pesquisas da companhia no Vale do Silício, de nome Toyota Research Institute.

Esse novo braço da Toyota, por sua vez, ficará encarregado do desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial, bem como toda a parte robótica integrada a isso. A companhia afirmou que tem como objetivo utilizar esses produtos para também tentar sua vez no mercado de veículos autônomos, mas não se limitando a isso: ela também pretende aplicar suas tecnologias em outras áreas de nosso dia a dia.

Um exemplo de uso para as tecnologias da Toyota é nada menos do que o HSR. Para quem não lembra, estamos falando daquele simpático robô-ajudante que estava sendo desenvolvido pela montadora japonesa lá por 2012. Esse autômato, aliás, já teve um bom número de melhorias desde aquela época, como esse vídeo de julho de 2015 mostra bem.

Ambas as ideias podem parecer bastantes distantes, mas não é bem assim. Como notado por Gill Pratt, especialista em robótica e chefe do instituto recém-formado, a Toyota tem como foco ajudar o público mais velho (que tem se tornado cada vez maior no país), tanto facilitando sua locomoção para a casa de parentes e outros locais quanto oferecendo maior comodidade para lidar com as limitações físicas da idade no dia a dia.

O instituto de pesquisa da Toyota, vale notar, deve ter em torno de 200 funcionários, inicialmente. Todo o investimento citado anteriormente, é claro, não será gasto de uma vez: esse bilhão de dólares será investido no período dos próximos cinco anos. Obviamente, como você já deve imaginar, ainda devemos levar um bom tempo até que o novo braço da empresa comece a trazer resultados.

Você gosta da proposta de um robô ajudante como o da Toyota? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.