Naruto aparece de novo, completamente determinado a se tornar um Hokage.

Para aqueles que não estão familiarizados com a famosa saga japonesa, Naruto Uzumaki é um jovem turbulento, cheio de garra e auto-confiança, que parte em busca de reconhecimento e aprimoramento em seu treinamento nas artes marciais. Seu objetivo principal é ilustrado fortemente em Naruto: Ultimate Ninja 2: tornar-se um Hokage, um poderoso lutador, disposto a morrer por um ideal de paz na comunidade local.

Agora, não só grandes figuras como Naruto, Sasuke e Kakashi aparecem, mas também grandes vilões da trama, como Orochimaru e Kabuto. Tudo principia com o fim do torneio Chunin, onde Naruto e sua turma devem lutar para progredirem como lutadores. E tudo acaba com os três Senins, ou os três ninjas lendários, que são Tsunade, Orochimaru e Jiraya, grandes mestres de combate.


Naruto: Ultimate Ninja 2 é a continuação do sucesso que foi o primeiro Ultimate Ninja, e apresenta centenas de melhorias. A equipe Baixaki Jogos mais uma vez confirmou que os jogos de luta podem ser explorados de várias maneiras, misturando, inclusive, outros estilos de jogo nos intervalos entre as batalhas, como aventura e RPG.

Aperfeiçoamentos surgem “de cara”

Logo no menu inicial as melhorias realizadas pela equipe da CyberConnect2 são visualizadas pelo jogador. Novo jogo, carregar jogo e trailers, os três principais itens. Dentro do primeiro menu, que é o principal, há o Tanzaku Market (compra de itens), Narutos's House (itens adquiridos são exibidos e códigos secretos podem ser digitados para que novos extras sejam desbloqueados), Trukas's Training (praticar golpes), VS. Duel (combate livre, com suporte a multiplayer), Adjust Settings (configurações gerais) e Ultimate Road (história principal do game).

Com mais opções de configuração, Ultimate Ninja 2 oferece várias possibilidades ao jogador de deixar sua experiência mais confortável. Além disso, a quantidade de extras é bem grande, o que praticamente obriga o jogador a realizar diversas missões para ganhar dinheiro (ryo), descobrir novas habilidades e, por fim, liberar os bônus do game. Com cinco itens diferentes (bonequinhos, faixas de áudio, cartões de infornações dos ninjas, técnicas secretas, certificados e vídeos), os extras estão fortemente presentes na nova aventura de Naruto.

Estilo diferente

A mistura de RPG, aventura e lutas é uma característica marcante. Vislumbrando Naruto através de perspectiva de terceira pessoa, o jogador tem a possibilidade de visualizar diversos aspectos diferentes de seu protagonista. Carregar itens, personalizar os pontos de habilidades (atributos de combate) de vários personagens, escolher alguma missão específica e salvar o jogo a qualquer momento são aspectos diferenciais enquando o jogador experiencia a visão “RPG” do game.

Elementos de aventura e RPG aparecem no game.

Naruto está no final de seu treinamento, e enquanto o jogador visualiza o personagem no modo aventura, o pequeno lutador pode passear livremente pela vila onde está atualmente, visitando determinados lugares e falando com as pessoas que encontra no caminho.

Desafios mais complexos

Durante a pancadaria, o jogador tem a possibilidade de usufruir de um item bastante interessante em relação ao primeiro game: informações sobre os comandos. Isso mesmo, agora não há mais a necessidade de ficar buscando na internet ou descobrindo “na raça” os combos dos lutadores. Durante a luta, as seqüências ilustrando como realizar os famosos jutsus, bem como vários outros controles interessantes, são exibidas no menu acionado durante a batalha.

O uso de itens específicos adquiridos durante a aventura também auxilia o jogador durante a luta. Isso ocorre também acessando o menu no meio do combate. Como no game anterior, utilizar as habilidades dos itens coletados na própria luta é outro ponto importante para obter sucesso.

Obter chakra (energia necessária para realizar combos e jutsus) manualmente é um dos comandos novos presentes na segunda etapa da série. Inovações como essa são marcas registradas do estilo do jogo, bem como a movimentação do personagem pelos diferentes planos do cenário. Um personagem secundário pode ser escolhido em determinadas lutas para auxiliar o jogador no combate.

Novos efeitos em Ultimate Ninja 2.Outra grande diferença que aumenta o desafio do jogo em relação ao Ultimate Ninja anterior são as condições necessárias que o jogador deve respeitar para conseguir vitória na etapa. Muitas vezes, somente vencer a batalha não é garantia de sucesso na fase. Às vezes, deve-se finalizar o combate utilizando uma certa técnica secreta ou manter uma certa quantidade de vida especificada anteriormente, por exemplo.

Como sempre, a dificuldade das lutas varia de acordo com o oponente, durante a aventura principal. O jogador pode encontrar surpresas em alguns combates, pois as condições serão cada vez mais complicadas de serem seguidas de acordo com o nível do desafio proposto pela história do jogo.

Ainda não há o famoso combo de hits seguidos, ilustrado com um número que supostamente deveria aparecer em algum canto da tela. Isso continua sendo abordado de maneira diferente em Ultimate Ninja 2. As animações que ilustram os jutsus e combos diversos dos personagens possuem duas maneiras diferentes de serem percorridas em relação ao primeiro game.

No Ultimate Ninja anterior, uma seqüência de comandos era necessária para que o jogador tivesse sucesso em continuar sua técnica especial e causar o maior dano possível em seu adversário. Agora, além da seqüência de botões, há dois estilos diferentes de avançar em uma técnica especial, de acordo com o combo utilizado: o giro do controle análogico e a necessidade de pressionar um mesmo botão o maior número de vezes possível.

Brigas nervosas, mas recompensatórias

Ganhar lutas e explorar outros aspectos do jogo permitem desbloquear vários itens do jogo, tais como personagens em diversos modos de jogo e combos especiais. O dinheiro, adquirido depois dos combates e obtido após o término de missões, é utilizado para liberar os extras cativantes do game.

Use sabiamente seus combos. Não só recompensas do jogo podem ser obtidas depois de vários desafios árduos. Lutando, o jogador consegue dominar habilidades extremamente importantes utilizadas nos games de luta. Reflexos, criatividade nos golpes e interação com o cenário são quesitos relevantes para lutar sabiamente.

O jogo talvez seja um tanto fácil para aqueles que possuem um extremo domínio do estilo de lutas da série Ultimate Ninja. Mas, para quem não é tão íntimo com o estilo do game, jogar e se divertir com Naruto e sua turma é um mundo diferente no universo dos jogos de luta. De qualquer maneira, a opção de mudança de dificulade está sempre disponível para o player.

Novos personagens, novas tramas

Realmente, os desenvolvedores se preocuparam bastante em inovar o primeiro jogo. Em Ultimate Ninja 2, grande parte dos famosos personagens do anime está presente. Logicamente, a história é mais concreta e melhor desenvolvida, sempre com o foco no seriado.

Ainda há diálogos bastante infantis no game, mas ambientações mais impactantes foram implantadas. Músicas sombrias e que colaboram de forma importante na caracterização das cenas aparecem no jogo. Frases mais inteligentes e construídas de forma melhor ilustram algumas conversações, mas cuidado: diversas falas um tanto inúteis do tipo “...” ou “!” são freqüentes.

Vivencie a trama do anime.

Infelizmente, a trama principal é extremamente curta. Com apenas quatro ou cinco horas de jogo o gamer pode finalizar a história, fato que “corta um pouco o barato” do estilo inovador do game. Os vídeos entre as diferentes etapas da trama preenchem a maior parte da linha histórica, então não é tão difícil assim chegar nos créditos do jogo.

Os passwords são bem úteis caso o jogador queira explorar o game ao máximo e descobrir dezenas de conteúdos bônus. Todos os personagens aparecem caso um determinado código seja digitado, e são utilizados nas batalhas do VS. Duel, executado via multiplayer ou contra a própria inteligência artificial do PS2.

Estruturalmente, melhor

Há muito mais animações no novo Ultimate Ninja. Todas elas ilustram os golpes estonteantes já conhecidos pelos fãs das histórias de Naruto. Frases e estilos dos personagens bastante vistos no anime podem ser facilmente identificadas nos combos dos protagonistas do game.

As músicas ganharam um aumento em sua quantidade. Como no anterior, são caracterizações do que está ocorrendo na tela. Para quem enjoa fácil de músicas de jogos de luta, retirar o volume das músicas é uma opção. Mas o interessante é que vários tipos diferentes de faixas surgem no jogo, e podem ser habilitados como extras e ouvidos mais adiante.

Golpes alucinantes com Naruto e sua turma.

Graficamente, não houve nenhum grande impacto. Sim, o visual está mais bonito, mais convincente ainda, mas os suporte de hardware do PlayStation 2 não foi totalmente explorado pelo game.

Para quem gostou do primeiro jogo da série, Naruto: Ultimate Ninja 2 é uma tremenda opção que permite levar o jogador a lutas emocionantes e divertidas. História baseada no anime, ótima jogabilidade, diversificação de golpes e muitos outros aspectos interessantes estão presentes na nova saga de Naruto e sua turma.
85 ps2
Ótimo