Os ninjas de Konoha invadem o PSP.

Saídos diretamente da mente criativa de Masashi Kishimoto, Naruto estreou nas páginas da tradicional revista japonesa Weekly Shonen Jump (especializada em mangás) e logo tomou conta de todo o Japão, transformando-se em um anime de sucesso e lançando a franquia em uma esfera mundial.

Um passo natural para a série foi a transposição para o mundo dos videogames. Em pouco tempo vários títulos pipocaram em diversas plataformas, abrangendo os mais variados gêneros, sendo que o de maior sucesso foram os jogos de luta.

Assumindo o PS2 como sua casa o franquia Ultimate Ninja (conhecida no Japão como Narultimate Ninja) conseguiu agradar tanto aos fãs do anime como aqueles jogadores que simplesmente procuravam por um bom título de luta. Seus gráficos 3D estilizados mesclavam-se com a ação veloz criando um jogo único que arrebanho uma legião de fãs.

Agora a série Ultimate Ninja finalmente chega a telinha do PSP e ao que parece a demora foi bem recompensada já que o jogo não deve nada aos seus predecessores do PS2.

PSP no jutsu

Naruto: Ultimate Ninja Heroes prima pela simplicidade. Seu sistema de controles é direto são apenas dois botões designados para o ataque (circulo e quadrado), sendo que um é atribuído para os golpes diretos (circulo) e o outro para a utilização de itens (quadrado) — também vale lembrar que os itens, os mesmos vistos na franquia Narultimate Ninja do PS2, podem ser tanto ofensivos, como defensivos.

As tradicionais kunais (facas ninja) e shurikens (estrelas ninja) estão presentes entre as ferramentas dos lutadores, além de selos e pergaminhos — como os vistos no anime e mangá Naruto — que podem causar dano ao adversário, conferir habilidades especiais ao jogador ou ainda debilitar os seus oponente (deixando-o mais lento, confuso, etc.).

O botão de pulo (X) mostra-se incrivelmente versátil, além dos saltos normais e dos tradicionais saltos duplos — que realizam um ataque rápido — você também poderá transportar-se através do cenário, percorrendo ambos os planos de cada um dos campos de batalha.

Isso é o que acontece com que chama o Sasuke de EMO!O direcional (d-pad) controla não apenas a movimentação do seu ninja. Conforme você defira s seus golpes o direcional irá determinar o combo, por exemplo: pressionar o direcional para a direita enquanto desfere os seus ataques irá ativar uma seqüência especial de movimentos (que pode inclusive ativar uma espécie de “mini jogo”, para aumentar o dano causado pelo ataque).

Kawarimi no jutsu

Os controles superiores (L e R) servem para troca de itens e defesa respectivamente. Os itens são de grande importância, já que permitem ataques a distância e outros benefícios como power ups e restrições ao seu adversário.

Já o controle “R” apresenta uma posição central em toda a jogabilidade de Ultimate Ninja Heroes. Como no anime, mangá e nos outros jogos da série Ultimate Ninja, os incríveis heróis de Konoha possuem uma enorme gama de habilidades próprias dos ninjas, entre elas está o kawarimi no jutsu (ou técnica de substituição). Esta técnica de substituição faz com que o lutador troque de lugar com um objeto (normalmente um pedaço de madeira) evitando assim os golpes do adversário.

O domínio desta técnica, de simples execução (basta segurar o botão de defesa e pressionar o direcional no sentido contrário ao do seu adversário), irá garantir o seu sucesso em todas as lutas, singleplayer ou multiplayer. Além de evitar o dano você também irá se colocar em excelente posição para contra-atacar o seu oponente.

Chakra

Como de costume na série Ultimate Ninja os movimentos especiais, que desencadeiam incríveis animações e infligem grandes quantidades de dano ao seu rival, estão presentes e tão acessíveis quanto antes.

No universo criado por Kishimoto os ninjas possuem um controle superior sobre a energia espiritual que percorre os seus corpos. Este conceito de manipulação da energia espiritual é muito difundido em vários mangás, animes e até mesmo em algumas religiões orientais difundidas no Japão, no caso de Naruto esta força é chamada de chakra (uma derivação da palavra japonesa, poder —
chikara) e é o combustível dos ninjas para executar seus incríveis jutsus (técnicas ninja).

Mais vale um cachorro no peito do que dois...O nível de chakra do seu herói é indicado através de uma barra (posicionada abaixo do seu indicador de vida), que possui três divisões. Os diferentes pontos da barra de chakra indicam quais combos podem ser desferidos, sendo que para ativar o movimento especial mais poderoso a sua barra deve estar completa (fato indicado por um brilho azul em torno da barra).

Uma vez que você tenha carregado completamente o seu indicador de chakra, o ninja poderá ativar o movimento “assinatura” do seu personagem. Uma técnica singular, inspirada diretamente no anime e mangá, Naruto. Este golpe é ativado através de um simples botão (triângulo), basta pressioná-lo (ativando o poder) e desferir um golpe (circulo) certeiro em seu oponente.

Cada ninja possui apenas um especial, sendo que cada um destes desencadeia uma bela animação demonstrando todo o poder do seu herói e com vinte personagens diferentes você terá um parto cheio de ação pela sua frente.

Ninjas, ninjas e mais ninjas.

Neste título podemos conferir uma excelente adição à jogabilidade da série Ultimate Ninja, é a introdução de combates em equipe. Uma das características da série é o emparelhamento dos personagens em grupos de três heróis, sendo que cada uma das equipes possui um sensei (mestre) diferente.
Droga, esqueci o forno ligado!
Essa divisão dos personagens criou derivações interessantes além de diversificar o interesse dos fãs, que acabavam criando afeto pelos coadjuvantes e não apenas ao grupo principal liderado por Kakashi e constituído pelo agitado ninja Naruto, o poderoso Sasuke e pela sábia Sakura.

O modo de jogo principal, denominado Heroes, emparelha os principais times de Konoha, um contra o outro em duelos incríveis. Você poderá escolher entre o
Team Kakashi (também conhecido como Time 7), Team Kurenai (time 8), Team Asuma (-time 10), Team Guy (ou Time Guy) e até mesmo equipes personalizadas combinando três dos seus personagens favoritos da série, por exemplo: você pode criar uma equipe com Sasuke, Neji e Shikamaru, ou quem sabe uma formada apenas por garotas como Sakura, Inu e Hinata.

Dependendo da sua escolha você terá combinações de poderes e habilidades que irão proporcionar alguns power-ups antes mesmo da luta começar, variando desde efeitos de cura até ataques contra seus adversários, com a redução da velocidade, chakra ou até mesmo causando dano nos oponentes.

Você também poderá determinar a ordem de entrada na luta de cada um dos personagens, fato que implica um elemento estratégico na seleção de seus guerreiros. Para incrementar esta parte estratégica do título o dano, chakra e alguns power ups são persistentes, portanto todo cuidado é pouco.

Quem mexeu no meu sushi?Para não chegar à metade do caminho totalmente debilitado você terá que planejar bem os seus movimentos reservando seu chakra e preservando suas habilidades para o momento certo. De nada adianta chegar ao último nível se todos os seus personagens não possuírem nenhuma reserva de chakra ou estão com pouca energia.


Ninjas de verdade

Atrelado ao modo de jogo Heroes, estão uma série de desafios ranqueados, que classificam o personagem como um ninja genin (pequeno ninja) chunin (médio) e jonin (grande ninja), além dos senin (ninjas lendários) — únicos capazes de realizar missões do nível S.

Os desafios consistem basicamente de lutas, nas quais você deve cumprir alguns requisitos básicos para alcançar a vitória, como por exemplo: vencer utilizando determinado jutsu mais de uma vez, ou derrotar o adversário sem sofrer dano e assim por diante.

Outro modo de jogo interessante é o multiplayer online, não apenas por colocar todos os lutadores a sua disposição para travar lutas memoráveis, com qualquer pessoa do mundo, através do sistema de conexão wireless do PSP; mas principalmente por fazê-lo apenas com um disco UMD, já que o título suporta partidas em um sistema de ad-hoc, que permite partidas multiplayer com apenas um dos jogadores rodando o disco.

Gráfico no jutsu

Boa parte do apelo dos títulos da franquia Ultimate Ninja do PlayStation 2 repousa justamente na forma como estes jogos conseguiram capturar o clima e estilo visual singular do mundo de Naruto. Cores fortes, ação veloz e o tradicional traço japonês caracterizam o universo pensado por Kishimoto — autor do mangá.

Em Ultimate Ninja Heroes podemos conferir que todo o mérito alcançado por sua contraparte do PS2 está vivo e presente no título. Os personagens estão bem definidos e os ambientes bem construídos. Infelizmente, o filtro cell-shade que ajudou a definir o visual da série Narultimate Ninja, não fez sua ponte para o PSP.

O Bom, O Mau e a Bela!Um dos pontos fracos são os longos e repetidos momentos de carga (loading), entretanto uma vez que a ação toma conta da tela tudo fica perfeitamente estável, sem qualquer problema aparente, a não ser pelo ângulo panorâmico da câmera que em alguns momentos pode afastar-se tanto da ação que a visualização dos personagens fica um pouco comprometida.

Em relação ao som a critica fica por conta da repetição de temas e falta de inspiração dos compositores. Musicas enfadonhas que não acompanham em nada o ritmo do jogo e muito menos do anime, que se destacou pela trilha agitada e eclética.

Tudo de bom no jutsu


A primeira incursão da franquia Ultimate Ninja no PSP é um sucesso. Os personagens do mangá e do anime, que alcançaram fama mundial com seu carisma e ação frenética, conseguiram construir uma carreira de sucesso no mundo dos videogames, sendo que agora eles finalmente desembarcaram com um título de luta para o PSP.

Naruto: Ultimate Ninja Heroes deve agradar em cheio aos fãs do anime bem como a todos aqueles aficionados por um bom título de luta. Os ninjas da Vila Oculta da Folha irão conquistar os jogadores, mesmo aqueles alheios a mítica criada por Kishimoto.

80 psp
Ótimo