Sistema vigilante ouve sons e avisa polícia quando identifica perigo

3 min de leitura
Imagem de: Sistema vigilante ouve sons e avisa polícia quando identifica perigo

A segurança pública é um assunto de extrema importância em qualquer cidade. Para garantir bom resultados nessa área, as autoridades investem em equipamentos e pessoas para combater e prevenir crimes e acidentes nos grandes centros urbanos, mas será que isso é o suficiente? Será possível estar fisicamente presente nos principais pontos de uma cidade para uma ação rápida diante do inesperado?

Inspirado em uma tecnologia criada para identificar sons em jogos musicais, Ivo Frazão teve a ideia de criar um sistema para identificar riscos à segurança em grandes cidades por meio do monitoramento de áudio. Juntamente com o cientista da computação Marcio Leal e o empreendedor Americo Amorim, Frazão criou o Áudio Alerta, uma solução que promete dar ouvido às cidades e permitir que as autoridades ajam rapidamente em situações de perigo. Posteriormente, ele se juntou à equipe do empreendedor Silvio Aragão, detentor de uma larga experiência com sistemas de segurança.

O que é o Áudio Alerta?

Essa solução foi criada por uma startup com o objetivo de tornar a cidade um lugar mais seguro. A tecnologia é capaz de identificar sons de incidentes, como batidas de carros e até crimes violentos envolvendo armas de fogo, e emite um alarme para as autoridades agirem conforme necessário.

Através de um sistema inteligente, a ferramenta é capaz de captar o som mesmo em ambientes com muito ruído, como são os grandes centros urbanos com vários carros circulando ao mesmo tempo. Ao identificar o incidente, câmeras de vigilância podem ser direcionadas para a origem do barulho para uma análise mais precisa da situação.

Os ouvidos e olhos da cidade

"A gente espera que o Áudio Alerta possa ser instalado nas cidades para permitir que a sociedade se divirta, indo aos parques e andando nas ruas, sem ter que se preocupar, pois sabe que há alguém olhando e escutando para todos", disse Ivo Frazão, criador desse projeto.

Essa solução, basicamente, pode ser aplicada de duas formas. Em sua versão indoor, usada em ambientes internos, o Áudio Alerta avisa as autoridades antes que sinistros e atividades suspeitas ocorram. No modelo outdoor, aplicado em ambientes externos, o foco é a segurança pública, otimizando os investimentos já realizados na área de videomonitoramento.

Desafio Cisco de Inovação Urbana

A Áudio Alerta é uma das cinco startups vencedoras do Desafio Cisco de Inovação Urbana, programa que visa selecionar empresas que ofereçam soluções inovadoras e inteligentes que estejam comprometidas a melhorar a qualidade de vida na cidade do Rio de Janeiro.

Essas startups foram selecionadas entre 15 finalistas e estão participando de um programa de aceleração profissional apoiado pelo Centro de Inovação da Cisco, no Rio de Janeiro. O objetivo é que as cinco soluções sejam implementadas no Porto Maravilha nos próximos meses.

“O objetivo do Desafio foi incentivar o ecossistema de inovação e o desenvolvimento de aplicações de software digital em cima da plataforma urbana conectada que a Cisco está implementando no Porto Maravilha. O que os finalistas do Desafio Cisco nos mostraram foram propostas que procuram formas diferentes, criativas e inovadoras de resolver problemas do cotidiano de cidades grandes, como a mobilidade, a gestão de serviços públicos, a melhoria dos transportes públicos e das telecomunicações”, afirma Nina Lualdi, diretora sênior de inovação para América Latina da Cisco.

O Desafio faz parte da iniciativa da Cisco de Inovação Urbana no Porto Maravilha, um dos projetos da empresa para contribuir para a construção de um legado duradouro para a transformação da cidade do Rio de Janeiro. Através de ações dos setores público e privado, o Porto Maravilha será um modelo de bairro inteligente, com zonas residencial e comercial, rede de transporte público e infraestrutura de telecomunicações eficientes.

A visão da Cisco, alinhada com a Prefeitura do Rio de Janeiro, é tornar a área do Porto Maravilha um exemplo único de um "Bairro Mais Inteligente e Mais Humano", através de uma plataforma interligada e serviços inteligentes. Assim, cidadãos e visitantes poderão se conectar não somente entre si, mas também com a cidade e com o Governo.

Como você acredita que seja o sistema de segurança perfeito? Comente no Fórum do TecMundo!

Este publieditorial foi patrocinado pelo Desafio Cisco de Inovação Urbana.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.