Controles simples demais fazem de Naruto Ultimate Ninja Storm um jogo maçante.

A série de mangás Naruto, criada pelo mangaka (como são conhecidos os autores de mangás) Masashi Kishimoto, foi publicada originalmente em 1999 no Japão, e em 2002 ganhou uma versão animada que foi exibida no país até fevereiro de 2007.

Ao invés de Kame-hame-há, KYAAAAIIII! No Brasil a série chegou ao Cartoon Network — canal de TV por assinatura especializado em desenhos animados — no início de 2007, e atualmente é exibida pelo SBT em rede aberta. O mangá é distribuído por aqui pela Panini Comics.

O protagonista da série, Naruto Uzumaki, vive na Vila da folha oculta, a cidade ninja do país do fogo. Quando era bebê, Naruto teve um demônio — conhecido como a raposa de nove rabos — aprisionado em seu corpo, e por isso é mal visto em sua vila. Naruto sonha tornar-se o Hokage, uma espécie de ninja muito evoluído que representa a vila política e militarmente.
 
Para chegar a Hokage, no entanto, o caminho é árduo. É preciso ser um grande ninja, com espírito de liderança e justiça, e muita paciência até atingir fama internacional, podendo assim representar sua terra natal com louvores de herói.

Os ninjas de Naruto utilizam poderes especiais nas batalhas. Conhecido em outros RPGs como mana, na série Naruto o poder mágico dos personagens é chamado chakra. Não poderia fazer maior sentido, já que na cultura espiritualista oriental ensina-se que chakras são os pontos de concentração energética no corpo humano.

Subindo a árvore, sem fazer manha! Situados naquele que é chamado o corpo etérico do ser humano, uma espécie de campo energético que integra o corpo físico e a alma ou espírito (por assim dizer), os chakras conduzem energia do espírito para a carne, bem como equilibram as funções do corpo.

Nos mangás e animes do jovem naruto, o poder dos chakras é usado para batalhas, concedendo poderes especiais aos lutadores: esses poderes são chamados jutsus, e permitem diversos usos diferentes nas batalhas:

é possível, por exemplo, usar um jutsu de cura para aumentar a vida de seus amigos, bem como usar um jutsu que emana uma bola de fogo. Há ainda o Sexy Jutsu, um poder desferido por Naruto que o transforma em uma loira usando roupas curtas e deixa os adversários confusos.

Círculo, círculo e círculo!

Eis que o jogador adquire Naruto Ultimate Ninja Storm e vai, com toda a empolgação do mundo, jogar o título em seu PlayStation 3. Antes de mais nada, porém, a costumeira instalação lenta de jogos no console da Sony tem início.

Instalação concluída, cerca de dez minutos após o início, o jogador pode agora efetivamente divertir-se com Naruto Ultimate Ninja Storm. Existem dois modos de jogo diferentes: o primeiro, Ultimate Mission Mode, é o modo de jogo principal, e coloca o jogador dentro de Konoha, livre para fazer o que quiser na cidade, já no segundo, Free Battle Mode, o jogador deve selecionar um dos personagens para um combate. É possível ainda selecionar dois ajudantes.

ai! isso deve ter doído... O modo Free Battle não passa disso, e é interessante para o jogador lutar com seus amigos, nada mais que isso. Já o Ultimate Mission oferece muito mais opções do que somente lutas, porém não se anime muito: Brincar de esconde esconde ou se jogar de árvore em árvore não é uma experiência tão marcante assim.

Estes são alguns dos minigames disponíveis, além de subir em árvores desviando de galhos e outros, mas o mais interessante é a forma como o jogador adquire itens para trocar na cidade. Ao invés de encontrar os itens no caminho, como na maioria dos jogos do gênero, estes são entregues ao personagem como pagamento por suas missões.

Mas o principal problema não está aí. Na verdade o que mais deixa a desejar no jogo são as batalhas. Com um sistema de controles extremamente simplista, tudo que o jogador precisa fazer é pressionar círculo repetidamente e os golpes serão executados.

Estranhou os dois narutos? Calma, tem mais... MUITO mais!

Até existem outros botões, como o triângulo, que serve para o personagem concentrar-se em sua aura, o quadrado que atira shurikens (popularmente conhecidas como estrelas ninja) e o X ou cruz, que faz o jogador pular e, quando combinado com o triângulo, estontear o adversário.

Gráficos impressionantes

Por outro lado, do ponto de vista gráfico, Naruto Ultimate Ninja Storm é um dos jogos com o mais belo Cel-Shading já visto. O esquema quase não conta com texturas, utiliza um alto nível de contornos e possui iluminação chapada, dando a sensação de se estar em um desenho animado.

O resultado é perfeito para jogos no estilo dos de Naruto, que  são baseados justamente em um desenho animado. A sensação do jogador é a de que está inteiramente dentro do desenho animado, controlando os  seus personagens favoritos.

Finalmente, o jogo é voltado quase que exclusivamente para os fãs de Naruto. Se você não é chegado na série animada do ninja de Konoha, passe bem longe. Já se sua diversão consiste em passar horas assistindo uma maratona deste desenho, aproveite, pois Naruto Ultimate Ninja Storm foi feito para você.

Não espere, no entanto, jogabilidade elaborada ou sequer interessante. O que realmente importa é que você está na pele de um ninja que, eventualmente, é possuído por um demônio em forma de raposa de nove rabos.


Em outras palavras, se isso é suficiente para você, pode comemorar, o jogo vai garantir um bom tempo de diversão antes de enjoar. Entretanto, se você busca algo mais envolvente do que simplesmente entrar na pele de Naruto, talvez o título não possa agradá-lo tanto.
73 ps3
Bom