Lutas intensas com Naruto e sua turma.

Naruto é um conhecidíssimo mangá japonês, cuja série é ilustrada e escrita por Masashi Kishimoto e possui uma adaptação em anime (desenho no estilo oriental em 2D). Naruto Uzumaki é o personagem principal, e é uma “figura”. Barulhento, hiperativo e imprevisível, Naruto é um ninja adolescente que está sempre buscando a admiração de todos. Seu objetivo? Tornar-se um Hokage, o ninja que é reconhecido, na vila local, como o mais forte de todos e como o líder da comunidade.

A Academia Ninja é dividida por equipes. O time 7 é composto por Naruto (o menos talentoso), Sasuke Uchiha (o mais talentoso), Sakura Haruno (a única menina) e o sensei (professor) da equipe, o grande Kakashi Hatake. Agora, esse time e mais outros personagens de destaque nas séries embarcam em lutas nervosas no jogo Naruto: Ultimate Ninja.


Interface convincente, em todos os aspectos

O visual do jogo colabora muito para envolver o jogador já nos menus, que são constituídos por seis itens. Scenario é o modo no qual cada personagem pode ser escolhido para que o player vivencie sua trama em lutas com outros figurantes. Missões variadas aparecem para que o jogador escolha alguma aventura com qualquer personagem para ganhar dinheiro. Practice é onde pode-se praticar os golpes de cada um dos personagens abertos, sendo que não há reação do inimigo e sua vida também não abaixa (ou seja, puramente focado em treinamento com os combos). Free battle, como o nome já diz, oferece batalhas avulsas com personagens à escolha.

No modo Scenario, a “história” de cada personagem deve ser percorrida, o que faz com que o jogador deva enfrentar outros integrantes importantes da série. Ao completar com sucesso um personagem, outros figurantes podem ser desbloqueados. Além disso, a saga de cada um pode ser completada mais de uma vez, caso o jogador queira explorar melhor as lutas.

Kakashi e seu jutsu.

Os dois menus restantes são talvez os mais curiosos do jogo. Naruto's house é onde o jogador realiza mudanças nas configurações gerais do jogo (sons e dificuldade, por exemplo) e também visualiza os itens obtidos. O dinheiro obtido nas lutas e missões (ryo) é utilizado exatamente para isso no último menu, shop, onde “máquinas de bolinhas” – aquelas adoradas por crianças – são encontradas. Colocando a quantia de dinheiro que desejar, o jogador tem a chance de obter uma bolinha que habilite algum extra do jogo ou simplesmente ter o azar de pegar uma bolinha sem nada. Estes extras, então, são visualizados em Naruto's house, onde há a possibilidade de escutar as músicas do jogo, ver os bonequinhos adquiridos, entre outros.

As animações dos combos existentes são um prato cheio para os fãs do seriado. Visualmente, o game é bastante aprazível. Mas os gráficos 3D poderiam ser melhor explorados pelo hardware do PS2. Apesar disso, imagens bonitas dos cenários e movimentos de qualidade dos personagens são visualizados pelo jogador.

Combates repletos de golpes estratégicos

O esquema de luta de Naruto: Ultimate Ninja (também conhecido como Naruto: Narutimate Hero 3 e Naruto: Narutimetto Hero no Japão) demora um pouco para ser assimilado, mas é bem completo. Mesmo com a infeliz ausência de combos típicos de jogos de luta – vários hits seguidos sendo contados e exibidos fortemente na tela, possibilitando novos golpes bônus e/ou recordes ao jogador – e com uma certa demora para o aprendizado dos golpes especiais, o game exige muita habilidade do jogador para derrotar o seu adversário.

Pular, bater e se defender. Obviamente, estes comandos estão presentes no jogo, com a diferença de que são utilizados para defesas de golpes especiais, mudança de cenários (um dos aspectos únicos do jogo), transporte do lutador em planos diferentes do ambiente, pulos consecutivos para avançar no adversário e muitos outros movimentos.

Os combos são realizados de diversas maneiras no jogo. Diversos níveis de golpesLutas em diversos planos. especiais são encontrados. O jogador pode realizar, basicamente, três níveis de combos: os básicos, utilizando apenas o botão de golpe; combos do tipo mini-jutsu, mais rebuscados de realizar e mostram animações específicas de cada personagem em um breve momento da luta; e os jutsus, que são os especiais mais complicados.

Encaixar um jutsu pode fazer com que o jogador tenha uma extrema vantagem na batalha. Cada personagem tem uma habilidade especial, que pode ser transformada em jutsu ou não. Tanto os jutsus quanto os mini-jutsus utilizam quantias de chakra – pontos mágicos gastos no desenrolar da partida, mas que podem ser reavidos – para serem realizados.

Os maiores momentos das lutas são as animações dos jutsus. Após realizar um jutsu em seu oponente, o jogador presencia uma animação importante do personagem, e deve pressionar os botões na ordem que a tela exibe para ganhar dano ainda mais forte e passar para a próxima etapa do jutsu. A vítima do jutsu, por sua vez, deve também pressionar os botões em uma certa ordem requisitada, para tentar diminuir um pouco o estrago.

Itens são coletados durante a luta para auxiliar os combatentes. Alguns preenchem parte da vida, outros repõem chakra e vários itens aumentam ainda mais a tensão da batalha, pois podem colaborar de diversas maneiras: arremessar vários projéteis em vez de poucos, atirar algo que torne o oponente mais lerdo e transportar-se para a posição do adversário, por exemplo.

Desafio forte já em dificuldade média

Talvez demore um pouco para que o lutador se acostume com os comandos do jogo. Então, em um contato inicial, a dificuldade média, padrão do jogo, já é um ótimo desafio para os combatentes. A Mascote de Kakashi em um jutsu.inteligência artificial dos inimigos é algo gradativo no modo Scenario e muito mais desenvolvida nos últimos adversários de cada personagem.

Os jutsus também são realizados pelos oponentes controlados pelo videogame. Além disso, a resistência (defesa, desvio e diminuição de dano dentro das animações) aos jutsus do próprio jogador vai aumentando a cada luta.

A cada luta o jogador pode ganhar uma quantidade de dinheiro variada. Diversos quesitos constam no sumário final da batalha. Tempo da luta, combos utilizados, mudança de cenários e muitos outros aspectos abordados pelo jogador durante a luta contribuem para que o player se torne mais rico e possa adquirir extras mais tarde. Alguns dos principais itens a serem procurados são os hidden scrolls (pergaminhos escondidos), difíceis de encontrar pois aparecem de acordo com certas posições do personagem em lugares específicos do cenário.

Cuidado, é viciante

Jogadores que têm forte espírito de jogo podem se envolver fácil com Naruto: Ultimate Ninja. Uma vez aprendidos os comandos e assimilados os vários combos e extras do game, a necessidade de avançar na história ou simplemente derrotar seus oponentes nas batalhas avulsas torna-se constante. As diversas possibilidades de golpes, os extras, o dinheiro e a seqüência de lutas de cada personagem colabora muito para aumentar o envolvimento do game com o jogador.

Batalhas nervosas.

Musicalmente, o jogo atiça os lutadores em suas batalhas. Isso pode se tornar um tanto enjoativo para os intolerantes, mas como as opções sonoras têm a possibilidade de serem alteradas, este problema não é tao relevante. Nos menus, músicas típicas dos animes são escutadas, retratando o estilo oriental moderno no melhor estilo.

Mais de um jogador pode embarcar nas pancadarias. O famoso versus mode é encontrado nas batalhas avulsas. Este modo, atualmente, é bastante explorado por jogadores, que acabam realizando campeonatos em torno do jogo.
81 ps2
Ótimo