NBA Live 09 dá um “chuá” de três pontos com inovações que mudarão o rumo dos esportes virtuais.

Os esportes virtuais sempre fizeram enorme sucesso, mesmo na época em que não havia a menor possibilidade de se lançar um título com o mínimo de realismo, devido ao baixo potencial dos consoles disponíveis.

Quem não se lembra de jogos como os clássico International Super Star Soccer ou Ronaldinho Soccer 98, título repleto de falhas terríveis, tais como chutes que ao entrarem no gol não eram marcados, caso a bola saísse de dentro do gol após bater na rede e voltar.

A evolução dos jogos esportivos é inegável! Entretanto, com o tempo os jogos esportivos foram sendo aperfeiçoados, pouco a pouco, com seus lançamentos anuais apresentando pequenas mudanças no visual gráfico e na jogabilidade.

Hoje em dia, estamos chegando perto de afirmar que os jogos são verdadeiros simuladores, principalmente após as novas modificações que as franquias oficiais desenvolvidas pela Electronic Arts (FIFA, NBA Live, NHL e NFL) sofreram nos últimos anos.

Caindo na real

Em FIFA 08 presenciamos uma possibilidade simplesmente incrível: controlar apenas um jogador do time, o que possibilitava uma câmera completamente inovadora que trazia muito mais emoção à partida.

na série 09, este modo, intitulado Be a Pro, foi adicionado ao resto das franquias, e aperfeiçoado no modo online de FIFA, permitindo partidas de até 10 jogadores em cada time, cada um controlando um atleta.

NBA Live 09 também marca grandes inovações no mundo dos jogos esportivos virtuais, sendo o primeiro jogo a trazer a função conhecida como DNA. Com ela, o jogo é capaz de buscar informações atualizadas diariamente sobre cada um dos jogadores num banco de dados da Electronic Arts.

NBA Live Academy: Treine o básico de NBA Live 09. Dessa forma, os jogadores de NBA Live 09 — assim como de toda a linha de jogos esportivos oficiais da Electronic Arts daqui para frente — terão seus dados sempre em dia, de acordo com seu rendimento no último jogo.

As possibilidades que tais dados oferecem de modificação são inúmeras. Um time nunca mais será o mais forte do jogo para sempre, e a sua maneira de jogar irá modificar-se constantemente.

Isso vai impedir que aquele jogador espertalhão que joga sempre com o time mais forte, utilizando a mesma tática continue se dando bem, já que as mutações sofridas diariamente por todas as equipes afetarão diretamente a experiência.

Torne-se um cestinha da NBA

Depois do sucesso apresentado pela profissionalização nos gramados do modo Be a Pro de FIFA 08, a Electronic Arts decidiu espalhar o modo por suas outras franquias. O resultado apresentado em NBA Live 09 não é tão satisfatório quanto o de FIFA, mas não deixa de ser divertido.

O problema de controlar apenas um jogador numa partida de basquete é o tamanho da quadra disponível para os cinco jogadores de cada time competirem entre si. A agilidade necessária é enorme, e muitos jogadores irão se sentir perdidos na quadra.
 
Será que ele dá o toco?
 
O resultado é um time que muitas vezes ficará desfalcado, principalmente levando em conta a falha grave no controle da defesa do jogo, que é fraca e pouco direcionada. Entretanto, o defeito é equilibrado pela grande qualidade apresentada pelas jogadas ensaidas disponíveis no jogo. Além disso, a possibilidade de se jogar com até dez participantes online também amplia muito a experiência.

Ensaiando lances

Jogadas ensaiadas são comuns em todos os esportes, porém alguns deles exigem muito mais precisão nelas, como é o caso do Baquetebol. O armador, jogador central do time, deve chamar a jogada e iniciá-la, e boas escolhas por parte do armador renderão ainda mais pontos ao seu time.

Em NBA Live 09, a possibilidade de chamar jogadas pré-estabelecidas, bem como a maneira como tais jogadas são executadas, chama muito a atenção dos jogadores de primeira viagem.

o modo Be a Pro é uma das novidades do jogo.Ao chamar uma jogada, o seu colega que deverá participar diretamente dela, recebendo a bola, ganhará um símbolo igual ao botão de passe do seu console (X no PS3, A no Xbox 360) sobre a cabeça.

Ao passar a bola, um marcador no chão sinaliza o local para onde seu jogador deve ir para receber novamente pelota, continuando assim a jogada. A possibilidade de executar tais lances aumenta muito as chances de vitória, além de ampliar a emoção do jogo.

Uma academia de basquete

Outra novidade que chega à franquia em NBA Live 09 é o modo NBA Live Academy. Nele, há duas quadras de basquete lado a lado, onde os jogadores de seu time (escolhido ao inicar o jogo) treinam livremente.

Além dos jogadores, estão espalhados em pontos chaves de ambas as quadras treinadores especializados em determinadas defesas e ataques. Ao conversar com estes treinadores, você pode passar por diversos desafios de habilidades que irão treiná-lo para as partidas reais.

Simulando inúmeras situações, o jogador treina dribles, passes, bloqueios e muito mais. A recompensa? Após passar por todos os desafios disponíveis, você estará muito mais treinado para as partidas. Tendo aprendido perfeitamente os movimentos básicos e intermediários, passes e dribles avançados serão fichinha para você.

Dribles e defesa defasados

Apesar de tantas qualidades na experiência de NBA Live 09, o jogo ainda peca em aspectos-chave. Dois deles são os dribles, que raramente funcionam, e a defesa fraca já citada acima. Ambos representam pontos essenciais de uma partida bem jogada, o que dificulta muito a experiência.

Apesar de parecer fácil executar giros no jogo, na verdade estes são um tanto complexos, já que raramente o personagem responde de maneira correta aos comandos do analógico direito.

Uma pena que os dribles e defesas deixem tanto a desejar.Aparentemente, a sensibilidade do analógico direito está muito reduzida, impedindo que a engine de NBA Live 09 capture com perfeição o movimento comandado pelo jogador. O mesmo vale para a defesa.

Além disso, a marcação é bastante confusa, e um pequeno escorregão no analógico faz seu personagem executar um corta-luz ao invés de bloquear efetivamente, marcando o adversário bem em cima. Isso pode garantir uma cesta ao oponente.

Por outro lado, os bloqueios — popularmente conhecidos no basquete como “tocos” — chegam a ser hilários quando mal executados. É preciso um tempo perfeito para pular e defender sua tabela (o que não nada é errado).

Junte 9 amigos e mande ver em partidas online!

Uma forma bastante inteligente de resumir a experiência de NBA Live 09 é: jogue-o online! Com certeza as partidas offline oferecerão bastante emoção por algum tempo, entretanto, somente jogando com 10 gamers online é que a experiência estará completa.

A jogabilidade, apesar de possuir algumas falhas graves, conta com tantas novidades que merece grandes elogios. Sem dúvida nenhuma NBA Live 09 representará um marco na história dos jogos esportivos virtuais.
 
A bola! alguém pegue a bola!

Com toda a certeza, NBA Live 09 é uma excelente adição para a coleção de qualquer fã de jogos virtuais de baquetebol, já que este jogo será lembrado por décadas no coração dos gamers que adoram esportes, como o primeiro a contar com atualização diária dos dados de cada jogador.
76 ps3
Bom

Outras Plataformas

76 xbox-360