Windows 10: como gerar um relatório completo da bateria de seu notebook

3 min de leitura
Imagem de: Windows 10: como gerar um relatório completo da bateria de seu notebook

Aplicativos dedicados não apenas ao monitoramento da performance da bateria, mas também à economia de energia podem ser baixados aos montes internet afora – confira nesta página uma série de dicas sobre como otimizar o desempenho da sua máquina. Mas acessar relatórios que mostram dados acerca do tempo de carga do computador através de mecanismos nativos do Windows 10 é possível.

Neste tutorial, você vai aprender a gerar um relatório completo com informações sobre o uso da bateria pela mais recente versão do sistema operacional da Microsoft. Os gráficos exibidos pelo Windows permitem o controle minucioso de energia a partir da consulta, por exemplo, ao histórico de uso e de capacidade de bateria. Saiba também quanto tempo seu computador portátil pode “sobreviver” quando estiver longe das tomadas e descubra, ainda, se a bateria do seu notebook está viciada.

Nota: o procedimento descrito a seguir se aplica também às máquinas com Windows 8 ou versões superiores. O processo de solicitação pelo relatório a partir do Prompt de Comando exige privilégios de Administrador; a leitura de dados sobre a performance da bateria, assim, pode ser feita apenas por usuários devidamente credenciados.

Crie o relatório através do Prompt de Comando

Solicitar a criação do relatório sobre a performance da bateria ao sistema é fácil. Clique com o botão direito sobre a janela do Windows, ícone localizado à esquerda da Barra de Tarefas, e abra a opção “Prompt de Comando (Admin)”. Informe sua senha, caso necessário, e digite o seguinte comando:

powercfg /batteryreport /output "C:\battery_report.html"

Pressione “Enter” e aguarde pela exibição da mensagem “Relatório de vida útil da bateria salvo em C:\battery_report.html.”. Feche o Prompt de Comando e abra o Explorador de Arquivos do Windows. Em “Disco Local (C:)”, a extensão “battery_report” deverá aparecer.

Abra a extensão com seu navegador

Criado o relatório, basta então selecionar o navegador que deverá executar a leitura e voilà. Informações detalhadas sobre o desempenho da bateria de seu computador poderão ser rápida e facilmente consultadas. Clique com o botão direito, portanto, sobre a extensão “bater_report” e selecione o browser que deverá abrir o arquivo.

Consulte o relatório

As informações sobre a bateria de seu notebook serão exibidas por meio do browser selecionado. Veja quais parâmetros podem ser consultados a partir do relatório criado por seu Windows.

Tela 1: “Battery report”

Consulte dados sobre a versão de seu sistema operacional, nome do computador, hora e data de consulta ao relatório e BIOS, por exemplo. Baterias instaladas podem também ser visualizadas em “Installed batterires” – número de série, capacidade de carga e fabricante são informações que ficam à disposição do usuário.

A hora de inicialização do sistema, bem como a fonte provedora de energia, pode ser consultada em “Recent usage”.

Tela 2: “Battery usage”

Registros sobre o uso da bateria durante os últimos três dias podem ser vistos em “Battery usage”. O estado de energia e duração das sessões são exibidos abaixo do gráfico, que mostra a performance da bateria em porcentagem no correr do tempo.

O histórico sobre as ações do computador fica disponível em “Usage history” – veja o período de uso, tempo de conexão no modo standby e tempo de atividade da máquina também nesta tela.

Tela 3: “Battery capacity history”

Sua bateria está “viciada”? Pois a capacidade original do componente pode ser comparada à carga máxima segurada pelo acessório e “Battery capacity history”. Em “Battery life estimates”, o tempo de duração da bateria pode ser consultado.

Consultar a performance da bateria de seu computador a partir de mecanismos nativos do Windows é fácil – o que dispensa a instalação por vezes trabalhosa de aplicativos responsáveis por gerar relatórios baseados nos processos de monitoramento de energia do sistema. 

...

Quanto tempo seu notebook pode ser usado quando está longe das tomadas? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.