Lute pelos direitos dos monstros do gênero RPG [vídeo]

Gameplay BJ

Embora sejam parte integrante de RPGs, criaturas como orcs, trolls e goblins dificilmente são tratadas como algo que vá além de um mero obstáculo no caminho dos heróis. Não é incomum que, ao chegar ao final de uma história, você tenha matado centenas ou até mesmo milhares desses monstros sem que isso cause qualquer impacto na trama.

Of Orcs and Men é um título que subverte a lógica do gênero ao forçar o jogador a adotar o ponto de vista dessas criaturas. No jogo, os humanos representam os grandes vilões, já que, não fossem suas intenções expansionistas, as demais raças do mundo poderiam viver em paz, sem ter que se preocupar em virar alvo de guerras ou em serem transformadas em escravos.

Fonte da imagem: TecMundo GamesNo game, você assume controle de uma dupla formada pelo orc Arkail e pelo goblin Styx, cujo objetivo principal é se infiltrar na cidade real e acabar com a vida de seu imperador. Para que isso seja possível, será preciso derrotar um verdadeiro exército de inimigos e se aliar aos membros da resistência enquanto você enfrenta perigos espalhados por cidades gigantescas, esgotos e criptas abandonadas.

Apesar de contar com defeitos óbvios, Of Orcs and Men é um daqueles games cujas qualidades são capazes de prender a atenção durante horas. Especialmente no que diz respeito ao sistema de combates, a parceria entre os estúdios Cyanide e Spiders rendeu uma experiência bastante competente e que consegue fugir ao padrão estabelecido por outros títulos com nomes mais consagrados.

Img_normal
A aventura estrelada por Arkail e Styx tem tudo para conquistar fãs do gênero RPG, especialmente aqueles que procuram uma história que siga por caminhos pouco convencionais. Pena que, para realmente aproveitá-la, será preciso lidar com alguns defeitos capazes de causar muita dor de cabeça — especialmente quando eles se relacionam à inteligência artificial dos personagens.

O que deve prejudicar o jogo é o fato de que sua data de lançamento coincide com a chegada de muitos games de peso ao mercado, o que pode fazer com que ele passe despercebido. Ainda assim, vale a pena comprá-lo (ou esperar por uma promoção) caso você queira experimentar uma aventura realmente única.

Trabalho em equipe

O aspecto que mais de destaca em Of Orcs and Men é seu sistema de combate, que exige que você coordene muito bem as características dos dois protagonistas. Enquanto Arkail é uma verdadeira montanha de músculos capaz de aguentar diversos golpes, Styx possui uma constituição mais frágil, preferindo lidar com inimigos a partir das sombras.

Fonte da imagem: Baixaki Jogos
Ciente das diferentes características dos personagens, cabe ao jogador empregar as habilidades únicas de cada um deles para sobreviver aos confrontos que surgem pelo caminho. Algo que se mostra especialmente importante durante a aventura é o poder furtivo do goblin, que permite a ele se infiltrar em acampamentos inimigos e despachar algumas unidades de forma totalmente silenciosa.

Isso faz com que as batalhas do jogo se tornem verdadeiros jogos de estratégia, especialmente quando é preciso enfrentar adversários mais fortes. Assassiná-los com Styx não só rende mais pontos de experiência como torna o trabalho de Arkail mais fácil — afinal, nem com seu tamanho e força avantajados o orc consegue lidar com um grande número de inimigos de forma simultânea.

Combates estratégicos

Durante as batalhas em si, o jogo incorpora um sistema em que é possível selecionar até quatro tipos diferentes de ataques (divididos em três categorias), que são executados na ordem em que eles foram escolhidos. Enquanto você determina as habilidades que pretende usar, as ações continuam a acontecer em ritmo desacelerado, garantindo assim que o fluxo do combate nunca seja realmente interrompido.

Fonte da imagem: Baixaki JogosPara sobreviver, é preciso conciliar bem habilidades capazes de interromper ataques adversários, desestabilizar atacantes ou concentrar as atenções deles em um único protagonista. Além disso, é preciso levar em conta as armas usadas por cada soldado: enquanto Styx tem grandes problemas em lidar com escudos, Arkail é especialmente suscetível a unidades que portam lanças.

Apesar de parecerem confusos em um primeiro momento, logo os combates de Of Orcs and Men se mostram bastante fluídos. Atividades como pausar o jogo para escolher novas habilidades e trocar o herói controlado em meio a um confronto logo se tornam bastante naturais, tanto para quem usa teclado e mouse quanto para quem prefere um joystick convencional.

Um novo ponto de vista

Ao colocar o jogador no papel de uma raça normalmente vista como assassina e irracional, o estúdio Cyanide (em parceria com a Spiders) faz com que o título se destaque em meio a outros RPGs disponíveis atualmente no mercado. Ajuda bastante o fato de que a produtora se preocupou em criar um universo convincente, no qual não existe necessariamente uma divisão bem delimitada entre o bem e o mal.

Fonte da imagem: Baixaki JogosO relacionamento entre Arkail e Styx merece destaque especial, e é difícil não comparar os personagens com aqueles vistos em “Ratos e Homens”, do romancista John Steinbeck — cujo título original, “Of Mice and Men”, deixa clara a influência que a obra teve sobre o game.

Enquanto o orc é bastante cabeça-dura e se deixa levar pelas emoções (sendo possível classificá-lo até mesmo como inocente em algumas situações), o goblin pode ser considerado um verdadeiro malandro, usando sua inteligência ímpar para sobreviver a situações potencialmente letais — comportamentos praticamente idênticos àqueles exibidos pelos protagonistas da obra clássica de Steinbeck.

Fonte da imagem: Baixaki JogosApesar de o conflito entre essas duas personalidades marcantes ter grande peso na história, a aventura não deixa de lado o desenvolvimento de personagens secundários nem do mundo que você habita. Mesmo apresentando alguns trechos previsíveis, a trama do título é capaz de prender a atenção de qualquer fã de uma boa narrativa.

Legendas e menus em português

Quem tem medo de RPGs com histórias complexas não precisa ficar intimidado por Of Orcs and Men, já que o game conta com legendas e menus completamente em português. Embora erros de adaptação e de revisão ortográfica não sejam exatamente raros, a decisão de incorporar a língua ao título é muito bem-vinda e cumpre de forma eficiente a missão de tornar a aventura acessível a um número maior de pessoas.

Gráficos de início da geração

Apesar de Of Orcs and Men contar com um sistema de iluminação competente, a engine usada pelo jogo está longe de ter o mesmo nível de qualidade de outros lançamentos recentes. O baixo nível de detalhes dos personagens (com exceção dos protagonistas) passa a sensação de que estamos jogando um dos títulos que marcaram a estreia do Xbox 360 ou do PlayStation 3.

Fonte da imagem: Baixaki JogosEmbora o jogo esteja longe de ser uma tortura visual, é difícil não notar o excesso de texturas em baixa qualidade, animações robóticas e colisões que não acontecem da maneira apropriada. Para completar, grupos inteiros de inimigos são formados por exatamente a mesma unidade, o que mostra certa falta de criatividade (ou de recursos financeiros) por parte dos estúdios Cyanide e Spiders.

Inteligência artificial fraca

Caso você seja daqueles que gostam que os personagens de um jogo sejam capazes de tomar decisões próprias, fique atento ao fato de que a inteligência artificial de Of Orcs and Men possui o discernimento de um adolescente que acabou de tomar a quarta dose de tequila da noite. Deixados por si só, os personagens tendem a correr em direção a adversários distantes, desistir de efetuar alguma ação ou simplesmente ficar parados enquanto suas barras de vida diminuem aos poucos.

Img_normal
Dessa forma, especialmente durante as batalhas, dificilmente é uma boa ideia deixar que os personagens atuem por conta própria. Até mesmo quem já está acostumado com a jogabilidade do título vai ser vítima de mortes estúpidas simplesmente porque os protagonistas não realizaram as ações que deveriam, por mais simples que elas se mostrassem.

Linearidade excessiva

Caso você costume associar o termo RPG com a exploração de ambientes e com caminhos divergentes, Of Orcs and Men não é um título que vai corresponder às suas expectativas. Os mapas do jogo possuem rotas muito bem delimitadas, e é difícil encontrar algum corredor opcional que garanta alguma vantagem interessante.

Img_normal
A trama do título segue uma filosofia semelhante, e é raro encontrar momentos em que as respostas dadas a algum personagem influenciem de maneira relevante na forma como ele vai reagir a você. Com isso, muitas vezes o desenrolar da aventura acaba se tornando previsível, e muitas das reviravoltas apresentadas pela história podem ser previstas sem que isso exija nenhuma espécie de reflexão mais profunda por parte do jogador.

75 pc
Bom

Outras Plataformas

75 ps3
75 xbox-360